Covid-19: morre médico e ex-vereador Jorge Okano
Fundador
do Hospital Bom Jesus tinha comorbidades e faleceu de Covid-1
A Covid-19 fez mais uma vítima em Toledo. Faleceu na noite desta segunda-feira (5), aos 74 anos, o médico e ex-vereador Jorge Kinjiro Okano, após muitos dias de internamento por conta da Covid-19. Ele tinha comorbidades e estava internado desde o dia 23 de março no Hospital Bom Jesus. Dois dias depois foi levado à UTI.
Ginecologista, Jorge Okano foi fundador ao lado do seu amigo Torao Takada da Casa de Saúde Bom Jesus, há alguns anos transformada em hospital filantrópico. Ele deixa a esposa, Nair, e os filhos Michelle, Sandro e Ana Cláudia, todos médicos, alem dos netos.
Em 1992, Jorge Okano elegeu-se vereador, cargo que exerceu por um mandato. Naquele período, integrou a diretoria do Toledo Esporte Clube, formada integralmente entre integrantes do Poder Legislativo, incluindo o diretor de Futebol, Wanderley Graeff, seu foi seu assessor parlamentar. O time toledano, formado exclusivamente por pratas da casa, marcou época com uma grande campanha no Campeonato Paranaense.
Da sua passagem pelo Legislativo, Jorge Okano deixou um legado com reflexos econômicos para todos os cidadãos toledanos: um projeto de lei de sua autoria reduziu a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2%. Isso representou uma economia de muitos milhões de reais para todas as pessoas que realizaram transações imobiliárias desde 1993, portanto, há 28 anos.
Nas redes sociais, são muitas as manifestações lamentando o passamento do médico e ressaltando a sua contribuição para o desenvolvimento de Toledo.
Respeito
Respeito e admiração pelo grande profissional que foi e muito dedicado à família. Assim o amigo e sócio, o médico Torao Takada resumiu ao Viver Toledo a sua convivência com Jorge Okano. “É como se tivesse perdido um irmão”, resumiu, lamentando as consequências “dessa doença terrível”.
A ligação que nutriam os dois jovens médicos forte. Desde os tempos da faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, são 57 anos de convivência. Eles se formaram juntos em 1970 e em seguida rumaram para o Oeste, encontrando em Toledo a terra da promissão. Acertaram em cheio: em poucos anos, Toledo se tornaria a Capital do Agronegócio do Paraná. Aqui, logo se adaptaram à sociedade e dedicaram-se à vida profissional com empenho reconhecido pela comunidade regional.
Entrevista
Em 2015, Jorge Okano foi entrevistado pelo editor do Viver Toledo e do Pig News, Wanderley Graeff. A reportagem tinha o título “Toledanos dão a volta ao mundo e concluem: O Brasil é um paraíso”.
Eis um trecho da mesma:
Imagine um país em um dos cinco continentes. É provável que eles estiveram lá! O médico Jorge Okano e a esposa, Nair, formam, provavelmente, o casal com a maior experiência em viagens entre todos os cerca de 1 milhão de habitantes do Oeste do Paraná.
Aposentado após 35 anos de trabalho como médico, ele foi um dos fundadores do Hospital Bom Jesus e teve breve inserção na política, elegendo-se vereador – o editor foi seu assessor. Atualmente se dedica à agricultura. E às viagens, é claro, em média com duas imersões anuais por outras culturas. “Graças a Deus, essa é minha riqueza. Viajar me traz alegria, cultura e conhecimento”, diz. Ele acabara de realizar viagem que incluiu Itália e Alemanha, além de países do leste europeu como a Rússia, Hungria e República Tcheca.
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Chocolates Roma
A Covid-19 fez mais uma vítima em Toledo. Faleceu na noite desta segunda-feira (5), aos 74 anos, o médico e ex-vereador Jorge Kinjiro Okano, após muitos dias de internamento por conta da Covid-19. Ele tinha comorbidades e estava internado desde o dia 23 de março no Hospital Bom Jesus. Dois dias depois foi levado à UTI.
Ginecologista, Jorge Okano foi fundador ao lado do seu amigo Torao Takada da Casa de Saúde Bom Jesus, há alguns anos transformada em hospital filantrópico. Ele deixa a esposa, Nair, e os filhos Michelle, Sandro e Ana Cláudia, todos médicos, alem dos netos.
Em 1992, Jorge Okano elegeu-se vereador, cargo que exerceu por um mandato. Naquele período, integrou a diretoria do Toledo Esporte Clube, formada integralmente entre integrantes do Poder Legislativo, incluindo o diretor de Futebol, Wanderley Graeff, seu foi seu assessor parlamentar. O time toledano, formado exclusivamente por pratas da casa, marcou época com uma grande campanha no Campeonato Paranaense.
Da sua passagem pelo Legislativo, Jorge Okano deixou um legado com reflexos econômicos para todos os cidadãos toledanos: um projeto de lei de sua autoria reduziu a alíquota do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) de 3% para 2%. Isso representou uma economia de muitos milhões de reais para todas as pessoas que realizaram transações imobiliárias desde 1993, portanto, há 28 anos.
Nas redes sociais, são muitas as manifestações lamentando o passamento do médico e ressaltando a sua contribuição para o desenvolvimento de Toledo.
Respeito
Respeito e admiração pelo grande profissional que foi e muito dedicado à família. Assim o amigo e sócio, o médico Torao Takada resumiu ao Viver Toledo a sua convivência com Jorge Okano. “É como se tivesse perdido um irmão”, resumiu, lamentando as consequências “dessa doença terrível”.
A ligação que nutriam os dois jovens médicos forte. Desde os tempos da faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná, são 57 anos de convivência. Eles se formaram juntos em 1970 e em seguida rumaram para o Oeste, encontrando em Toledo a terra da promissão. Acertaram em cheio: em poucos anos, Toledo se tornaria a Capital do Agronegócio do Paraná. Aqui, logo se adaptaram à sociedade e dedicaram-se à vida profissional com empenho reconhecido pela comunidade regional.
Entrevista
Em 2015, Jorge Okano foi entrevistado pelo editor do Viver Toledo e do Pig News, Wanderley Graeff. A reportagem tinha o título “Toledanos dão a volta ao mundo e concluem: O Brasil é um paraíso”.
Eis um trecho da mesma:
Imagine um país em um dos cinco continentes. É provável que eles estiveram lá! O médico Jorge Okano e a esposa, Nair, formam, provavelmente, o casal com a maior experiência em viagens entre todos os cerca de 1 milhão de habitantes do Oeste do Paraná.
Aposentado após 35 anos de trabalho como médico, ele foi um dos fundadores do Hospital Bom Jesus e teve breve inserção na política, elegendo-se vereador – o editor foi seu assessor. Atualmente se dedica à agricultura. E às viagens, é claro, em média com duas imersões anuais por outras culturas. “Graças a Deus, essa é minha riqueza. Viajar me traz alegria, cultura e conhecimento”, diz. Ele acabara de realizar viagem que incluiu Itália e Alemanha, além de países do leste europeu como a Rússia, Hungria e República Tcheca.
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Lodi Store, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Unipar, Help Informática, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Chocolates Roma







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial