Toledo inaugura, na Grande Pioneiro, sede própria Central de Especialidades
 |
| Foto: Carlos Rodrigues |
A
Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci agora tem uma sede própria. A
solenidade oficial de inauguração, realizada na manhã desta segunda-feira (12),
marca o início de uma nova fase para o órgão, que passa a funcionar numa
estrutura mais ampla, moderna e confortável anexa ao Terminal Rodoviário da
Grande Pioneira, com 1.371,50 metros quadrados, mais que o dobro (132,7% a
mais) da que tinha à disposição no endereço anterior (589,39 metros quadrados).
Além
de um número de consultórios médicos (18, antes eram 10), a nova sede da
Central de Especialidades terá mais espaço na recepção e nos setores
operacionais e administrativos: setor de agendamentos e de atendimento ao
público; sala administrativa de atendimento aos pacientes para cirurgias,
exames de alta complexidade, entrega de passagens e pensão; salas de
atendimento ao paciente no setor de serviço social; sala de enfermagem e de
pré-consulta de enfermagem; consultório e sala de pequenas cirurgias; salas de
exames de eletrocardiograma e ultrassonografia. Com esta estrutura, será
possível atender com mais qualidade à população de Toledo que tem demandado
cada vez mais os serviços da atenção especializada, além de oferecer melhores
condições para acadêmicos e professores de cursos superiores na área de saúde.
Somando
o que foi aplicado na aquisição de mobiliários (R$ 338.966,10) e de
equipamentos do sistema de ar-condicionado (R$ 116.160,55), chega-se a um
investimento total de R$ 455.126,55. No local, onde por muito tempo funcionou
um supermercado, foram feitos ajustes, por conta do proprietário do imóvel
(Primato Cooperativa Agroindustrial) nos ambientes de forma a deixá-los
condizentes com um estabelecimento na área de saúde.
Pronunciamentos
O
ato foi prestigiado por várias lideranças políticas e empresariais de Toledo e
sete delas foram designadas para compor a frente de honra: o prefeito Beto
Lunitti; o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt; o presidente da Câmara de
Vereadores, Dudu Barbosa; a secretária da Saúde, Gabriela Kucharski; o diretor
da 20ª Regional de Saúde, Fernando Pedrotti, que representou o governador
Ratinho Junior no evento; o diretor-presidente da Primato, Anderson Sabadin; e
a diretora da Rede de Atenção Especializada, da Secretaria de Saúde, Katheli
Mayumi Hino do Nascimento. A família de Osvaldo Luiz Ricci, radialista que dá
nome à Central de Especialidades, também ocupou lugar de destaque por meio da
presença da esposa Alzira e dos filhos Lucimara Cristina, Liliana e Osvaldo
Junior, além da nora Monandra e a neta Geovana.
Em
falas bastante emocionadas, Katheli e Gabriela discorreram sobre a dedicação
dos servidores da Central de Especialidades, sem a qual esta realização não
teria sido possível. “Temos uma equipe valorosa, que abriu mão de qualquer
vaidade quando foi necessário mudar de sede e que agora vai trabalhar num
espaço mais amplo e confortável. Posso dizer que agora temos uma identidade
própria, sem estarmos mais anexos a outras estruturas, o que vai fortalecer a
imagem do trabalho que realizamos perante a população”, pontua a diretora.
“Mesmo Toledo não tendo gestão plena do SUS [Sistema Único de Saúde], temos
avançado na atenção especializada, com redução em 57% das filas de espera,
resultado de investimento suplementar de R$ 2 milhões desde 2021. Por tudo
isso, só posso agradecer ao prefeito e ao vice-prefeito por confiarem nos
técnicos da Secretaria de Saúde, dando liberdade para eles fazerem o que
sabem”, salienta a secretária.
O
presidente do Legislativo e o diretor da 20ª Regional de Saúde destacaram a
evolução pela qual a saúde pública tem passado nos últimos anos. “Toledo está
em transformação nesta área, com o Executivo investimento quase 30% do
orçamento nesta área, quase o dobro do exigido pela Constituição Federal. Por
isso, estamos presenciando esta transformação, que está sendo materializada de
diversas maneiras, como nesta nova Central de Especialidades. Mais do que
prédio muito bonito por dentro e por fora, há aqui todo um trabalho repleto de
dedicação que se traduz em benefício para a nossa gente”, avalia Dudu. “Hoje
faz exatamente 10 anos do meu ingresso no serviço público municipal e a decisão
de vir trabalhar para a Prefeitura de Toledo foi uma das melhores da minha
vida, pois aqui há uma forma toda especial de acolher e cuidar das pessoas, com
a qual me identifiquei de imediato. Hoje estou à frente da Regional, mas sei o
quanto esta gestão preza pelo diálogo que culmina na comunhão de esforços em
torno de ações que, lá na ponta, favorecem tanto o servidor quanto o usuário do
SUS. Embora seja municipal, esta Central de Especialidades, por meio de seus
serviços de excelência, impacta positivamente na saúde pública dos demais
municípios da região e do Paraná como um todo”, analisa.
Em
nome da família Ricci, Liliana agradeceu a homenagem prestada a Osvaldo Luiz
Ricci, que dá nome à unidade de saúde desde 2018, quando passou a funcionar
anexa ao Pronto Atendimento Municipal (PAM). “Estamos felizes com esta
ampliação e perceber o tamanho do amor que a equipe tem pelas pessoas que
procuram a Central de Especialidades. Certamente é um amor do tamanho que meu
pai tinha por Toledo, uma terra abençoada cuja gente merece ser atendida com
toda esta qualidade”, compara.
O
diretor-presidente da Primato falou em nome dos 9.500 cooperados, que
deliberaram favoravelmente pelo uso de um imóvel da cooperativa para a
instalação da sede própria da Central de Especialidades. “Quando vejo uma obra
destas ficar pronta sinto bastante orgulho, sentimento que deve ser o mesmo do
de várias pessoas que são associadas ou colaboradoras da Primato. Todos desejam
não precisar dos serviços de saúde, mas, em nome daqueles que necessitam ou vão
necessitar, agradeço ao governo municipal pelo esforço empregado em transformar
uma das nossas unidades em um ambiente tão acolhedor para a nossa população”,
observa.
Em
seu pronunciamento, Ademar deu ênfase à palavra esperança. “Este evento tão
especial para a nossa gestão e para toda a população de Toledo é definido pelo
desejo que moveu dezenas de pessoas em fazerem o bem. Essa esperança de dias
melhores em várias áreas tem nos acompanhado desde a elaboração do nosso plano
de governo. Desde o início deste mandato, implantamos uma nova visão para a
saúde em nosso município, com uma gestão feita pelos técnicos, seguindo
estritamente as normativas. Momentos como o de hoje demonstram como estamos no
caminho certo”, pontua o vice-prefeito.
Por
sua vez, Beto, focou na palavra confiança. “Uma obra dessas não se faz sem a
confiança de muitas pessoas. Na Primato, que foi sensível à nossa necessidade e
permitiu a locação deste imóvel para uma finalidade tão nobre; da equipe da
Central de Especialidades, que tem feito um trabalho impecável onde quer que o
órgão tenha atuado até hoje; do Governo do Estado, que vai investir R$ 200
milhões em Toledo nos próximos anos, R$ 10 milhões só em saúde”; e de vários
órgãos públicos do município e de outros entes, que provam que política pública
só se efetiva a partir de esforços convergentes, com gente que gosta de gente.
É com essas pessoas que estamos fazendo um governo histórico, de várias ações
inovadoras, permitindo o surgimento de um novo conceito de município, com
avanços que incluem todo mundo”, sublinha.
Logo
após os discursos, houve o descerramento da placa inaugural. Em seguida, todos
foram convidados a ingressar e conhecer as novas dependências da Central de Especialidades Osvaldo Luiz
Ricci.
Histórico
Atualmente,
a Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci oferece serviços em 21 áreas da
Medicina: alergista pediátrico, anestesista, angiologista, cardiologista,
médico cirurgião geral, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista,
gastroenterologista pediátrica, hematologista, infectologista, neurologista,
neuropediatra, oftalmologista, oncologia, ortopedista, otorrinolaringologista,
pneumologista, pneumologista pediátrico, reumatologista e urologista. Por
intermédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná
(Ciscopar), também viabiliza atendimentos em coloproctologia, nefrologia e
nutrição.
Além
de consultas com médicos especialistas, exames de eletrocardiograma,
ultrassonografia e pequenas cirurgias são realizados atendimentos aos pacientes
pelas equipes de enfermagem, serviço social e pelas equipes administrativas,
totalizando 65 servidores. Dentre os consultórios novos, há um reservado para o
futuro serviço de fonoaudiologia, onde haverá também uma sala de exames e sala
de grupos. Também foram projetados três consultórios diferenciados, com área
maior que os demais: um para a oftalmologia e a neurologia, outro para a
otorrinolaringologia, além da sala de atendimentos de grupos.
Antes
de chegar a este patamar, a Rede de Atenção Especializada iniciou suas
atividades em Toledo ainda em 2004, junto ao PAM (mini-hospital), com outro
formato, mas já com o objetivo de oferecer consultas médicas especializadas à
população. A Central de Especializadas só foi criada mesmo em 2006, com a
melhoria na gestão da oferta de consultas, por meio das unidades de saúde, com
especialistas nas áreas de cardiologia, gastroenterologia e ortopedia.
Em
2011, a Central de Especialidades ganhou um novo espaço, junto à sede da
Secretaria de Saúde, no Jardim Gisela, ampliando-se a quantidade de
especialidades contratadas. Melhorou-se a estrutura, mas o problema das filas
aumentou, com a espera de até quatro anos por uma consulta.
Em
2018 a Central de Especialidades voltou ao mini-hospital, com sua estrutura
mais encorpada, mas as filas permaneceram. Com a pandemia e a sobrecarga no
PAM, passou a atender no prédio da UBS da Vila Paulista, onde permaneceu até
semana passada e pôde expandir o seu atendimento.
Entre
2021 e 2022, com investimentos suplementares de R$ 2 milhões para a realização
de mutirões de atendimentos, a Central alcança uma marca histórica, zerando
filas que chegavam a cinco anos de espera em algumas especialidades. Nesta
iniciativa inédita, em um grande esforço de trabalho, foram houve redução na
espera por consultas com especialistas em vascular, urologia, dermatologia e
ortopedia, sendo zeradas também as filas por cirurgias de cataratas e pterígio,
urologia, dermatologia e ortopedia e reduzido o tempo de espera por exames de
ressonância magnética e ultrassonografia, que demoravam até dois anos.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley
Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial