Governador recebe Pelé e lança campanha de incentivo ao esporte
O governador Carlos
Massa Ratinho Junior recebeu na quarta-feira (13), no Palácio Iguaçu, o campeão
mundial de futebol Pelé. No evento, que contou com a presença de estudantes,
atletas e ex-atletas, foram lançados a campanha Imposto Amigo do Esporte, do
Governo do Estado, e o programa Esportivo Lúdico Educacional, de iniciativa de
Pelé.
A campanha
incentiva cidadãos e empresas paranaenses a apoiarem projetos esportivos
desenvolvidos no Estado por meio da destinação de impostos. O governador
afirmou que o Governo do Estado vai aliar o esporte à educação, com foco no
apoio a projetos de contraturno. “O grande objetivo é incentivar o contraturno
escolar, fazer com que os nossos jovens possam praticar esporte e ter uma vida
saudável, longe das drogas, que estejam próximos da escola e de práticas que
fazem bem para sua vida”, disse.
Ratinho Junior
também destacou a importância do Rei Pelé na história do esporte mundial. Ele
disse que o documentário sobre o jogador, Pelé Eterno, será exibido em todas as
escolas paranaenses. “O Pelé divulgou positivamente o Brasil para todo o
planeta. As pessoas às vezes não sabem onde fica o Brasil, mas sabem que o Pelé
é brasileiro”, afirmou.
O ex-jogador
lembrou que a ideia de criar um programa que incentivasse a prática esportiva
veio quando ainda jogava. Ao sair de um treino do Santos, na Vila Belmiro, ele
viu algumas crianças tentando roubar um carro. “Quando fiz o milésimo gol, em
um jogo no Maracanã, a primeira coisa que me veio na cabeça foi aquela garotada
roubando. Por isso que hoje temos o programa para proteger as crianças e
tirá-las da marginalidade”, contou. “É uma luta grande, mas vamos vencer se
Deus quiser”, disse.
Incentivo
A campanha Imposto
Amigo do Esporte visa estimular a destinação a projetos esportivos de parte do
Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) – por meio do Programa
Estadual de Fomento e Incentivo ao Esporte (Proesporte) – e de parte do Imposto
de Renda (IR), por intermédio da Lei de Incentivo ao Esporte Federal, do
governo federal. A expectativa do governo é arrecadar R$ 8 milhões pelo
Proesporte.
Se a opção for
destinar o ICMS via lei estadual, o aporte pode ser de até 3% do imposto
devido. No caso do IR, a pessoa física que entrega a declaração pelo modo
completo pode destinar até 6% do imposto a projetos do desporto e paradesporto.
Já a pessoa jurídica, pelo lucro real, pode destinar até 1%.
Educacional
O programa
Esportivo Lúdico Educacional foi elaborado com supervisão de Pelé e busca a
inclusão social, promoção do rendimento escolar e a universalização e o
desenvolvimento da prática esportiva no Brasil. No Paraná, o programa será
implantado, inicialmente, em escolas de Foz do Iguaçu.
Mantido por doações
captadas pela Lei de Incentivo ao Esporte, o programa tem como base a prática
de esportes em contraturno escolar e trata de temas transversais e
interdisciplinares.
Viver
News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio:
Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob
Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium,
Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed
Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort
& Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial