Pular para o conteúdo principal

Exame para identificar vírus Zika é comercializado no país

Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil 
Por Agência Brasil - Um exame sorológico capaz de identificar a contaminação pelo vírus Zika mesmo depois da infecção por dengue começou a ser comercializado no país. Os kits são voltados principalmente para mulheres em idade fértil e para estudos epidemiológicos que pretendam determinar pessoas que já tenham sido expostas ao vírus. Essa era uma das principais demandas após a epidemia de zika no Brasil, entre 2015 e 2016.
O teste é resultado de uma pesquisa iniciada há dois anos por um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. O estudo foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e teve o pedido de patente licenciado pela empresa AdvaGen Biotec e recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para uso comercial. O produto foi testado em cerca de 3,2 mil mulheres no Brasil.
O exame detecta a presença de anticorpo específico do vírus Zika produzido pelo organismo depois de 15 a 20 dias, após o indivíduo ser infectado. Entretanto, como os vírus da zika e da dengue são muito parecidos, os testes disponíveis no mercado acabam por confundir com resultando em falso positivo ou negativo, dificultando ou impedindo o diagnóstico preciso em áreas endêmicas para a dengue. O teste tem 95% de especificidade para zika, enquanto os outros do mercado têm até 75%.
“Esse anticorpo dá proteção para o resto da vida e é muito difícil achar uma proteína que seja específica para o Zika. Mas achamos um local na proteína, que chamamos de Delta NS1, e que não dá reação cruzada com a dengue”, explicou um dos pesquisadores, o especialista em virologia Edison Luiz Durigon.
Segundo o pesquisador, o kit facilitará o acompanhamento de gestantes que farão o exame a cada três meses para prevenir a microcefalia em bebês. Caso a mulher seja infectada só no período final da gestação, o bebê corre o risco de desenvolver problemas neurológicos.
“Se a gestante tiver Zika o teste acusará. E aí muda-se a conduta médica, com a possibilidade de acompanhar essa criança para que ela seja conduzida a um padrão normal na infância e adolescência”, disse.
O exame é baseado no método Elisa e também será útil para estudar a prevalência do vírus porque a maioria das pessoas infectadas não apresentam sintomas, assim a mulher pode ter o vírus sem saber e passar para o feto. Dessa forma, algumas crianças podem nascer sem microcefalia, mas podem ter lesões invisíveis no cérebro em um primeiro momento, podendo desenvolver problemas cognitivos severos.
“O exame deve ser feito em laboratório e fica pronto em três horas e meia. É um teste que qualquer laboratório clínico está equipado para fazer. Esse foi um cuidado nosso”, ressaltou o especialista.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pré candidato pelo União Brasil, Douglas Wosch desponta como opção ao legislativo de Toledo com pautas importantes

  O médico veterinário Douglas Wosch, pré candidato a vereador pelo União Brasil, tem se engajado em causas não tão exploradas mas que merecem atenção maior do poder público, como a implantação de políticas públicas eficazes às famílias atípicas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), e também a causa animal, esta com uma visão técnica devido ao seu trabalho e formação acadêmica. Outro assunto na pauta de Douglas, é quanto a HOESP – Hospital Bom Jesus. “O Hospital Bom Jesus é pauta importantíssima, já que ele atende milhares de moradores de Toledo e das demais cidades que fazem parte da 20ª Regional de Saúde. Essa causa merece atenção especial redobrada pelo executivo e legislativo municipal”, disse. “Outra pauta que tem me chamado atenção é em relação aos produtores rurais e moradores do interior do município, aonde tenho muitos amigos devido a relações comerciais direta com produtores. Esses trabalhadores tão importantes que impulsionam a nossa economia precisam ter um bom supo

Toledo perde a pioneira Clenar Viezzer Formighieri

  Toledo lamentou hoje falecimento de Clenar Terezinha Viezzer Formighieri, ocorrido nesta terça-feira (23), aos 83 anos. A pioneira estava internada em Cascavel por conta de um acidente vascular cerebral (AVC). O velório será na sede social da Catedral Cristo Rei.  Filha de Ernesto e Gentila Viezzer, a família chegou em Toledo em 9 de fevereiro de 1948, oriundos de São Marcos, distrito de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Clenar era a segunda filha do casal, atuou como cartorária e em 2022 recebeu uma moção de aplausos da Câmara Municipal pelos serviços prestados aos munícipes toledanos. Muito atuante junto à comunidade católica, Clenar trabalhou como secretária do Pe. Antônio Patuí, primeiro sacerdote a atuar na região. Em 1998, ela e o marido Jandir Formighieri, juntamente com o casal de amigos Celito e Maria Dilonê Pizzato, trouxeram para a Diocese de Toledo o movimento de espiritualidade Equipes de Nossa Senhora. Por longo período, Clenar foi a coordenadora e depois atuou no ra

Deputado Sperafico anuncia recursos para asfalto e saúde de Marechal Cândido Rondon

Sperafico participou de reunião em Linha Arara - Divulgação O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) anunciou a destinação de recursos da ordem de R$ 500 mil para a execução de obras de pavimentação asfáltica da estrada ligando a sede do município de Marechal Cândido Rondon à localidade de Linha Arara. O parlamentar participou de reunião naquela comunidade, segunda-feira (22).   A destinação dos recursos atende ao pedido realizado ao deputado Sperafico pelo suplente de vereador Carlinhos Silva, visando a aplicação do asfalto sobre pedras irregulares na estrada de Linha Arara. O encontro contou com a participação expressiva da comunidade e também dos vereadores Vanderlei Sauer, Adriano Backes e Claudinho, além do suplente Carlinhos Silva. O secretário de Infraestrutura, João Carlos Klein, representou o prefeito Márcio Rauber. Recursos federais estão assegurados ao município Na ocasião, o deputado anunciou a destinação de mais uma verba para Marechal Cândido Rondon. Serão R$ 2