O Paraná vai apresentar seus destinos turísticos no Meeting Brasil
Online – Latin America 2020, primeiro grande evento virtual do semestre, com
transmissão simultânea para doze países da América Latina, que acontece de 10 a
13 de agosto.
O Estado mostrará seus atrativos, com destaques para o Litoral, Parque
Vila Velha, cachoeiras e turismo de negócios e eventos, que tem atraído
visitantes de várias partes do mundo. Curitiba e Foz do Iguaçu, considerados
portões de entrada paranaenses, também participam com seus atrativos.
O evento reúne operadores e agentes de viagens de doze países da América
Latina. A meta é compor os portfólios dos operadores internacionais de turismo
para o biênio 2021 e 2022. A edição do Meeting Brasil deste ano acontecerá de
forma virtual. Está prevista a participação do governador Carlos Massa Ratinho,
na abertura, para falar sobre o Paraná.
Pela primeira vez, o evento será transmitido simultaneamente para os
países participantes – México, Guatemala, Costa Rita, Panamá, Colômbia,
Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.
De olho na retomada do setor no período pós-pandemia, o trade turístico
está otimista com a abrangência do evento que tem a internet como uma grande
aliada, na busca de novas ferramentas de divulgação. As plataformas digitais
oferecem canais gratuitos e de longo alcance de interação para troca de
experiências e realização de negócios.
Curitiba: Parques, arquitetura e acervo cultural
Consideradas como as duas principais entradas do Estado, em função,
inclusive, de aeroportos internacionais, Curitiba e Foz do Iguaçu farão
apresentações de quase cinco minutos no Meeting Brasil Online 2020 – Latin America 2020. Parques, arquitetura e acervo
cultural de Curitiba, as Cataratas do Iguaçu, Itaipu, e a rica gastronomia das
duas cidades serão expostas nessa importante vitrine virtual.
A capital paranaense está entre os municípios mais procurados por
turistas no Estado. Em 2020 foi apontada como o sétimo destino nacional na
categoria do turismo de eventos e negócios. Em 2018 superou a marca de sete
milhões de visitantes, consolidando posição entre os principais destinos do
País.
Conhecida pelo clima ameno e influência europeia, com altos índices de
qualidade de vida, infraestrutura urbana e sustentabilidade, a cidade integra a
Categoria A, na classificação do turismo estadual. O franco crescimento
registrado pelo setor nos últimos anos foi interrompido pela pandemia e levou o
curitibano a buscar na tecnologia maneiras para vencer a crise.
As perdas econômicas, decorrentes das medidas de isolamento social,
impuseram novos desafios. E para
superá-los, a cidade está usando as plataformas digitais para vender, também,
as atrações turísticas. Campanhas publicitárias focam ações pensadas no período
de crise e focadas para quando as pessoas voltarem a viajar.
Com o uso da tecnologia são oferecidas novas experiências aos turistas;
melhor gerenciamento aos empresários, com a comercialização online, serviços e
informações complementares por meio de aplicativos, visitas virtuais a atrações
como museus e parques. Para o futuro, reagendamento de passagens, pacotes e
eventos, além de manter os seus cartões postais vivos na memória do turista,
“Estamos vivendo uma grande oportunidade de reinventar o turismo
mundial. Levar o destino Curitiba para o Meeting Brasil 2020 é uma grande
oportunidade de ampliarmos nossos horizontes, trocarmos ideias e experiências”,
diz Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba.
“Quando contamos com parcerias, como a da Paraná Turismo, nos tornamos ainda
mais fortes”, afirma.
Foz: principal destino do estado e terceiro do País
O principal destino turístico do Estado e o terceiro nacional mais
procurado por turistas nacionais e estrangeiros, Foz do Iguaçu apresentou
crescimento exponencial nos últimos anos. Com uma gama diversificada de pontos
turísticos, que são referências internacionais, a cidade mantém a divulgação em
alta e oferece perspectivas de visitação com pacotes promocionais e adequação
ao novo momento.
Para enfrentar os novos desafios, instituiu protocolos de segurança
sanitária e, agora, está certificando os atrativos turísticos, meios de
hospedagem, restaurantes e demais atividades com o selo de ambiente protegido.
A ideia é fazer com que o visitante se sinta seguro quando chegar à cidade.
Além da natureza, é um destino completo com lazer e infraestrutura de
eventos. Em breve contará com seis lojas francas que estão se instalando na
cidade até o final do ano. A cota de compras será de 300 dólares para os free
shops e mais 500 dólares nas lojas da Argentina e Paraguai.
Além da peça que rodou o mundo com o mote “Bem-vindo ao Inesquecível”, a
cidade também aposta no turismo nacional e regional. “Meu Destino é Foz” e “Foz
Conhecendo Foz” vão estimular o turismo interno e conta com a participação da
população para, por meio de redes sociais, ampliar o alcance das campanhas. A
tecnologia está presente em todos os aspectos e o Meeting Brasil Virtual 2020 é
mais uma ferramenta que será usada para vender o destino.
Segundo o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos
Estruturantes, Gilmar Piolla, a crise provocada pelo novo coronavírus será uma
oportunidade de retomar a trajetória de recordes de visitação anteriores à
pandemia, com novas ferramentas e criatividade.
“O evento tem essa característica. As belezas das Cataratas do Iguaçu,
do Parque Nacional e dos nossos demais atrativos reiteram o Paraná como um
grande propulsor do turismo no País. Estar com o Governo Estadual nesse momento
reforça a convergência de objetivos e nos dá a certeza de que voltaremos unidos
e mais fortes, quando a pandemia passar”.
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