Aulas presenciais da rede estadual terão retorno gradativo a partir de 10 de maio no Paraná
A rede estadual de
ensino do Paraná terá, a partir de 10 de maio, uma volta gradativa às aulas
presenciais. O retorno deve acontecer paralelamente à vacinação dos
profissionais da Educação, programada para este mês, e em um momento de queda
na taxa de transmissão e nos indicadores de contágio. O anúncio foi feito pelo
governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta terça-feira (4).
Há três critérios para a definição de quais colégios devem ter prioridade para a volta das atividades presenciais. O primeiro deles é o acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar. Além disso, serão priorizadas as instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas. Outro critério é a análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco. As secretarias da Educação e do Esporte e de Saúde ainda estão realizando o mapeamento dos locais.
Nas escolas que
reabrirão para atividades presenciais, será adotado o modelo híbrido de ensino,
ou seja, parte dos alunos assistirá às aulas presencialmente, em sala de aula,
enquanto a outra parte acompanhará remotamente, vendo as aulas ao vivo. Para
isso, as salas de aula estão equipadas com computadores e internet,
possibilitando que os professores interajam com ambos os grupos de estudantes.
As instituições de
ensino seguirão um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5
metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a
obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e
funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição
de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.
O retorno
presencial não será obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem
o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue
na instituição de ensino. Os alunos que optarem por não ir às aulas
presencialmente continuarão no ensino remoto (que inclui as plataformas
digitais do Aula Paraná, videoaulas no YouTube e TV aberta, além do kit
pedagógico impresso), que acontece desde o início deste ano letivo, em 18 de
fevereiro.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial