Pular para o conteúdo principal

Conselheiros da Primato Credi concluem Governança 3.0 da Cresol e destacam evolução na formação de lideranças

Processo formativo trouxe novos conhecimentos e consolidou a preparação das lideranças para os desafios do setor

Os conselheiros da Primato Credi concluíram o programa Governança 3.0, iniciativa da Cresol que busca fortalecer a governança corporativa e cooperativa por meio da capacitação de lideranças. As mentorias que integram o programa foram realizadas ao longo dos meses de agosto, outubro e novembro, reunindo conteúdos que vão desde os fundamentos do cooperativismo até estratégias e estruturas avançadas de gestão. O curso vem se consolidando como referência para preparar dirigentes para os desafios do setor.
A experiência, para Carlos Augusto Eggers Hech, trouxe novos entendimentos sobre o papel do conselho. De acordo com ele, a vivência foi decisiva para ampliar sua percepção sobre a atuação administrativa. “O Programa Governança 3.0 foi muito importante para aumentar o conhecimento sobre as atribuições do conselho administrativo de uma cooperativa de crédito, abordando aspectos legais, morais e administrativos. Melhorou a nossa contribuição como cooperado e conselheiro da Primato Credi”, relata.
Essa ampliação de visão também foi sentida pela conselheira Tatiana Mazzarollo Pasinatto, que destaca o impacto da formação em sua confiança e clareza de atuação. Segundo ela, o conteúdo oferecido preencheu lacunas essenciais sobre compromissos e práticas administrativas. “Ampliou minha visão sobre governança, esclareceu qual é a importância do conselho de administração e quais são suas responsabilidades. Me sinto mais preparada para contribuir com os objetivos da Primato Credi” salienta. 
O caráter prático e a troca de experiências foram alguns dos pontos mais valorizados por Alison Petermann. Ele afirma que o programa levou os conselheiros a refletirem sobre o cooperativismo de forma mais ampla e estratégica. “Foi uma experiência fantástica, com professores muito capacitados. O curso abriu nossa visão sobre o negócio, nossas responsabilidades e limites enquanto conselheiros. Veio ao encontro do propósito da Primato Credi, que é o foco no cooperado, razão pela qual existimos” frisa o conselheiro.
Para o vice-presidente da Primato Credi, Anderson Léo Sabadin, esse tipo de aprendizado fortalece a atuação da cooperativa e oferece capacitação para a condução da Primato Credi com responsabilidade, profissionalismo e visão de futuro. Ele destaca que a governança sólida não se constrói apenas com estrutura, mas com preparo humano.  “Investir na formação dos nossos conselheiros é investir na longevidade da cooperativa. Essa formação nos proporcionou bases sólidas para decisões mais estratégicas, qualificadas e alinhadas ao cooperado”, ressalta.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Usina de etanol de milho de quase R$ 1,2 bi será anunciada em Toledo

Empreendimento bilionário será anunciado em Toledo - Catve Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento estimado em 1 bilhão e 180 milhões de reais e geração de um grande número de empregos na fase de construção será anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Trata-se de uma usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima e deverá consolidar ainda mais a condição de Toledo como Capital do Agronegócio do Paraná.   O empreendimento será feito por um grupo empresarial do Rio Grande do Sul, segundo apurou a reportagem do Viver Toledo e da Rádio Guaçu. Os detalhes serão tornados públicos às 11h de segunda-feira, em ato na Prefeitura de Toledo, com a presença do prefeito Mario Costenaro e do deputado federal Dilceu Sperafico, principais articuladores para o empreendimento, de acordo com fonte deste veículo. Outras lideranças, políticas e empresariais, também participarão da cerimônia   O milho é o principal componente energético da ração para aves e ...

Usina de etanol de milho de Toledo produzirá 1,8 milhão de litros ao dia

Empreendimento foi apresentado na Prefeitura de Toledo - Carlos "Mini" Rodrigues/PMT Wanderley Graeff - Do Viver Toledo Um investimento de R$ 1,180 bilhão e geração de 1.500 empregos na fase de construção, foi anunciado em Toledo nesta segunda-feira, 1º de dezembro. A usina de etanol que utilizará o milho como matéria prima, será implantada por um grupo empresarial formado pela empresa Hydrographe, com sede em Cuiabá, e um grupo sediado no Rio Grande do Sul, do ramo de combustíveis e agroindustrial.   O empreendimento foi tornado público a partir da resolução dos entraves burocráticos iniciais, partindo agora para o processo de licenciamento ambiental, conforme detalhado em coletiva de imprensa na Prefeitura de Toledo. Participaram o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio de Marchi, o deputado federal Dilceu Sperafico, vereadores, secretários e lideranças, além dos representantes da Hydrographe, João Vianei e Paulo Rangel.   O projeto irá desenvolver toda a região, b...

Sintomege comemora 41 anos com avanços em produtividade

Civaldo, entre o diretor Administrativo da Coamo, Antonio Sergio Gabriel, e o gerente em Toledo, Celso Paggi “Posso afirmar com satisfação e orgulho que a passagem de 2025 para 2026 será mais uma vez de sucesso pelo crescimento do trabalho que tivemos, as grandes áreas de serviços e as cooperativas que se somaram ao nosso modelo de trabalho, que há muitos anos é uma referência no meio.” A avaliação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Toledo e Região, Civaldo Martins de Lima, ao comemorar os 41 anos da entidade, neste dia 30 de novembro de 2025.   De acordo com o dirigente, atualmente o Sintomege presta serviços para inúmeras empresas e cerca de dez cooperativas, cobrindo um raio de atuação que se estende por cerca de 450 quilômetros, da fronteira com o Paraguai, em Guaíra, até o Centro-Sul do Paraná, em Palmas, na divisa com Santa Catarina. Com sua sede em Toledo e bases de referência em Guaíra, Palotina e Pato Branco, o Sintomege possui...