13/05/2019

Foz: construção da ponte começa em junho e Paraná será o gestor

Governador Ratinho Junior assinou convênios que formalizam a decisão, tomada pelos presidentes Bolsonaro e Benítez, a pedido do Estado
Presidentes Bolsonaro e Benítez e governador Ratinho no Marco das Três Fronteiras
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou sexta-feira (10), em Foz do Iguaçu, convênios que formalizam o Paraná como o gestor da construção da ponte entre Brasil e Paraguai, a segunda ligando os dois países. Os convênios da delegação foram assinados em solenidade com o presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez, para o lançamento da pedra fundamental da obra.
A decisão de delegar ao Paraná a gestão da obra foi dos presidentes dos dois países, a pedido do Governo do Estado. A ponte da Integração Brasil-Paraguai começa a ser construída em junho, nas proximidades do Marco das Três Fronteiras, ligando Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco. A previsão é que ela fique pronta em até três anos. O investimento, de R$ 456 milhões, será feito pela Itaipu Binacional.
Cargas
“É um dia histórico para o Paraná e o Brasil, após mais de 50 anos, nos unirmos em um projeto que vai mudar a história da mobilidade desses dois países”, afirmou o governador. “Será a ponte com maior vão-livre do País e vem ao encontro do projeto de logística que planejamos para o Paraná”, completou.
Com a obra, todo o transporte de cargas entre os dois países será feito pela nova passagem, tirando da Ponte da Amizade o trânsito pesado e liberando o local para atender somente turistas e passageiros. “Queremos transformar o Paraná na grande central logística da América do Sul e exportar a produção das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul e do Paraguai, que é também um grande produtor de alimentos”, enfatizou o governador.
Além de ampliar os negócios e melhorar o ramal logístico, a segunda ponte também demonstra uma grande parceria diplomática entre Brasil e Paraguai, salientou o presidente Jair Bolsonaro.
Mário Benitez também enfatizou a iniciativa como um marco histórico. “Celebramos mais essa parceria após 54 anos da inauguração da Ponte da Amizade, a primeira e até hoje a única conexão física que abriu meu País a uma saída terrestre à costa brasileira”, afirmou Benítez.
Gestão
O governador assinou um convênio de delegação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) ao Estado do Paraná, para que a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística faça a gestão da obra. O convênio foi assinado pelo governador e o diretor-geral do Denit, Antônio Leite dos Santos Filho. Também foi firmado um Instrumento Particular de Convênio com a Itaipu, celebrando o aporte financeiro da usina ao projeto. O documento foi assinado por Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro, Joaquim Silva e Luna.
“O Paraná ficará responsável por tocar a obra. Com recursos liberados pela Itaipu, vamos executar os projetos que o Dnit elaborou”, explicou o Secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “É uma responsabilidade, porque é uma obra grandiosa, não só a ponte como também os acessos. Temos um cronograma e um plano de trabalho a cumprir”.
Além da ponte, está prevista a construção de uma perimetral no lado brasileiro, que inclui uma ligação entre a Rodovia das Cataratas e a BR-277 pela Perimetral Leste, por onde trafegarão os veículos pesados que circulam entre Brasil e Argentina.
Ligação
A segunda ponte será construída sobre o Rio Paraná na região do bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o município de Presidente Franco, vizinho a Cidade de Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade.
Construída em 1965, a Ponte da Amizade é o principal corredor logístico entre Brasil e Paraguai e está sobrecarregada. Além das pessoas que circulam entre Foz e Cidade de Leste, ela também concentra o trânsito de caminhões.
A nova ponte será do tipo estaiada, com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. O projeto prevê pista simples, com 3,70 metros de largura, com acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro. A extensão é de 760 metros, com vão-livre de 470 metros.
Também está em fase de projetos a construção de uma terceira ponte ligando os dois países. Ela será construída sobre o rio Paraguai, entre as cidades Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, com investimento também da Itaipu.
Viver News – Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Coamo, Acit, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Sifra Imobiliária, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial