Covid-19: Dados apresentam queda nos casos e Toledo entra na bandeira vermelha
www.alfaonline.com.br/concursodebolsas2021
Os dados da pandemia
da Covid-19 apresentados na última terça-feira (06), na durante a reunião do
Centro de Operações Emergenciais (COE), apresentaram diminuição no número de
casos. Em contrapartida, a taxa de letalidade atingiu 1,22% e a mortalidade
agora é de 157 óbitos para cada 100 mil habitantes. No mesmo encontro, foi
anunciada também a mudança da matriz de risco, que agora entra em bandeira
vermelha.
Segundo a
apresentação, após duas semanas de estagnação - 581 e 558 casos e 16 e 18
óbitos respectivamente - o período entre os dias 28/03 e 03/04 apontou 308
contaminados com oito óbitos. De acordo com o diretor geral de Saúde de Toledo
e integrante do COE, Fernando Pedrotti, a queda dos casos é fruto da diminuição
da circulação das pessoas e da rigidez na fiscalização dos decretos. “Houve
diminuição no atendimento de sintomáticos em todos os locais. Na rede pública e
privada e também no ambulatório montado por algumas entidades em Toledo. Isso
demonstra uma menor circulação viral”, explicou.
A informação é
corroborada pela secretária de Saúde de Toledo,
Gabriela Kucharski, ao afirmar que apesar da queda na procura pelo
atendimento, ainda existe demanda reprimida de unidades de terapia intensiva
(UTI’s) na Macrorregional Oeste. “Ainda temos pessoas aguardando por tratamento
intensivo”. Gabriela acrescentou que as medidas restritivas surtiram efeito,
bem como o cuidado que as pessoas adotaram no uso correto da máscara, da
assepsia das mãos, seja com água e sabão ou álcool em gel, e o respeito ao
distanciamento.
A diminuição no
número de casos resultou na mudança na matriz de risco. Desde o dia 10 de março
Toledo vinha sob a bandeira roxa. Segundo o integrante do COE, Fernando
Pedrotti, a alteração se deve a vários fatores e o que mais pesou foi a baixa
no número de atendimento. “Infelizmente, mudamos de bandeira em uma situação de
colapso nas UTI’s. Temos 100% de ocupação na 20ª Regional e pacientes
aguardando por vagas”, esclareceu Pedrotti. Em Toledo, na tarde da terça-feira
(06), o Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital)
tinha sete pacientes internados, dois deles intubados e aguardando
transferência para UTI.
Conscientização
Fernando Pedrotti
atribuiu a diminuição de casos a maior fiscalização e a conscientização da
sociedade. Um exemplo dessa mudança de pensamento aconteceu na terça-feira
(06). A Vigilância em Saúde recebeu a ligação de uma mãe informando que sua
filha que está em isolamento saiu de casa para "tomar uma com as amigas".
A jovem foi flagrada em uma loja de conveniência. Após a abordagem, foi feito
um boletim de ocorrência e a jovem foi escoltada até sua residência por agentes
da segurança pública.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial