Epidemia de dengue alcança mais cinco cidades do Paraná
Mais
cinco municípios entraram na lista dos que estão em epidemia de dengue –
Peabiru, Quinta do Sol, Cruzeiro do Oeste, Paranapoema e Jacarezinho. Ao todo,
já são 35 municípios nesta situação no Paraná, de acordo com o boletim
epidemiológico divulgado nesta terça-feira (21) pela Secretaria de Estado da
Saúde.
A
epidemia é confirmada depois que a cidade aponta, proporcionalmente, mais de
300 casos por 100 mil habitantes. Em alerta estão outros 41 municípios
paranaenses; estes registram mais de 100 casos por 100 mil habitantes.
“Toda
a população deve estar envolvida no combate à dengue. O Paraná precisa da ajuda
de todos para acabar com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor
da doença”, alerta o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto. Ele ressalta
que 80% dos focos de mosquitos se formam nos quintais e dentro das residências,
principalmente nos recipientes que acumulam água parada. “Temos que eliminar os
focos para o controle da dengue, para nosso bem-estar e de nossa família”,
afirma Beto Preto.
A
Secretaria da Saúde segue com várias frentes de combate à dengue, promovendo
ações preventivas por meio do Setor de Doenças Transmitidas por Vetores, como a
capacitação de profissionais para o diagnóstico e manejo clínico da dengue.
Dados
O
informe epidemiológico da semana aponta 8.158 casos confirmados de dengue no
Paraná. São 1.386 a mais que na semana anterior, que apresentou 6.772 casos
confirmados. Os casos autóctones, contraídos na própria cidade de residência,
são 7.869. E 21 municípios apresentaram autoctonia pela primeira vez. Matinhos
está entre estas cidades com 14 casos.
“Estamos
intensificando as ações de combate em todo Litoral, com busca ativa de
criadouros”, explica o diretor da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, José
Carlos de Abreu. “Em Matinhos vamos iniciar uma operação nesta quinta-feira, em
parceria com a secretaria municipal da Saúde e Universidade Federal do Paraná
para o monitoramento da presença do mosquito transmissor em toda zona urbana”,
informa.
A
operação acontecerá com a instalação de armadilhas que imitam o ambiente de um
criadouro em 87 residências de Matinhos. “Vamos deixar um recipiente preparado
para que o mosquito deposite os ovos e quatro dias após, na segunda-feira (27),
recolheremos o material para checagem de bairros com maior incidência.
"O
objetivo da operação é nortear as áreas com prioridades para o controle”,
complementa o biólogo da 1ª Regional, Pedro Calderaro. Os proprietários das
residências onde as armadilhas serão colocadas assinaram termo de autorização.
Viver News –
Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Coamo, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr.
John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena,
Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club,
Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e
Hidro, Unipar, Sifra Imobiliária , Recanto Cataratas Thermas Resort &
Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort











0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial