Prefeitura recebe parceiros para projeto de parceria pública/privada para iluminação pública
Iluminação pública de alta qualidade, prestação de
atendimento de excelência aos usuários, melhoria da segurança pública, redução
do consumo de energia e de emissão de gases efeito estufa, iluminação especial
para destaque de espaços públicos e patrimônios culturais/artísticos/históricos
foram o foco da reunião que deu início ao projeto de estruturação da concessão
do Sistema de Iluminação Pública de Toledo.
Todos esses representantes foram recebidos na última
quarta-feira (12) pelo Prefeito Lucio de Marchi e por uma comitiva de gestores
e servidores que integram a Comissão de Iluminação Pública de Toledo. A ação é
resultado do Edital de Chamamento Público nº 01/2018 para estruturação de
projetos de concessão e Parceria Público-Privada no setor de Iluminação Pública
o qual Toledo foi selecionado.
No âmbito do FEP-Caixa (Fundo de Estruturação de
Projetos), fundo este criado pelo Governo Federal e administrado pela Caixa Econômica Federal, será desenvolvido um EVTEA - Estudo de viabilidade Técnica,
Econômica e Ambiental para o estabelecimento de uma Parceria Público Privada
(PPP) de Iluminação Pública. Esse estudo contará com o apoio da AFD uma vez que
foi estabelecido um Acordo de Cooperação Técnica entre o Brasil e França sobre
Governança das PPPs. Além do apoio técnico o Município contará com o apoio
financeiro da instituição internacional. Dessa forma a União aportará por meio
do FEP (45%) dos recursos, a AFD 45% e o Município apenas 10% dos recursos
necessários para o desenvolvimento dos estudos. Todos esses recursos serão
restituídos pelo parceiro privado aos respectivos entes para que novos projetos
possam ser contratados.
A parceria poderá render ao município a oportunidade
de substituir todo o sistema atual de iluminação pública por um parque
luminotécnico com implantação de lâmpadas mais eficientes, com menor consumo e
maior durabilidade.
O Secretário de Habitação, Serviços e Obras Públicas,
Rafael da Silva Schiavinatto, destacou a importância do projeto. “O objetivo
desse projeto é melhorar o sistema atual com a substituição de lâmpadas de
mercúrio e vapor de sódio, tecnologias essas consideradas ultrapassadas e
potenciais poluentes ao meio ambiente, por lâmpadas mais modernas com
tecnologia LED. . Será possível diminuir
o tempo de atendimento e aumentar a velocidade de manutenção através do Sistema
de Telegestão e do Centro de Controle que serão implantados no parque
luminotécnico do município. A intenção é que no estudo a ser realizado também
aponte soluções que identifiquem em tempo real quando houver queima de uma
lâmpada. Desta forma vamos melhorar a prestação deste serviço para a comunidade
e com uma qualidade superior à atual”, frisa.
A Assessora Técnica do MDR, Jéssica da Silva Brito,
disse que o município irá ganhar com a agilidade e a qualidade dos serviços
prestados. “O parque de iluminação pública é a porta de entrada para as cidades
inteligentes, possibilitando ao
município o incremento de outros serviços como: sensores de sons, sensores de
bueiros, redes Wi-Fi, videomonitoramento, dentre outros e além de possibilitar
significativa melhora em segurança pública, com a redução de crimes de
oportunidade; valorização imobiliária,
aumento do comércio e turismo local, e eficientização energética serão
efeitos proporcionados a partir da modernização do parque”, apontou.
O
projeto
De acordo com o Gerente de Clientes e Negócios da Caixa,
André Oliveira de Araújo: “Essa iniciativa faz parte de um programa federal de
apoio aos estados e municípios implementado pelo governo federal e pela Caixa
para desenvolver projetos de infra com alto grau de qualidade e eficiência que
se traduzem em Serviços públicos à população desses entes subnacionais.
Nicolas Bourlon, da Expertise France e representante
da AFD disse ao Prefeito Lucio de Marchi que o investimento que a Prefeitura
demoraria 15 anos ou mais para realizar, a PPP tornaria possível a curto prazo.
Em um ano poderá ser investido R$ 30 milhões se assim o projeto definir. O
recurso seria pago a longo prazo, por meio da utilização da Contribuição para
Custeio de Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
Um calendário de reuniões e videoconferências foi
definido para acompanhar as 4 fases de estruturação da Parceria
Público-Privada. A perspectiva é de que sejam necessários 12 meses para que
sejam vencidas todas as fases dessa estruturação que incluem o diagnóstico do
sistema existente, a elaboração de projetos, a aprovação de Projetos de Lei, a
elaboração do contrato, a Consulta Pública e o Processo Licitatório que
definirá qual será a empresa prestadora do serviço.
Na manhã do dia 13 as equipes da Caixa, MDR e do
Município de Toledo se reuniram com o representante do Ministério Público de Toledo
para demonstrar o Programa do Governo Federal, todo o trabalho que será
desenvolvido e acima de tudo toda a transparência necessária a um projeto
complexo e de grande investimento no município de Toledo.
O promotor responsável pelo acolhimento de questionamentos
da sociedade reforçou a postura transparente que a estruturação vem adotando, e
que o modelo de atuação também permite a troca de conhecimentos entre as
instituições participantes.
Viver News – Karine Graeff c/ assessoria
Apoio:
Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Sicoob Meridional, Lodi, Imobiliária
Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country
Club, Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum
Natação e Hidro, Noite Italiana do Hotel Bella Itália, Unipar, Recanto
Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz
Cataratas Hotel & Resort, Coamo, Prati-Donaduzzi, Pharma S. A.








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial