Em visita a Toledo, parlamentar Sérgio Souza assume compromissos com o município
O prefeito Beto Lunitti disse que o falecimento de Schiavinato deixou uma lacuna e Toledo precisa buscar novos meios para articulação junto ao Governo Federal.
A busca por apoio em
projetos para atender as necessidades dos toledanos motivou a vinda do deputado
federal Sérgio Souza a Toledo na quinta-feira (22). Durante o encontro
realizado no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, a administração
municipal entregou diversos ofícios apontando ações de governo que necessitam
de apoio junto a órgãos ligados ao Governo Federal.
De acordo com o
prefeito Beto Lunitti, o falecimento do deputado federal José Carlos
Schiavinato deixou uma lacuna na articulação política junto ao Governo Federal
e Toledo precisa buscar novos meios para esta articulação. “Sob o ponto de
vista de quem mora aqui, não temos mais a presença cotidiana de um deputado em
Brasília. Agora contamos com você [Sérgio Souza] na defesa dos interesses do
município”, comentou.
O momento político
vivido em Toledo foi destacado pelo vice-prefeito Ademar Dorfschmidt. “Reunimos
muitos atores da política local [vereadores e vereadoras] em um momento
harmonioso. Todos estão sendo atendidos de forma respeitosa e isso traz
benefícios para a sociedade que vê seus anseios sendo atendidos”. Ademar ainda
acrescentou que Toledo não pode ficar ‘órfão’ com o falecimento de Schiavinato.
“Quase 150 mil toledanos contam com você [Sérgio Souza] para ser nossa referência
na capital federal”, frisou.
A Câmara de
Vereadores foi representada por diversos legisladores, entre eles o presidente
da Casa, Leoclides Bisognin, que destacou a necessidade do apoio. “É preciso
falar com conhecimento, nós sabemos as lutas a serem enfrentadas e esperamos
que continue olhando para Toledo, agora de forma mais efetiva. Nós contamos com
você nas demandas que dependem do apoio do Governo Federal, você agora é nossa
ponte”.
Sérgio Souza lembrou
que sua ligação com Toledo é antiga e tem laços fortes. “Militamos em diversas
frentes, entre elas a luta pelo funcionamento do Hospital Bom Jesus. Hoje vim a
Toledo para um bate papo e assumir mais responsabilidades pela falta do nosso
deputado Schiavinato. Já tinha meus compromissos com Toledo e que agora serão
ampliados”. Souza disse que a perda de Schiavinato causou um vácuo. “Estamos
dispostos a ajudar na defesa de assuntos de Toledo”.
O parlamentar também
falou que tem se mantido atento sobre as questões do pedágio. “Temos o pedágio
mais caro do mundo e sabemos a resistência dos paranaenses em relação a essa
questão. Lutamos para não prorrogar as atuais concessões no Paraná. Houve
pressão das concessionárias, para que fossem alongados os contratos. Sobre as
novas concessões, o parlamentar disse ser defensor da licitação pela menor
tarifa e afirmou ser contrário a uma praça de pedágio entre Toledo e Cascavel.
“Rodovia já construída, duplicada, uma luta do estado e da sociedade do oeste
paranaense”, concluiu.
Durante o encontro em
Toledo, a administração municipal entregou ofícios solicitando apoio do
parlamentar na viabilização de recursos para diversas situações. Uma delas é
para aquisição de instrumentos para o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanalle Filho.
A intenção é permitir a operação em qualquer situação climática. Foi solicitado
apoio na captação de recursos para a aquisição de um Indicador de Trajetória de
Precisão (PAPI) e uma Estação Meteorológica de Superfície (EMS-3).
Cultura
Outro pedido é
relacionado à continuidade das obras do Teatro Municipal de Toledo. De acordo
com o pedido, é necessário aproximadamente R$ 2,8 milhões para finalizar a
caixa cênica e atender outras necessidades para finalização do espaço interno.
“Aquele espaço foi inaugurado em 1999, entretanto nunca teve sua caixa cênica
finalizada, impossibilitando a realização de diversos tipos de espetáculos
artístico-culturais”, disse o prefeito. Além disso, a Secretaria de Cultura
busca aporte financeiro - R$ 1,6 milhão - para a reforma do Centro Cultural
Oscar Silva, local que abriga, entre outras estruturas, a Biblioteca Pública
Municipal.
A continuidade de
obras por meio do Fundo Nacional de
Desenvolvimento da Educação (FNDE) também foi apontada em um dos ofícios.
Segundo o prefeito Beto Lunitti, existem pendências em contratos firmados entre
o Governo Federal e o Município de Toledo. “Estamos solicitando o apoio junto
aos órgãos responsáveis para darmos atenção a essa demanda que envolve quatro
contratos, sendo três do programa Creche Pró-Infância [CMEIs Jardim Concórdia,
Loteamento Jardim da Mata e Santa Clara IV] e o outro para o prédio da Escola
Municipal Alberto Santos Dumont [Jardim Porto Alegre].
Saúde
Em relação à saúde,
foi solicitada a possibilidade de que a gestão do Hospital Regional fosse feita
pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao
Ministério da Educação. “A conclusão do Hospital Regional foi politizada e
judicializada, resultando nesse atraso que prejudica a todos, já que se trata
de um benefício que irá atender uma população de aproximadamente meio milhão de
pessoas. Diante disso, pedimos a intervenção de seu mandato no sentido de
demandar, junto ao Ministério da Saúde e direção da Ebserh, a retomada dos
entendimentos para a gestão deste hospital tão importante para a região Oeste
do Paraná”, disse o vice Ademar Dorfschmidt, reforçando o compromisso desta
gestão em colocar o Regional em funcionamento.
Desenvolvimento
Econômico e Agropecuária
Em relação ao setor,
a Prefeitura de Toledo busca parceria para a realização de um seminário
internacional para mostrar o potencial da região em virtude da elevação de
nível do Paraná, a partir de maio de 2021, como região livre de Febre Aftosa,
sem a vacinação do rebanho, trará importante o que traz relevante impacto na
economia paranaense, com o incremento da produção e a geração de emprego e
renda. Esse seminário tem como objetivo debater e estimular ações em relação a
produção sustentável, verticalização da indústria local, o cuidado com o meio
ambiente e o aproveitamento dos subprodutos, como a biomassa, e a economia
cíclica com sustentabilidade. A realização do evento se coloca dentro da
programação que está sendo montada para a comemoração do 70o aniversário do
Município de Toledo, em dezembro de 2022.
Unioeste
O diretor do Campus
de Toledo da Universidade do Oeste do Paraná (Unioeste), Remi Schorn, também
entregou solicitações referentes à infraestrutura para a entidade de ensino
superior.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial