Paraná inicia programa para reduzir desperdício de alimentos
| Segundo estimativas, o Paraná desperdiça 30% dos alimentos |
Um novo projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e
do Abastecimento e Ministério da Cidadania vai colaborar para a redução do
desperdício de alimentos em todo o Estado nos próximos dois anos. Serão
desenvolvidas ações para reduzir as perdas e desperdícios nos diferentes elos
da cadeia produtiva e de abastecimento de alimentos.
O investimento total será de R$ 1,030 milhão, sendo R$ 1 milhão
proveniente do Ministério, e R$ 30 mil da Secretaria da Agricultura. O projeto
busca estimular o consumo e a produção responsáveis, além da redução de 50% do
desperdício de alimentos, em sintonia com a meta ODS 12 da Organização das
Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário.
Também está previsto um mapeamento dos gargalos na cadeia – Agricultor –
Organização da Agricultura Familiar – Escolas – Ceasas – Bancos de Alimentos –
entidades assistenciais e consumidores. A ideia é sensibilizar os atores com a
criação de um protocolo de ações para reduzir o desperdício de alimentos no
Estado, nos níveis de varejo e do consumidor, além de reduzir as perdas de
alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas
pós-colheita.
Desperdício
Estimativas apontam o Brasil entre os 10 países que mais desperdiçam
comida no mundo, com um descarte aproximado de 30% de tudo do que é produzido
para o consumo humano e 15% das calorias totais produzidas. Este descarte gera
um prejuízo econômico de US$ 940 bilhões por ano. No Paraná, a estimativa é de
que aproximadamente 30% dos alimentos sejam desperdiçados.
O primeiro encontro entre os técnicos de órgãos envolvidos já aconteceu,
e a expectativa é que em maio comecem os primeiros seminários sobre
aproveitamento integral de alimentos, além de oficinas, cursos e distribuição
de cartilhas para o público-alvo.
Baixo custo
Serão propostas inovações tecnológicas de baixo custo para reduzir perdas
e fornecer alimentos mais seguros, com maior qualidade e valor agregado. Cerca
de 80 associações e organizações rurais da agricultura familiar receberão apoio
através de assessoria, em sintonia com os programas desenvolvidos pela
Secretaria da Agricultura.
A Emater faz parte do Grupo de Governança intersecretarial do projeto e
vai assessorar as 80 organizações para reduzir as perdas e desperdícios, e
fazer cursos de aproveitamento integral para consumidores.
Banco de alimentos
Parte das ações de aproveitamento já é desempenhada. Nas cinco Ceasas do
Paraná (Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu) funciona ainda o
Banco de Alimentos. O programa é uma iniciativa de abastecimento e segurança
alimentar, em parceria com produtores e permissionários através da coleta e
repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas
condições consumo. Estão cadastradas junto ao programa 453 entidades
(orfanatos, creches, hospitais públicos, e entidades assistenciais) que atendem
em média por mês cerca de 194 mil pessoas.
Viver
News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau,
Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed
Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort
& Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort










0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial