06/05/2019

Toledo ganhará nova base do Samu

Nova base deve melhorar tempo dos atendimentos
Uma excelente notícia para a área da saúde foi divulgada nesta segunda-feira (06). O município será contemplado em breve com uma segunda base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A nova unidade foi aprovada pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de melhorar e ampliar os atendimentos já realizados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência (Consamu) estão trabalhando para implantar a unidade na cidade.
O Samu pode ser acionada através do número de chamada 192. Ele é utilizado em casos de emergência. Com a unidade é possível reduzir o número de mortes, o tempo de internação, entre outros traumas causados por acidentes.
Para realizar a implementação de uma nova base do Samu em Toledo foi necessário que o Ministério da Saúde fizesse uma avaliação. O município participa do plano de atendimento regional de urgência. A Secretária de Saúde, Denise Liel, conta que a nova base deve ser implantada no Jardim Coopagro. Ainda não há data para ser instalada a nova base, mas será em curto espaço de tempo essa instalação.
“A Secretaria com o Consamu está trabalhando para definir o local de implantação. Todos os trâmites necessários já estão sendo viabilizados. Destacamos o excelente trabalho desses profissionais do Samu, pois, toda a comunidade ganha com os bons serviços prestados por eles”, define Liell.
O Dr. Renato Costa, Diretor Técnico da Upa de Toledo, diz que é um momento de alegria saber que o município é contemplado com mais essa unidade. “ Isso trará um benefício muito grande para toda a população, pois o tempo de resposta e de atendimento vai cair pela metade, facilitando e ajudando ao munícipe. A população que necessita desse serviço vai chegar mais rápido ao Mini Hospital ou a Upa”, salienta.
O prefeito Lucio de Marchi reforça que a gestão vem  atuando fortemente em melhorias na área da saúde. “Com a nova estrutura vamos dar celeridade na urgência e emergência. Temos uma UPA com toda adequação necessária para o atendimento. Reabrimos o mini-hospital, reformamos a nova Central de Especialidades, abrimos a Farmácia Comunitária, reformamos três Unidades Básicas de Saúde, e outras obras ainda estão em andamento”.
Consamu
Atualmente o Consamu abrange 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo. Além disso são mais 25 cidades da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Ele é responsável pela admissão dos novos profissionais do Samu.
Quando acionar o Samu?
Por meio do 192, deve ser acionado em situações como trauma em vítima de acidente de trânsito; choque elétrico; suspeita de infarto ou acidente vascular cerebral; intoxicação ou queimadura grave; urgência psiquiátrica; vítima inconsciente; agressão por arma de fogo ou arma branca; e outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria

Apoio: Coamo, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Sifra Imobiliária, Acit






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial