Toledo atinge nível ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) foi informada, na última sexta-feira (22), que Toledo atingiu a categoria ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, obtendo a nota máxima (100 pontos) em levantamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Esta importante conquista coloca Toledo em posição de destaque no cenário nacional, ao lado de outros 2.424 municípios, nove estados e o Distrito Federal, que obtiveram conceito igual ou superior a 85 e cujos representantes serão reconhecidos em cerimônia que será realizada em Brasília na data provável de 17 de dezembro.
Regulamentado
pelo Decreto Federal nº 12.191/2024, o selo integra o “Compromisso Nacional
Criança Alfabetizada”, que visa garantir o direito à alfabetização das crianças
brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental. A pontuação atingida
pelos entes federados reflete o desempenho em cinco áreas avaliadas: Ações
estruturantes e integração com o território estadual; Institucionalização da
política de alfabetização; Implementação de políticas de alfabetização; Ações
de formação docente; e Distribuição de materiais didáticos complementares.
Apesar de ser um reconhecimento simbólico, sem implicações financeiras, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização representa um marco no trabalho conjunto das secretarias de Educação estaduais, municipais e distritais que aderiram ao programa. O selo busca valorizar e incentivar os esforços na alfabetização, promovendo o direito fundamental das crianças à educação de qualidade.
De acordo com a secretária da Educação, Dirce Maria Steffens Külzer, esse reconhecimento é fruto do empenho, da dedicação e do compromisso diário de todos os profissionais da rede municipal de ensino, que não medem esforços para garantir uma educação de qualidade para os estudantes. “É uma honraria que reconhece o compromisso e a excelência das políticas educacionais implementadas em nossa rede municipal. O Selo Ouro destaca a importância das ações e estratégias planejadas para o desenvolvimento integral dos alunos, reafirmando que a alfabetização vai além do domínio das letras e números: é a porta de entrada para um futuro mais promissor. Toledo se torna, assim, uma referência, não apenas regional, mas também nacional, mostrando que investir em educação transforma vidas e fortalece a comunidade”, analisa.
A secretária
entende que esse reconhecimento evidencia o impacto positivo de uma gestão
municipal que prioriza a inclusão escolar, o desenvolvimento integral e o
cuidado com as novas gerações. “Cada criança que aprende, cada estudante que
cresce com oportunidades justas e inclusivas, representa o fruto de uma
parceria sólida entre escolas, famílias e poder público. Parabenizamos todos os
envolvidos por esse marco extraordinário!”, celebra. “A conquista do Selo Ouro
na Alfabetização não é apenas uma celebração do presente, mas também um compromisso
renovado com um futuro ainda mais brilhante para a educação de Toledo. Que esse
reconhecimento inspire a todos nós a continuar construindo, juntos, caminhos de
aprendizado, cidadania e esperança”, pontua.
Viver Toledo - Ano 16
Por
quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45
98801-8722
Karine Graeff - 45
98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311
– S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 –
Toledo-PR




%20-%20Copia.png)



0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial