Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Toledo recebe ofício do Ideas com posicionamento sobre HRT

 

O Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), responsável pela gestão do Hospital Regional de Toledo (HRT), encaminhou à Prefeitura de Toledo o Ofício nº 0560/2026, com as respostas à notificação extrajudicial que apontou possíveis irregularidades no cumprimento do contrato. O documento é assinado pelo diretor executivo da entidade, Sandro Natalino Demetrio. 

A notificação havia sido encaminhada pela administração municipal no último dia 15, com prazo de 15 dias para a manifestação do Ideas. Mesmo assim o documento não respondeu na íntegra os questionamentos feitos pela Prefeitura de Toledo, como na dissonância entre os dados da Demonstração do Resultado do Exercício e o Parecer Técnico da comissão de verificação de práticas de gestão do HRT instituída pela Portaria nº 307/2025. Na resposta, a entidade afirma atender às normas estabelecidas para o terceiro setor na questão contábil e que fará uma manifestação complementar até a próxima segunda-feira (9).

A Prefeitura de Toledo destaca que a definição do atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS) decorreu de recomendações do Ministério Público, com o objetivo de assegurar que o HRT cumprisse integralmente sua finalidade pública. A medida buscou preservar o interesse coletivo e ampliar o acesso da população aos serviços hospitalares, em consonância com a política pública de saúde. A administração municipal lembra que todas as decisões foram tomadas de forma transparente e sempre comunicadas à entidade gestora, priorizando a segurança assistencial e a continuidade dos serviços.

Repasses e responsabilidade compartilhada 

Sobre o custeio da unidade, a Prefeitura informa que tem realizado repasses financeiros regulares, dentro daquilo que ficou estabelecido em lei, aprovada pela Câmara Municipal, hoje no valor aproximado de R$ 1,7 milhão por mês, além de manter diálogo permanente com o Governo do Estado do Paraná para fortalecer o financiamento do hospital.

Sobre os questionamentos de promessas de novos aportes, seja por parte da Prefeitura ou do Governo do Estado, o Município de Toledo reitera que este assunto já foi tratado em reuniões e não existe a menor possibilidade de aumento no valor repassado. O governador Ratinho Júnior e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, manifestaram em várias oportunidades através da imprensa desta impossibilidade e que os pagamentos serão feitos de acordo com a produção entregue pela unidade.

Funcionamento dos serviços e impactos à população 

Em relação às suspensões temporárias de atendimentos, a Prefeitura de Toledo ressalta que qualquer interrupção em serviços essenciais causa impacto direto à população e, por isso, é tratada com extrema cautela. A administração municipal espera que a entidade gestora adote as medidas possíveis para garantir a continuidade dos atendimentos, especialmente em uma unidade de referência regional. A Prefeitura de Toledo mantém fiscalização permanente do contrato, sempre pautada pelo diálogo, pela legalidade e pela busca de soluções conjuntas que evitem prejuízos à assistência em saúde.

Transparência e encaminhamentos 

Sobre os apontamentos técnicos relacionados às demonstrações contábeis, a Prefeitura de Toledo informa que acompanha as análises realizadas pelos órgãos competentes e destaca a importância da total transparência na aplicação dos recursos públicos. Além disso, tem buscado o diálogo institucional e para a construção de soluções conjuntas com a participação do Governo do Estado, do Ministério Público, do Conselho Municipal de Saúde e do próprio Ideas, sempre com foco no interesse público, na legalidade e, principalmente, na garantia de atendimento digno e contínuo à população que depende do SUS.

A partir de agora, o Município vai analisar o Ofício com as respostas e aguardar essa manifestação complementar. Além disso, a comissão deverá entregar até a próxima semana os dados analisados referentes aos meses de novembro e dezembro.

Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45 98801-8722
Karine Graeff - 45 98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Semáforos no Centro de Toledo e conversões à esquerda terão mudanças a partir de segunda

Três semáforos no Centro de Toledo passarão por alterações no tempo de abertura. Além disso, ficará proibida a conversão à esquerda em todos eles, com o objetivo de tornar o trânsito mais ágil no município. As mudanças serão implantadas pelo Departamento de Trânsito e Rodoviário.   Os locais que receberão as alterações são os cruzamentos da Avenida Senador Atilio Fontana com a Rua Piratini, da Rua São João com a Rua Raimundo Leonardi e da Avenida Santos Dumont com a Rua Raimundo Leonardi, todos na região central, detalha o secretário de Segurança e Trânsito, Rogério de Lima. “Nesses locais, o tempo de espera deverá ser reduzido de quase dois minutos para algo em torno de 40 segundos”, acrescenta.   As mudanças vêm sendo estudadas há alguns meses, a partir de levantamentos realizados pela Prefeitura de Toledo em parceria com a empresa 4Mob Engenharia. “O estudo prevê a reprogramação dos semáforos existentes e também a proposição de mudanças para melhorias no tráfego de veículos...

Boletim do Deral aponta que safra 2026 ganha volume e consolida cenário positivo no Paraná

A Previsão Subjetiva de Safra (PSS) do mês de janeiro, feita pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) ), confirma um dos cenários agrícolas mais expressivos dos últimos anos no Paraná. O principal destaque do documento é a safra de verão robusta, puxada pela soja, que deve ultrapassar 22 milhões de toneladas, reforçando a expectativa de uma produção total de 25,9 milhões de toneladas nas lavouras de verão. Mesmo com ritmo de colheita mais lento, em função das chuvas, as condições gerais das lavouras seguem favoráveis e a projeção é otimista para o ciclo 2025/26. O documento detalha a condição dos segmentos de ovos, leites e frutas e horticultura. SOJA   A safra de verão se confirma como o grande motor da agricultura paranaense neste início de ano. Os dados da PSS mostram estabilidade em relação ao levantamento anterior, e o bom desenvolvimento das lavouras, aliado a uma área expressiva cultivada, sustenta a expectativa de u...

BRDE assinará convênio para apoiar empresas do Oeste do Paraná no Show Rural

Durante a programação do Show Rural Coopavel 2026, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai assinar um convênio com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), resultado de um piloto já testado com as associações de Londrina e Maringá. A parceria amplia o acesso a financiamento para empresas associadas e permitirá operações diretas do BRDE, além do uso de uma plataforma de crédito simplificada voltada a empresas de micro e pequeno porte indicadas por parceiros. A iniciativa reforça o apoio ao desenvolvimento regional, com efeitos positivos sobre emprego e renda na região Oeste do Paraná. A presença do BRDE na feira, que acontece de 9 a 13 de fevereiro, em Cascavel, ocorre em um contexto de forte atuação do banco no agronegócio paranaense. Em 2025, a instituição destinou R$ 1,26 bilhão ao setor, em 3.621 operações, o que representa aproximadamente metade das operações do banco no Estado. Os recursos foram direcionados a produtores rurais, cooperativas e ...