Eleições 2020: Toledo se encaminha para ter sete candidatos ao Executivo
Foram
iniciadas na última semana as convenções partidárias com vistas às eleições de
15 de novembro em Toledo. Esta semana, com a realização das convenções que
ainda restam, fecha-se o cenário que envolve a definição das candidaturas e
coligações. Aparentemente, serão sete candidaturas ao Executivo toledano.
Aparentemente,
serão sete candidaturas ao Executivo toledano. No entanto, as tratativas de
bastidores são intensas, envolvendo articulações no Palácio Iguaçu com vistas a
reacomodações de última hora que podem mudar o cenário hoje existente. Essas tratativas teriam o objetivo de inviabilizar uma das pré-candidaturas e a formação de uma frente de partidos que configuraria uma polarização para a campanha.
Beto-Ademar
![]() |
| Beto Lunitti |
![]() |
| Ademar Dorfschmidt |
Algumas definições já são claras, como a decisão
do MDB de oficializar a candidatura do ex-prefeito Beto Lunitti, o que ocorrerá
nesta terça-feira (15) na convenção do partido, tendo como candidato a vice o
vereador Ademar Dorfschmidt (Cidadania), cuja convenção foi realizada nesta
segunda-feira.
Pelo
menos mais três siglas já definiram apoio e coligação à chapa: Avante, Rede Sustentabilidade
e Partido Socialista Brasileiro (PSB).
![]() |
| Amanda Lopes da Silva com Rafael e Otto |
Com
um currículo respeitável, que soma dois mandatos de prefeito de Toledo, um
mandato de deputado estadual e atualmente vereador, Albino Corazza Neto estará
na disputa pela prefeitura de Toledo no pleito de novembro. A decisão foi
tomada no último sábado durante a convenção do Partido Democrático Trabalhista
(PDT).
A
sigla decidiu disputar o pleito com chapa pura. Atual tesoureira do PDT, Amanda
Lopes da Silva, na foto com o esposo e o filho Otto, foi definida como candidata a vice-prefeita na chapa liderada
por Corazza e que terá 20 candidatos à Câmara Municipal. “O PDT defende a reforma
política e, por isso, vamos de candidatura própria, numa coligação com a
comunidade no poder”, comentou Corazza, em alusão ao slogan já utilizado
durante uma das suas gestões à frente do Poder Executivo.
Lucio-Zanetti
| Lucio de Marchi |
![]() |
| Marcos Zanetti |
Com
as suas convenções agendadas para esta terça-feira (15), PP e PSD estão com as
tratativas ajustadas para a coligação que deverá envolver outras siglas em
apoio à chapa formada pelo atual prefeito, Lúcio de Marchi, tendo como candidato
a vice o vereador Marcos Zanetti.
A
definição poderá colocar o atual grupo majoritário da política toledana em
sintonia com o governador Ratinho Junior. O grupo local do PSD tem lideranças
como o ex-vice-prefeito Adelar Pelanka Holsbach, o ex-candidato e prefeito João
Poletto, os vereador Marcos Zanetti e Vagner Delabio e os empresários Beto
Niedermeyer e Pedro Pereira de Oliveira, entre outros.
Tita Furlan
| Tita Furlan |
| Walmor Lodi |
Contando
com a força política dos três senadores pelo Paraná, Alvaro Dias, Flávio Arns e
Oriovisto Guimarães, todos do Podemos, o atual vice-prefeito Tita Furlan terá a
candidatura ao Executivo ratificada na convenção que será realizada nesta
terça-feira (15).
Os
partidos Republicanos e PSL deverão apoiar a candidatura de Tita Furlan.
Nos bastidores da política local comenta-se que o vereador Walmor Lodi (PL) seria o nome para a vice. Lodi, por sua vez, aponta que esta terça-feira deverá ser de intensas tratativas, de forma que é ainda prematuro afirmar qual rumo o PL tomará.
De
acordo com Tita Furlan, ainda existe a possibilidade de o PSC se somar à coligação,
o mesmo acontecendo com o PV. Ele também mantem aberta a possibilidade de que o
PSD integre a coligação, sendo essa, segundo ele, a vontade expressa do
governador Ratinho Junior.
Simone-Kukowitsch
A
Convenção Municipal do Partido Trabalhista Cristão (PTC), em Toledo, foi realizada
sábado (12) e ratificou a candidatura da professora Simone Sponholz. O PTC aprovou a coligação com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), denominada “Aliança por Toledo”. Fábio Kukowitsch foi escolhido candidato à vice-prefeito.
PT chapa pura
Por
sua vez, o Partido dos Trabalhadores (PT), realiza a sua convenção quarta-feira
(16), no Sindicato dos Metalúrgicas. Na ocasião, deverá ser ratificado o nome
do contabilista Dirceu Bloot como candidato a prefeito, com vice a definir,
informou o presidente da sigla, Edson Simionato.
O
ex-deputado estadual Elton Welter deverá ser um dos quinze candidatos a
vereador do PT, que também conta com um nome de boa penetração em vários
setores da sociedade: Roberto de Souza, que nos últimos anos trabalhou nas
assessores do próprio Welter, do deputado federal Zeca Dirceu e mais recentemente
do assessor do deputado estadual Arilson Chiorato.
PSOL tambem
O
Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) tambem realizou a sua convenção e
definiu-se pela candidatura de Claudia Mallmann à Prefeitura de Toledo.
Viver Toledo – Editores:
Wanderley Graeff e Karine Graeff
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi
Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara
Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação
e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort
& Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort,
Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S.A.

















0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial