Com nova remessa, Paraná vai intensificar vacinação de domingo a domingo
O Paraná vai
intensificar o processo de vacinação de domingo a domingo com a distribuição de
um novo lote de imunizantes contra a Covid-19. As 242.050 doses encaminhadas
pelo Ministério da Saúde começam a chegar ainda nesta quinta-feira (8) nas 22
Regionais que formam o sistema público de saúde do Estado. O material será
transportado do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, por
meio de aeronaves e caminhões.
Essa é a 12ª remessa
destinada ao Paraná pelo Governo Federal. É formada por 127.250 imunizantes da
AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 114.800 da Coronavac/Butantan. Com o lote, o
Paraná recebeu até o momento 2.495.350 conjuntos vacinais.
“O pedido é para
agilizar a distribuição. Queremos que os municípios aproveitem o fim de semana
para vacinar o maior número possível de pessoas. Ficar sem vacina é sinal de
que todas as doses foram aplicadas. Não queremos vacina no estoque. Queremos
sim no braço dos paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho
Junior.
Ele acompanhou nesta
quinta-feira (08) a chegada do novo carregamento de imunizantes ao Cemepar. E
voltou a pedir agilidade a todos os entes envolvidos com o processo. “Seja com
a primeira ou com a segunda dose, precisamos vacinar o mais rapidamente
possível. Usar tudo o que temos. Não é o momento de parar nem um dia sequer,
usar esquema de guerra para vacinar”, disse.
A remessa da AstraZeneca está dividida em 70.338 para aplicar como primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e 50.868 como segunda dose para os trabalhadores de saúde imunizados em janeiro, quando o primeiro lote do medicamento chegou ao Paraná. O intervalo de aplicação desse imunizante é de três meses. Há, ainda, 5% (6.044 doses) separadas como reserva técnica, seguindo o protocolo do Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Ministério da Saúde. O conjunto integra um lote de 2.407.750 para todo o País.
Já as doses do
Butantan estão divididas entre 25.040 para idosos de 65 a 69 anos e 2.277 para
profissionais de segurança pública, ambas destinadas para a primeira aplicação.
Outras 70.715 são para idosos entre 70 e 74 anos e 11.212 para trabalhadores da
saúde, ambas como segunda dose, além da reserva técnica (5.556 doses). Elas são
parte de um lote de 2.008.800 aplicações para todo o Brasil.
A inclusão das forças
de segurança respeita a distribuição realizada pelo Ministério da Saúde. O
grupo é considerado prioritário também pelo Plano Estadual de Vacinação contra
a Covid-19.
“Precisamos destacar
que a segunda dose é tão importante quanto a primeira. É ela que garante o
fechamento do ciclo de imunização. Peço à população que acompanhe a caderneta
de vacinação e entre em contato com o município para saber quando e onde tomar
a segunda dose”, ressaltou Ratinho Junior.
Nova Remessa
Secretário de Estado
da Saúde, Beto Preto sinalizou que o Paraná deve receber uma nova remessa de
vacinas contra a Covid-19 no começo da próxima semana. Ele reforçou que o planejamento
é garantir a imunização de todas as pessoas com mais de 60 anos até o fim deste
mês. “É o grupo que mais sofre com a doença, que mais fica internado e também
vem a óbito. A nossa logística está pronta. Tão logo cheguem as vacinas, logo
aplicaremos nos paranaenses”, disse.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba
www.alfaonline.com.br/concursodebolsas2021







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial