Covid-19: ocupação de leitos de UTI exclusivos na 20ª RS cresce em setembro
Média, que foi de
47,37% em agosto, chegou à 56,18% nos 23 primeiros dias deste mês nos hospitais
Bom Jesus (Toledo) e Moacir Micheletto (Assis Chateaubriand)
A melhora no quadro
epidemiológico e a inclusão de mais oito leitos de unidade de terapia intensiva
(UTI) no Hospital Bom Jesus passou a impressão, no começo de agosto, de que o
pior da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) já tinha passado em Toledo.
Contudo, este sentimento veio acompanhado de desleixo de muitas pessoas, que
passaram a formar aglomerações e deixaram de usar máscara, fazendo o número de
novos casos e de óbitos causados pela Covid-19 aumentar consideravelmente neste
período.
O reflexo disso se vê
na taxa de ocupação dos 38 leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS)
exclusivos para pacientes (confirmados ou suspeitos) com Covid-19 na área de
abrangência da 20ª Regional de Saúde (RS) - 24 no Bom Jesus e 14 no Hospital
Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand. Se em agosto esta média foi de
47,37%, nos 23 primeiros dias de setembro chegou-se ao índice de 56,18%,
crescimento relativo de 18,60%.
O viés de aumento se
confirma nas informações mais recentes. Até às 9h desta quarta-feira (23), a
taxa de ocupação regional estava em 63,16% - 54,17% em Toledo e 78,57% em Assis
Chateaubriand.
No âmbito da
Macrorregional Oeste, que reúne também as RS de Cascavel, Foz do Iguaçu,
Francisco Beltrão e Pato Branco, também houve aumento na taxa de ocupação dos
158 leitos de UTI disponíveis para o tratamento de Covid-19. A média de agosto,
que já estava acima da registrada na Regional de Toledo (56,72%), subiu ainda
mais: 62,03% nos 22 primeiros dias de setembro, crescimento relativo de 7,77%.
Outro dado que
confirma a situação nada tranquilizadora da Covid-19 em Toledo diz respeito às
internações em leitos de enfermaria do SUS para pacientes com diagnóstico
suspeito ou confirmado da doença. A demanda por este serviço, concentrado no
Pronto Atendimento Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes, aumentou
consideravelmente na última semana. Da última quarta-feira (16) até hoje, a
soma de internações de moradores de Toledo em leitos de UTI com os que estão em
enfermaria nunca esteve abaixo de 40, um índice de hospitalização (proporção
entre pessoas que necessitam de atendimento hospitalar permanente e o total de
casos ativos) de 5,53%.
Este quadro
desfavorável faz a secretária de Saúde, Denise Liell, voltar a pedir à
população para que redobre os cuidados com o Sars-Cov-2, higienizando as mãos
(incluindo os pulsos, as unhas e os espaço entre os dedos) com água e sabão ou
álcool em gel várias vezes ao dia, evitando estar ou formar aglomerações,
mantendo os ambientes sempre ventilados e arejados, e cobrindo o rosto com o
braço ou um lenço descartável ao tossir ou espirrar. “Ainda não é momento de
fazer reuniões com amigos, colegas ou familiares. Sempre que possível, fique em
casa e só saia quando realmente for preciso e use sempre máscara do jeito
certo, cobrindo toda a boca e o nariz. Assim, poderemos evitar a contaminação
de mais pessoas e conter a pandemia em Toledo”, salienta.
Viver
Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Acit, Ótica Cristal,
Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio
Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa
Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto
Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz
Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial