Saúde orienta as igrejas para os cuidados no Dia de Finados
Em virtude da
pandemia do novo coronavírus a Secretaria de Saúde de Toledo (SMS) convidou
representantes de várias igrejas do município para tratar de assuntos
relacionados a pandemia do novo coronavírus e sobre as atividades e celebrações
relacionadas ao Dia de Finados, 02 de novembro.
Na ocasião a equipe
técnica da Secretaria de Saúde apresentou o perfil dos casos confirmados da Covid-19
para os líderes religiosos e também solucionou dúvidas dos mesmos. Também foram
relatadas situações vivenciadas nas comunidades religiosas.
O tipo de transmissão
comunitária, aquele que não é possível identificar qual é necessariamente a
origem do contágio, é uma das principais formas de contaminação (46%). Esse e
tantos outros dados foram apresentados durante a reunião demonstrando,
principalmente, a preocupação com o público idoso com mais de 60 anos.
Atualmente, apesar de
não representar a maior fatia de pessoas contaminadas, o público idoso é o que
mais evoluiu para óbitos durante a pandemia. Hoje a média de idade, se
considerados os 55 óbitos de Toledo, é de 68,2 anos.
Após debaterem o
tema, chegou-se ao consenso de que é necessário cuidar do público com mais de
60 anos. As sugestões levantadas foram no sentido de incentivar aquelas pessoas
que não abrem mão de visitar o túmulo de familiares nos cemitérios, a utilizar
os dias que antecedem o feriado de Finados (02 de novembro) ou os dias
seguintes, ao invés de usar apenas aquele final de semana, como estratégia para
evitar aglomerações.
O representante da Igreja Católica elogiou o trabalho realizado pelos técnicos do município e disse que pretendem adotar todas as medidas de segurança que forem orientadas pelo poder público.
O Pastor da Igreja
Adventista do 7º Dia, Marcos Aurélio da Costa Freires, disse que “nós que
pregamos o amor também devemos neste momento proteger nossos idosos, nossas
crianças e as pessoas que amamos”.
Para o grupo
evangélico, será mais fácil trabalhar as orientações com relação ao Dia de
Finados, devido às tradições adotadas serem diferentes das celebrações
costumeiramente praticadas dentro do catolicismo.
A Secretária de Saúde
acrescentou que este momento foi importante também para trabalhar a necessidade
de cuidados com os diversos públicos, em especial crianças e idosos, e que o
papel dos líderes religiosos é de fundamental importância no sentido de colaborar
com as informações e práticas corretas.
“Essa reunião faz
parte de uma estratégia que estamos adotando desde o início de agosto para
ampliar as informações importantes e fazer com que elas cheguem até os grupos
de idosos”, avaliou a Secretária de Saúde, Denise Liell.
Participaram da
reunião representantes das igrejas Católica, Adventista do 7º Dia, Assembleia
de Deus, Luterana do Brasil, Livre de Toledo, Irmãos Menonitas, Associação de
Ministros Evangélicos de Toledo (AME), além de técnicos da Secretaria Municipal
de Saúde.
Viver
Toledo – Editores: Wanderley Graeff e Karine Graeff
Acit, Ótica Cristal,
Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio
Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa
Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto
Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz
Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, iBOLSA, Pharma S/A








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial