Política estadual de economia circular entra em pauta na Assembléia
Buscar
o desperdício mínimo ao eliminar os resíduos da cadeia produtiva e utilizar
energias renováveis na produção são princípios da Economia Circular, tema de um
projeto de lei que começa a ser debatido no Plenário da Assembleia Legislativa
do Paraná, nesta segunda-feira (14).
O
PL 278/2022, da deputada Maria Victoria (PP), institui a Política Estadual de
Economia Circular, definida na proposta como o sistema de produção e consumo
que viabiliza a reutilização, o reaproveitamento, a reparação, o
recondicionamento e a reciclagem de materiais e produtos.
A
deputada explica que o projeto de lei tem o objetivo de construir uma
legislação moderna, que reduza o impacto ambiental da cadeia produtiva ao estabelecer
condições e estimular a transição da economia linear, onde o final do produto
após o consumo é o descarte para a economia circular, na qual os resíduos são
encaminhados e reaproveitados em outro processo.
“A
forma como utilizamos os recursos não é sustentável. Estamos consumindo e
extraindo mais matérias-primas do que o nosso planeta consegue oferecer.
Queremos o Paraná na frente nessa discussão para ampliar o ciclo econômico dos
produtos, um debate que deve envolver o Governo do Estado, setor produtivo,
universidades, organizações não governamentais entre outras entidades”, disse.
A
proposta também institui o Selo Produto Economicamente Circular com o objetivo
de estimular práticas de produção e consumo sustentáveis e desestimular o
consumo de bens que não atendam aos princípios da economia circular, da
sustentabilidade ambiental e da equidade social.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e
Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial