Estado repassa R$ 455 milhões aos 399 municípios para novas ações de saúde e educação
![]() |
| Foto: Roberto Dziura Jr/AEN |
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (25) que o Governo do Estado repassará cerca de R$ 455 milhões aos municípios paranaenses para custeio da educação e da saúde até o fim de 2023. A informação foi confirmada em um encontro com prefeitos, vice-prefeitos e secretários das 399 prefeituras do Paraná, no Palácio Iguaçu.
SAÚDE
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, os recursos para a
área serão utilizados em quatro frentes distintas, totalizando aproximadamente
R$ 243 milhões. “Esta parceria vai permitir o aumento nos repasses do custeio
das ambulâncias alfa, que são usados em situações de maior urgência, na compra
de medicamentos, na assistência farmacêutica e nas consultas e exames de média
e alta complexidade que vão ajudar principalmente o pré-operatório do programa
Opera Paraná”, explicou.
O
maior volume, de R$ 150 milhões, refere-se ao custeio de consultas e exames
especializados. O pagamento será feito em parcela única no início de outubro
proporcionalmente à população atual de cada município de acordo com dados do
Censo 2022 do IBGE, com repasse de R$ 13,10 per capita.
O
Governo do Estado também vai ampliar em 29% o repasse para financiamento do
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O custeio de cada ambulância
com equipe médica, que era de R$ 72 mil por mês, passará para R$ 92,8 mil, que
somam R$ 16,2 milhões neste ano. Com o aporte, fica garantida também a
manutenção das ambulâncias que prestam atendimento nas rodovias do antigo Anel
de Integração até a conclusão das novas concessões rodoviárias.
Outro
aumento ocorre no repasse anual para o Consórcio Paraná Saúde, responsável por
centralizar as compras de medicamentos utilizados na atenção básica em 398
municípios. O aumento será de mais de 100%, passando de R$ 27 milhões para R$
57 milhões neste ano, o que permitirá aos municípios a aquisição de
medicamentos em alta escala, reduzindo em até 40% os custos dos insumos para
distribuição à população. Soma-se a este pacote mais R$ 11 milhões destinados
especificamente à Curitiba, que não integra o consórcio.
A
Sesa também confirmou que aumentará o repasse para o Incentivo à Organização da
Assistência Farmacêutica (IOAF) em 22,5% neste ano. Ele integra o Programa
Farmácia do Paraná e tem como objetivo aportar recursos para a melhoria na
organização da Assistência Farmacêutica dos municípios.
Durante
anos, os repasses do IOAF variaram entre R$ 2 milhões a R$ 3 milhões por ano.
Em 2022, o recursos saltou para R$ 16 milhões e, agora, passou por novo
reajuste para R$ 19,6 milhões, sendo 64% do valor para manutenção e 36% para
investimentos.
TRANSPORTE
ESCOLAR
Na educação, serão investidos R$ 212 milhões até o fim do ano para
custeio do Programa Estadual do Transporte Escolar (PETE). De acordo com a
diretora-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional
(Fundepar), Eliane Carmona, o montante representa 41% a mais de recursos para
garantir o transporte gratuito e seguro aos estudantes da educação básica das
áreas urbanas e rurais matriculados na rede estadual de ensino.
“O
trabalho para levar o transporte escolar dos alunos da rede estadual conta com
uma influência direta das administrações municipais, por isso repassaremos até
o fim do ano R$ 62 milhões a mais em relação ao que foi gasto em 2022”,
declarou. “Esta ampliação se soma a entrega de 173 novos ônibus escolares e na
entrega de 180 obras de construção, reforma e ampliação de escolas, o que
comprova que a educação é uma prioridade para o Estado do Paraná”.
Instituído
por uma lei estadual de 2004, o programa garante o direito aos alunos
residentes a mais de dois quilômetros das escolas onde estão matriculados. A
exceção é para os estudantes com deficiência ou dificuldades de locomoção e
para aqueles cujo trajeto ofereça algum tipo de risco, situações em que o
transporte é garantido independentemente da distância até a unidade escolar.
A
partir de 2013, uma resolução da Secretaria de Estado da Educação passou a
levar em conta os custos reais praticados dos municípios como parâmetro para
repasse das verbas. Para isso, as prefeituras devem preencher dados sobre as escolas,
alunos, informações georreferenciadas e as rotas utilizadas no transporte
escolar dentro do Sistema de Gestão do Transporte Escolar para cálculo dos
custos por quilômetro rodado e diagnóstico sobre possíveis melhorias de
eficiência no serviço.
Além
do dinheiro do Pete, os municípios utilizam recursos próprios e do Programa
Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE), da União, para custeio do
serviço. Os recursos estadual e federal são transferidos diretamente aos
municípios em 10 parcelas sem a necessidade da assinatura de convênios ou
termos de adesão.
NOVOS
VEÍCULOS
Além dos recursos destinados a execução do transporte, o Governo do
Estado entregou, em abril de 2023, 173 novos ônibus escolares do programa
Caminho da Escola. Os veículos foram adquiridos por aproximadamente R$ 58,5
milhões, com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares através
do Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE).
Desde
dezembro de 2022, o Caminho da Escola recebeu um investimento de R$ 117 milhões
para a aquisição de 340 veículos. Metade dos recursos é proveniente do tesouro
estadual e outra metade de emendas da bancada federal do Paraná, beneficiando
204 cidades dos 32 Núcleos Regionais de Educação.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial