Iniciada campanha nacional de vacinação contra o sarampo
A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo
começou nesta segunda-feira (10), e segue até o dia 13 de março em todo o
Brasil. Em Toledo as doses da vacina já estão disponíveis em todas as unidades
básicas de saúde do município. As doses da vacina serão aplicadas durante o
horário normal de funcionamento das UBSs.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana
Cerbarro, reforça a importância da imunização. “É muito importante que todos
recebam as doses da vacina, visto que o Sarampo voltou a se alastrar em todo o
país e trata-se de uma doença perigosa e que pode levar a pessoa a óbito. Por
isso a gente pede que todos compareçam ao posto de saúde mais próximo e efetue
a vacina, pois essa é a forma mais eficaz de evitar uma epidemia”, esclareceu.
O Dia D de vacinação contra o Sarampo será no próximo
sábado (15), de fevereiro, quando todas as UBSs da cidade e algumas do interior
estarão atendendo das 08h às 17h. As unidades de Dez de Maio; Dois Irmãos; Novo
Sobradinho; Vila Nova; São Luiz; Vila Ipiranga e Boa Vista ficarão abertas das
08h às 12h.
Rosana lembra que o Dia D é mais uma oportunidade para
que todos sejam imunizados. “A maioria das pessoas trabalha em horário
comercial e não consegue ir até uma UBS durante a semana. Levando isso em
consideração o Ministério da Saúde criou o Dia D, que é mais uma oportunidade
para que toda a população seja imunizada, diminuindo assim os riscos de doenças
como o Sarampo se alastrarem”, informou.
Público
alvo
A Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo será
dividida em duas etapas. Nesta primeira etapa serão imunizadas pessoas de 05 a
19 anos e de 30 a 59 anos. No mês de agosto a Campanha será destinada para as
pessoas de 20 a 29 anos. No entanto o Estado do Paraná disponibilizará as
vacinas para pessoas de 05 a 59 anos.
Isso porque o grupo de 20 a 29 anos é o grupo
considerado de risco, tendo sido acometido por 424 dos 808 casos registrados no
Estado do Paraná desde agosto de 2019. Para os grupos de 5 a 19 anos e de 30 a
59 anos a vacina será seletiva, sendo observado pelos agentes de saúde o
histórico de vacinação, com a intenção de saber se a pessoa realmente necessita
receber a vacina.
Para o grupo de 20 a 29 anos a vacinação ocorrerá de
maneira indiscriminada, ou seja todas as pessoas dessa faixa etária deverão
comparecer a uma Unidade Básica de Saúde para receber uma dose da imunização,
independentemente se foi ou não vacinada na última campanha.
Rosana explica que a intenção é vacinar pelo menos 95%
das pessoas que compreendem o grupo prioritário de 20 a 29 anos. “Nós temos
como meta vacinar mais de 95% das pessoas de 20 a 29 anos, que fazem parte do
nosso grupo prioritário. Isso porque essa faixa etária foi a mais acometida
pelo Sarampo nos últimos anos em nosso Estado e continua sendo o grupo de maior
risco. É fundamental que todos desse grupo etário sejam vacinados nesta
campanha para que o vírus seja eliminado, caso contrário poderemos ter uma
epidemia que poderá se prolongar por pelo menos cinco anos”, pontuou, Rosana
Cerbarro.
Quem for até uma das Unidades Básicas de Saúde do
município deve portar a sua carteira de vacinação. Com a carteira em mãos a
pessoa também poderá atualizar o seu histórico de vacinação e receber as
vacinas que estejam pendentes.
As doses da vacina contra o Sarampo ficarão
disponíveis em todas as UBSs do município até o fim da Campanha Nacional de
Vacinação, que segue até o dia 13 de março.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio:
Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária
Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country
Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum
Natação e Hidro, Noite Italiana do Hotel Bella Itália, Unipar, Recanto
Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz
Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi, Pharma S. A.









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial