Pular para o conteúdo principal

Mais que uma empresa, um compromisso social com Toledo

Toledo ano 73 – Amigos de infância fazem história no setor industrial e transformam a Vertys numa potência
Juliano Carulli e Douglas Molter: amizade para a vida e os negócios
Trilhar o caminho da reinvenção, utilizando os recursos tecnológicos cada vez mais aperfeiçoados e buscando novos mercados, mas sem perder a essência. É dessa forma que a Vertys Solar Group apresenta um crescimento contínuo, sendo uma das empresas de Toledo com presença nacional em seus segmentos de atuação.
 
Os sócios Juliano Carulli e Douglas Molter estão realizando uma incrível jornada que remota à infância. E assim, a amizade de praticamente toda uma vida se transformou numa parceria de negócios bem sucedida há 36 anos.
 
Um dos grandes players do país no segmento de energia solar, a Vertys é resultado da experiência acumulada por Juliano e Douglas ao longo de uma trajetória empresarial iniciada quando ambos estavam na faixa dos 15 anos de idade e abriram uma serigrafia. Em seguida, com o equivalente a R$ 6,7 mil emprestados da avó e da irmã de Douglas, eles iniciaram a fabricação de chaves eletrônicas para antenas parabólicas. Estavam apenas começando a escrever a história e já se tornavam os precursores de montagem de eletrônicos do Oeste do Paraná.
 
Com atuação em todo o território nacional, a Vertys Solar Group conquistou rapidamente fatia considerável do mercado. Além de sua sede em Toledo, são inúmeros centros de distribuição instalados em vários pontos, de Norte a Sul do país.
 
Na Zona Franca de Manaus entrou em operação este ano 2025 o mais recente empreendimento do grupo – a indústria de aparelhos de ar condicionado com a marca Vertys. Ao lado, na mesma área, a empesa instala a sua linha de montagem de motos elétricas da Vertys Motors.
 
Case de sucesso
A trajetória de Juliano e Douglas é um case de sucesso da Vertys resultante de muita persistência e crença nas suas capacidades empreendedoras. Incluiu a fabricação de aparelhos telefônicos, passou pelas de câmeras de monitoramento e alarmes e o grande salto para o segmento de portões eletrônicos, que colocou a Ômega Sat no top 5 do Brasil. A confiabilidade do produto chamou a atenção do mercado e, em 2018, a empresa foi vendida para o maior fabricante de portões eletrônicos do mundo.
 
Nesse estágio, Douglas e Juliano não se acomodaram. A veia empreendedora pulsou forte e a visão promissora de um negócio novo ainda no país cativou os sócios. E assim nascia a Vertys Solar Group, não para ser apenas uma empresa no ramo, mas uma empresa de atuação nacional, distribuindo os equipamentos de um sistema que promove a conexão entre o Sol e a Terra. E assim, da incrível distância de quase 150 milhões de quilômetros que separa o astro rei do planeta azul, a Vertys Solar Group faz com que seus sistemas permitam adentrar a energia que move a vida nos lares e empreendimentos urbanos e rurais de todo o Brasil. 
Linha de mobilidade urbana exibida em feira em São Paulo
Consolidada a atuação no ramo de energia solar, a Vertys partiu para a ampliação de seu portfólio, com as motos elétricas e os aparelhos de ar condicionado. Os benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus se mostraram promissores e a empresa estruturou sólidas linhas de montagem para produzir com excelência. Uma grande vantagem é a distribuição dos produtos. Afinal de contas, a Vertys já possui uma rede estabelecida de integradores pelo país.
 
Para Douglas Molter, a Vertys é resultado de uma aposta na qual ele e Juliano tinham a confiança no trabalho e no planejamento. “Só não esperávamos um crescimento tão exponencial”, revela.
 
Na visão de Juliano Carulli, o segmento de energia solar requer uma atuação dedicada e um vínculo de confiança entre todos os elos da cadeia. “É um projeto a médio e longo prazo. São pelo menos 25 anos acompanhando o processo desde a instalação de uma usina. Isso não é pouca coisa. Exige planejamento e dedicação”, completa. 
Empresa marca presença em grandes eventos 
Uma extensa rede de parceiros
Se a vida é reflexo daquilo que se cultiva em casa, o relacionamento com o mercado é uma prova disso. O Grupo Vertys Solar possui excelentes parceiros de negócios, a começar pela Renac, da qual é representante exclusiva no Brasil. A Renac possui tecnologia alemã e é fabricante líder de inversores On Grid, sistemas de armazenamento de energia e desenvolvedor de soluções de energia inteligente.
 
Presente em todos os estados, a Vertys soma mais de 3 mil parceiros comerciais, o que levou a empresa a estruturar centros de distribuição em vários locais do país.
 
“A Vertys é uma empresa confiável, que tem credibilidade. É uma das poucas empresas que tem engenharia e suporte próprios. Deu algum problema, a garantia é da Vertys, é aqui com a gente que vai resolver”, salienta Douglas Molter.
 
Olhando além do horizonte
Ao trilhar o caminho da inovação, a Vertys Group tem em seu planejamento se tornar um dos principais players do mercado de eletroeletrônicos nos próximos anos. “Novos produtos exigem novas maneiras de trabalhar, conceitos e estratégias diferentes, mas que propicia aos nossos parceiros opções para a diversificação do portfólio”, acrescenta Juliano.
Uma incrível história: da infância aos negócios
A trajetória dos empresários é uma daquelas histórias impressionantes de sinergia em que a forma diferente de pensar em algumas circunstâncias jamais foi impeditivo para o amadurecimento e convergência em torno de ideias e projetos.
 
“Não tem como dizer que a gente não é irmão. O Juliano é uma pessoa incrível, de um coração gigantesco e visão impressionante que poucas pessoas têm. O Juliano mudou a minha vida. São 35 anos de amizade e negócios”, assegura Douglas.
 
“As pessoas só crescem através de boas parcerias. Eu ajudei a melhorar a vida dele? Ele também ajudou a melhorar a minha vida”, retribui Juliano, acrescentando: “não pensamos igual, mas as nossas decisões convergem. E a prova de um relacionamento tão fortalecido é que ocorreu a venda empresa, vieram novos empreendimentos e continuamos sócios”.
 
Toledo, pelos empreendedores da Vertys
“Somos daqui e amamos esta terra. Algo que está no nosso DNA é a formação das pessoas. Sempre trabalhamos para melhorar as vidas das pessoas, porque melhorando a vida das pessoas, melhoramos as nossas vidas”.
 
Prova disso é que a Vertys mantém estável a sua equipe de colaboradores. “As pessoas gostam de trabalhar aqui e só saem se quiserem”, diz Juliano.
 
A empresa vai além e mantém programas sociais como o Vertys Solar Kid, de formação em informática para crianças, em parceria com a escola do Jardim Coopagro próxima à empresa. O programa conta com um instrutor, sala e equipamentos exclusivos para as aulas.
 
Ar Solidário
Outro projeto em formatação é o do Ar Solidário. A Vertys vai repassar um a cada dez aparelhos vendidos em Toledo a uma família de baixa renda. “Temos verões cada vez mais intensos e o ar condicionado há muito deixou de ser um artigo de luxo para se tornar um elemento essencial para a qualidade de vida de todas as pessoas”, aponta Juliano Carulli.
 
O ar da Vertys ajudando a salvar vidas
O compromisso social da Vertys ganha neste momento em que Toledo comemora 73 anos de instalação um componente a mais. Percebendo a luta dos gestores para a construção das futuras instalações do Hospital Bom Jesus, que é filantrópico e referência do SUS para toda a região, Juliano Carulli e Douglas Molter tomaram uma decisão: a Vertys fará a doação de cerca de 85 aparelhos de ar condicionado para o futuro hospital. E assim, o ar condicionado produzido pela empresa toledana em seu parque industrial em Manaus, ajudará a levar mais qualidade de vida para os pacientes e profissionais de saúde na luta por salvar vidas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Toledo lamenta morte do pioneiro Levino José Sperafico

A Prefeitura de Toledo lamenta a morte do empresário e pioneiro Levino José Sperafico, um dos nomes mais influentes na formação econômica do Oeste do Paraná. Ele tinha 80 anos e faleceu na madrugada desta quinta-feira (11) em São Paulo, onde estava em tratamento médico. A família está organizando os trâmites para o traslado do corpo a Toledo e já decidiu que o velório será realizado a partir das 6h desta sexta-feira (12) na Paróquia Menino Deus, igreja católica do Jardim Porto Alegre. O sepultamento será no Cemitério Cristo Rei, em data e horário a ser confirmado. A administração municipal manifesta pesar e solidariedade aos familiares e amigos, especialmente à esposa Amália e aos quatro filhos que são frutos deste matrimônio: Denis, Dalton, Alexandre e Marcos. Também exalta a contribuição de Levino José Sperafico para o desenvolvimento regional, legado este que foi reconhecido, em 2018, com a entrega, pela Câmara de Vereadores, do título de Cidadão Honorário de Toledo ao empresário. B...

Sperafico é relator de projeto que reconhece arrendamento como atividade rural para fins de Imposto de Renda

Proposta corrige distorções tributárias, reduz litígios e garante segurança jurídica ao produtor Sperafico durante sessão temática - Agência Progressistas O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas–PR) foi o relator do Projeto de Lei de autoria do deputado Pedro Lupion (Republicanos–PR), que modifica a Lei nº 8.023/1990 para corrigir a interpretação da legislação do Imposto de Renda sobre o resultado da atividade rural, especialmente em relação aos rendimentos provenientes do arrendamento de imóveis rurais. Segundo Sperafico, o objetivo central é enquadrar os rendimentos do arrendamento rural no conceito de atividade rural, eliminando dúvidas e padronizando o tratamento tributário.   “Estamos falando de uma interpretação correta da lei, não de um privilégio novo. Esse projeto resolve uma distorção histórica”, declarou. O relator afirmou que a medida responde a uma demanda antiga do setor. “Essa proposta é meritória porque atende a uma justa e antiga reivindicação do produto...

Aplicação Premiada: em grande sorteio final, Ram Rampage vai para associado de Toledo/PR

Associados de São Paulo foram contemplados com outros dois carros Associado recebeu seu prêmio na sede administrativa - Divulgação A 3ª edição da Promoção Aplicação Premiada da Sicredi Progresso PR/SP foi finalizada quinta-feira (11) com a divulgação dos últimos associados sorteados ganhadores de três carros 0 km. A campanha, que iniciou em fevereiro e teve seu período de participação encerrado no fim de novembro, premiou 23 associados no total, 20 deles com prêmios de R$ 20 mil e, os últimos três associados, com três carros 0 km.   Esta foi a maior edição da Aplicação Premiada em termos de adesão. Foram 13.129 associados participantes com mais de 1 milhão de cupons eletrônicos gerados e mais de R$ 1 bilhão em negócios.   Ganhadores dos carros 0 km O prêmio de maior valor era a RAM Rampage Laramie e o associado que “tirou a sorte grande” foi Aparecido Rossato da Silva. Ele associou-se em fevereiro deste ano, na Agência Jd. Panorama, em Toledo/PR, com intuito de também particip...