Campanha de vacinação contra o Sarampo começa no dia 10 de fevereiro
A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo
começa no próximo dia 10 de fevereiro e estende-se até o dia 13 de março em
todo o Brasil. Em Toledo as doses estarão disponíveis em todas as Unidades
Básicas de Saúde (UBS), em seu horário normal de funcionamento.
O Dia D de vacinação será no sábado dia 15 de
fevereiro, quando as UBSs da cidade e algumas do interior estarão atendendo das
8h às 17h. As unidades de Dois Irmãos, Vila Ipiranga, São Luiz, Boa Vista, Dez
de Maio, Vila Nova, Novo Sobradinho vão abrir das 8h às 12h.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleonice Sarturi,
explica que o Dia D é uma oportunidade para que aquelas pessoas que não podem
comparecer aos postos de saúde em horário comercial possam efetuar a sua
vacina.
“O Dia D é mais uma oportunidade para que algumas
pessoas que não podem comparecer aos postos durante a semana possam receber a
dose da vacina. Por isso a gente pede que todos compareçam, visto que a vacina
é fundamental para que a doença não volte a se espalhar, causando novas
epidemias”.
Faixa
etária
As doses da vacina contra o Sarampo serão liberadas
para pessoas entre 5 e 59 anos. Dentro da faixa etária que poderá receber a
vacina as pessoas foram divididas em três grupos. Para os grupos de 5 a 19 anos
e de 30 a 59 anos a vacina será seletiva, sendo avaliado o seu histórico
anterior de vacinação, com a intenção de saber se a pessoa precisará ou não
receber mais uma dose da imunização.
O outro grupo é de pessoas entre 20 e 29 anos. Para
este grupo a vacinação ocorrerá de maneira indiscriminada, ou seja, todas as
pessoas que estão nessa faixa etária deverão comparecer a uma Unidade Básica de
Saúde para receber uma dose da vacina independentemente se foi vacinado
recentemente.
Cleunice ressalta que a maior parte dos dados
divulgados nos últimos meses aponta a faixa etária de 20 a 29 anos como a mais
afetada com os casos de Sarampo. “As pessoas de 20 a 29 anos receberão a vacina
de maneira indiscriminada, ou seja todos devem receber a dose mesmo que tenham
recebido a vacina na última campanha. Isso se deve ao fato dessa faixa etária
ser a que teve o maior número de casos confirmados nos últimos meses e
continuam sendo o grupo de maior risco”, informou, Cleunice.
Para fazer a sua vacina a pessoa deve comparecer à UBS
mais próxima portando um documento original com foto e a carteira de vacinação.
Cleunice Sarturi ressalta a importância da vacinação contra o Sarampo e lembra
que portando a carteira de vacinação a pessoa poderá atualizar outras vacinas
pendentes.
“A vacina contra o Sarampo é fundamental, visto que a
doença possui um grande poder de infestação. Então a vacina é a principal forma
de evitar epidemias, principalmente em um momento como o atual, no qual os
casos da doença voltaram a aparecer depois de muitos anos. A gente também
lembra que indo receber a imunização contra o Sarampo a pessoa também poderá
colocar em dia outras vacinas pendentes, o que é essencial visando os cuidados
com a sua saúde”, esclareceu.
As doses da vacina estarão disponíveis em todas as
Unidades Básicas de Saúde do município durante todo o período da campanha, que
vai de 10 de fevereiro a 13 de março.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio:
Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária
Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country
Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum
Natação e Hidro, Noite Italiana do Hotel Bella Itália, Unipar, Recanto
Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz
Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi, Pharma S. A.











0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial