Vitória: após ficar seis dias intubada no PAM, paciente Covid-19 recebe alta
Os corredores do
Pronto Atendimento Municipal (PAM) Dr. Jorge Milton Nunes, o Mini Hospital da
Grande Pioneiro, em Toledo, ficaram em festa na manhã desta segunda-feira (05)
para celebrar o término da internação de Denícia Tacer. Não foi uma alta
qualquer: foi a primeira de um paciente com Covid-19 que sobreviveu após ser
intubado e conseguiu ser extubado sem necessidade de transferência para leito
de unidade de terapia intensiva (UTI).
Logo na saída do
quarto, a dona de casa, de 58 anos de idade, acompanhada pela filha Mariana,
foi recepcionada por vários colaboradores da unidade de saúde, que seguravam
cartazes e balões de festa. A paciente recebeu também um buquê de flores,
presente que a deixou felicíssima. “Estas rosas vermelhas que vocês me deram
são reais, iguais aos que vi na noite em que eu acordei, quando sonhei que as
levava até a igreja na Sexta-Feira Santa. Não deu tempo para fazer isso semana
passada, mas farei assim que for possível”, relata. “Eu venci a Covid-19 por esta equipe também,
mas quase que vocês me matam do coração com esta surpresa”, brinca.
Morada do Jardim
Santa Maria, Denícia deu entrada no PAM em 21 de março e permaneceu internada
em leito de enfermaria até o dia 24, quando seu quadro agravou e precisou
passar por intubação. Assim ela permaneceu por seis dias, quando teve uma
importante melhora e acabou sendo extubada e voltando para o quarto.
Apesar de estar ainda bastante fraca e com dificuldades para andar, já consegue respirar “a ar ambiente” e se alimentar sozinha. “A alta da Denícia representa uma vitória para toda a equipe do Mini Hospital, pois conseguimos salvar uma vida com a estrutura que precisamos criar de forma provisória, em um cenário em que faltaram leitos de UTI em toda a região. Enquanto os pacientes com quadro grave de Covid-19 aguardam vaga num hospital, eles são estabilizados aqui e, felizmente, ela conseguiu ser extubada antes”, explica o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Júlio Cesar Fabris. “Esta superação é motivo de alegria para todos nós, de ver que nossos esforços estão fazendo a diferença”, avalia.
E foi com o
sentimento de gratidão que Denícia pôde ir embora para casa. “Trago no coração
vida, alegria e amor por essas meninas… Porque foi uma luta enorme que nós
tivemos. Aliás, elas tiveram comigo”, agradece. “A partir de agora, tudo vai
mudar em minha vida, pois eu nasci de novo”, comenta.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial