Pular para o conteúdo principal

Toledo perdeu um benfeitor: morre aos 88 anos Pedrinho Furlan

Foi num dia festivo, da Festa do Porco no Rolete da qual foi um dos grandes incentivadores
Pedrinho Furlan num dos lançamentos da festa da qual foi um grande incentivador - Foto: Viver Toledo
Wanderley Graeff - Viver Toledo
Quis o destino que acontecesse em um momento festivo de Toledo, com a realização da Festa Nacional do Porco no Rolete, da qual foi um dos maiores incentivadores. Faleceu na madrugada deste domingo (11), o empresário Pedrinho Furlan, que em novembro completaria 89 anos de idade. Ele enfrentou alguns internamentos nos últimos tempos, devido a problemas de saúde decorrentes da idade e acentuados depois que contraiu dengue há alguns meses.
Furlan se destacou de maneira indelével na vida social e empresarial de Toledo e do Paraná, através da atividade profissional como diretor administrativo e financeiro da Sadia, hoje BRF, e no forte apoio a causas sociais, comunitárias e esportivas da comunidade, sendo o principal responsável pelo sucesso nacional e internacional alcançado pela Ginástica Rítmica de Toledo por ter viabilizado com o seu trabalho as condições para o desenvolvimento do esporte.
Pedrinho Furlan deixa a esposa, Moema, e os filhos Alexandre, Pedro, Paulo Sérgio, Neusa Carmen “Neneca”, Flávio e João Batista “Tita”.
Nascido em 22 de novembro de 1933, em São Pedro do Pontão, Tupanciretã-RS, formou-se em Direito pela USP, em São Paulo.
Na década de 1960, a convite do fundador da Sadia, Attilio Fontana, logo após a aquisição do Frigorífico Pioneiro, ele chegou a Toledo, a cidade do seu coração, onde atuou na empresa até mesmo depois da aposentadoria, como assessor especial da presidência. Na empresa teve papel importante na difusão e estruturação da suinocultura e avicultura regional. Foi o primeiro presidente da Agência de Fomento do Paraná.
Anita Klemann
Sob forte comoção, a técnica de GR Anita Klemann disse ao Viver Toledo que estava muito triste, uma vez que Pedrinho Furlan e a esposa Moema foram como pais para ela. “Eles me ensinaram muito e me orientaram sempre para fazer tudo da maneira correta e com sabedoria”.
Para Anita, o esporte brasileiro perdeu um grande incentivador: “Ele sempre estava ao nosso lado e dizia: ‘vocês podem, vocês conseguem’. Era um motivador, apaixonado pela modalidade que nos acompanhava no dia a dia do trabalho e nas competições.  
 
Homenagens
Dentre as inúmeras homenagens que recebeu, Pedrinho Furlan é cidadão honorário de Toledo. Em 2009, foi homenageado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná e Confederação Nacional da Indústria, ao lado de outros dois expoentes do estado, Ágide Meneguette e Oriovisto Guimarães.
Em 2017, em evento no Teatro Municipal de Toledo, com a presença de autoridades, familiares, atletas e crianças beneficiadas, foi lançado o projeto Pedrinho Furlan de incentivo ao esporte e à educação. O projeto foi uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e Esporte e Lazer para a formação de crianças e descoberta de novos talentos nas modalidades de ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa.
Nessa e em várias oportunidades ele relatou que o seu envolvimento com a Ginástica Rítmica surgiu quando uma de suas netas começou a praticar a modalidade, e foi procurado pela técnica Anita Klemann para viabilizar um espaço para os treinos das crianças. Ele se encantou com o projeto e começou a apoiar. Teve participação decisiva no patrocínio da Sadia ao projeto, entre outros parceiros, como o Sesi, cujo ginásio de esportes tornou-se um dos melhores centros de treinamento de GR do país.
A modalidade cresceu e se consolidou, ganhou espaço exclusivo no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen e somou a conquista de inúmeros títulos nacionais e internacionais por suas atletas, incluindo medalhas pan-americanas e sul-americanas, bem como a participação de atletas da equipe em Olimpíadas.
Ele dizia que o esporte é fundamental na formação das pessoas, tanto para o desenvolvimento físico como cognitivo e social, contribuindo para a formação de seres humanos melhores, mais responsáveis e disciplinados.
O velório de Pedrinho Furlan será realizado no Salão Social da Catedral Cristo Rei, a partir das 13h30. O sepultamento será realizado às 10h, no Cemitério Cristo Rei, precedido de missa de corpo presente, às 9 h.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Empresários paulistas destacam “altíssima qualidade e confiabilidade” dos produtos Bedinsolar

Bispo, Tom, Lucas, Alessandra e Bosquet em frente às futuras instalações Os empresários Oswaldo Bosquet, Washington Bispo e Tom Souza, da empresa paulista Placa Sol Energia Solar, realizaram visita às instalações do Grupo Bedinsat, em Toledo, quinta-feira (21). Eles foram recepcionados pelo diretor Marcio Bedin e integrantes da equipe Bedinsolar, para tratativas em torno de interesses comuns da relação comercial mantida há vários anos.   A Placa Sol tem sede em Presidente Prudente-SP e uma atuação abrangente em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná. Além do diálogo em torno dos negócios, os sócios da Placa Sol visitaram as obras de construção do novo complexo Industrial do Grupo Bedinsat, acompanhados de Lucas Bedin e da gerente Comercial da Bedinsolar, Alessandra Bordignon.   Para o diretor Lucas Bedin, “receber os nossos integradores é sempre muito positivo para alinharmos as estratégias de negócios, ao mesmo tempo em que o contato pessoal é im

Grupo Bedinsat promove palestra sobre desempenho profissional e pessoal

Palestra de Wagner Dornelles Integrantes da equipe do Grupo Bedinsat assistiram na noite de segunda-feira (15) a uma palestra proferida por Wagner Dornelles, que discorreu sobre a neurociência no desempenho profissional e pessoal e mindset - conceito que busca entender a predisposição psicológica de uma pessoa que prioriza determinados padrões de comportamento. Dornelles é filósofo, teólogo, master em Programação Neurolinguística, graduando em Medicina, master em Comportamento Humano e especialista em Planejamento Estratégico.   Diagnosticado na infância com déficit de atenção e bipolaridade, Dornelles se superou pela força de vontade. De família humilde, aos 12 anos de idade começou a vender água nas ruas de Porto Alegre, chegando a uma média de 150 unidades ao dia. Aos 14 anos, com o dinheiro ganho na venda de água, ele comprou ferramentas e investiu numa empresa de limpeza de terrenos, passando a gerar vários empregos. Aos 16 anos, foi emancipado e iniciou a compra e venda de imóvei

Unimed Costa Oeste inaugura hospital em Marechal Cândido Rondon

  No dia 12 de abril, a população de Marechal Cândido Rondon testemunhou o marco histórico na área da saúde com a inauguração do Hospital Geral Unimed (HGU) na cidade. O momento de celebração contou com a presença da diretoria executiva da Unimed Costa Oeste, colaboradores, cooperados, autoridades, imprensa e a comunidade local, que tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura hospitalar. A inauguração do hospital representa um passo importante no fortalecimento do sistema de saúde regional e reafirma o compromisso da cooperativa com a excelência no atendimento em saúde da população. O diretor-presidente da Unimed Costa Oeste, Dr. Hiroshi Nishitani, emocionou a todos com seu discurso e destacou que o hospital é um ícone vivo do compromisso inabalável da cooperativa com a saúde, bem-estar e qualidade de vida da comunidade. “Celebramos o nascimento de mais um ‘filho’ para nossa cooperativa. Não procurávamos apenas construir um hospital, mas sim estabelecer um marco em saúde, cuida