32º Encontro dos Pioneiros: reencontros e lembranças
![]() |
| Evento proporcionou momento de reencontros e lembranças aos pioneiros de Toledo (foto: Valderi Geovani) |
O encontro reuniu aproximadamente 800 pessoas.
Famílias inteiras marcaram presença no tradicional evento realizado pela
Secretaria da Cultura. Os famosos “colonizadores” de Toledo chegaram entre os
anos de 1946 e 1954. Durante o evento eles tiveram a oportunidade de relembrar
as histórias vividas nos tempos antigos.
Quem gostou de relembrar essas histórias foi a
senhora Adeliria de Ramos, de 85 anos. A pioneira do município chegou em 1950 e
diz que não trocou e nem trocará por nada a capital do agronegócio. “Antes de
vir pra cá moramos em Guaraniaçu, na década de 50 vim para cá, pois meu cunhado
veio primeiro, começou a trabalhar e levou a notícia que era muito bom aqui,
bom de trabalhar, fácil de viver. Meu pai quando ouviu isso vendeu o terreno
que tínhamos e viemos para cá, depois que acostumamos não quis mais voltar,
casei aqui, tive filhos e netos, não troco aqui por nada”, conta Adeliria com
um sorriso no rosto.
Chegando um pouquinho mais tarde que a Dona
Adeliria, o senhor Pedro Aluizio Kaefer, chegou ao município em 1952. Ele conta
que antes aqui era “puro mato”. “Quando meus pais vieram para cá eu só tinha 12
anos, e desde então minha vida foi aqui; no início era puro mato, tivemos de
abrir estradas e não tinha motosserra, só a punctura, e não tínhamos recursos.
Agora a cidade está 100%, a Prefeitura tem feito um ótimo trabalho”, ressalta
Pedro.
A esposa de Pedro, Araci Kaefer, aproveitou
para lembrar que aqui foi o lugar escolhido para constituírem sua família com
cinco filhos. “Eu cheguei em Toledo no ano de 1957, acompanhada dos meus pais.
Viemos lá de Santo Cristo no Rio Grande do Sul. Meus pais vieram morar em Bom
Princípio, e lá moramos até hoje; tivemos cinco filhos, e todos continuam por
aqui, no início foi difícil, agora tudo está asfaltado, o distrito e Toledo
também, é muito bom se sentir em casa”, destaca Araci.
E teve gente que chegou em Toledo, gostou
tanto da cidade, que fez daqui um lugar para viver de forma intensa. “Sou
moradora do Jardim Coopagro. Tenho 84 anos e nunca parei de me mexer. Faço
curso de violão, atividades físicas, entre várias coisas de forma gratuita.
Quando vim para cá, lembro que trabalhei para a dona Diva, esposa do Willy
Barth. Constitui família, tive filhos, vivi intensamente”, relata dona Elena
Pavoski, de 84 anos.
O Encontro
O momento contou com a presença de diversas
autoridades do Poder Executivo e Legislativo de Toledo, membros da Associação
dos Pioneiros de Toledo (APITO), e entidades do município. Aproximadamente 40
pessoas trabalharam na organização do evento. Entre Secretarias Municipais de
Saúde, Cultura, Comunicação, Segurança e Trânsito.
Na ocasião o Prefeito Lucio de Marchi destacou
a importância de cada pioneiro para o município. “Estamos contentes em ver
nestes rostos a alegria de ter conquistado um futuro promissor para todos. São
milhares de pessoas que transformaram Toledo em uma cidade boa para se viver.
Prestamos nossas homenagens aos que aqui estão e aos que já foram”, explica
Lucio.
O Secretário de Cultura, Odemilson Elias dos
Santos, reforça que esse é mais um evento em valorização ao povo toledano.
"Nossos queridos pioneiros que fazem presença nesse evento são o reflexo
de pessoas que batalharam muito por uma vida melhor para todos nós. É uma
alegria ver que todas essas pessoas puderam fazer presença nesse momento tão
importante de celebrar a vida e a luta de cada um", salienta.
Viver
News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau,
Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed
Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort
& Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial