21/03/2021

Sangue: mãe estimula filhas gêmeas e estas os namorados, gêmeos, à doação

Um gesto de amor: cada doador pode salvar quatro vidas
Filipe, Larissa, Maria, Letícia e Lucas: gesto com efeito multiplicador
Se a cada doação é possível salvar até quatro vidas, o efeito multiplicador de um exemplo amplia essa conta para um número bem mais expressivo de vidas salvas nos hospitais da região. Se não bastasse servir de modelo inspirador às filhas, a atitude de Maria Jesus Lazzarin como doadora regular ao Banco de Sangue de Toledo causou efeito e além do ambiente da família Lazzarin. Letícia e Larissa passaram adiante o gesto que traz esperança àqueles que necessitam e a contar com a companhia dos respectivos namorados nas suas idas ao Banco de Sangue. Numa dessas coincidências que talvez esteja escrita nas estrelas, as jovens gêmeas da família Lazzarin namoram os também irmãos gêmeos Filipe e Lucas Orsato.
A história inusitada demonstra que o jornalismo propicia ao repórter momentos indescritíveis que só a magia da profissão explica. Do contrário, a introdução à matéria sobre o Banco de Sangue de Toledo seguiria um padrão normal de qualquer reportagem e com o antigo clichê sobre a importância da doação, inserindo-se uma conversa com as pessoas que lá trabalham e com um ou outro doador.
“Venho a cada quatro meses e esta é a segunda vez que acontece com todos no mesmo dia, as meninas e os seus namorados. É uma satisfação imensa tê-las me acompanhando e trazendo também os meninos", disse Maria Jesus Lazzarin ao Viver Toledo. Para ela, doar sangue é muito tranquilo e nunca houve qualquer intercorrência. "O ambiente do Banco de Sangue é bem seguro, com controle no acesso e um pessoal muito atencioso”.
O gesto de Maria e dos jovens compõe uma entre tantas histórias vivenciadas no cotidiano da equipe do Banco de Sangue. Ela é formada por cerca de 25 profissionais de diversas áreas de atuação, incluindo assistente social e profissional médico que faz a avaliação clínica dos candidatos a doadores.
Em tempos de pandemia do coronavírus, depois de uma redução nas doações no ano passado, o trabalho de coleta volta aos parâmetros normais, principalmente depois de resolvido um problema com a disponibilidade de médico. A saída de um médico e as férias de outro, reduziu substancialmente o trabalho de coleta entre os meses de dezembro e fevereiro.
No vídeo a seguir, a coordenadora do Banco de Sangue, Lídia Gonçalves, apresenta detalhes sobre os procedimentos para a doação.
Condições para doar
Simone Mayumi e Jéssica Beres
Estar bem de saúde, apresentar documento com foto, ter entre 15 e 69 anos e pesar mais de 50kg. No dia da doação, estar bem alimentado e descansado, não ter ingerido bebida alcoólica e evitar fumar ao menos duas horas antes.
Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis como HIV, hepatite, sífilis e doença de Chagas. Quem fez piercing ou tatuagem há menos de 12 meses.
Serviço
Banco de Sangue de Toledo
Rua Almirante Barroso, 2490, centro (próximo ao Hospital Bom Jesus) - Fone 3379-1993
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Chocolates Roma


 

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial