Durante a reunião ordinária com os vereadores e vereadoras, nesta segunda-feira (03), a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU) realizou uma apresentação sobre o que está sendo planejado para a nova licitação do transporte coletivo. A ação teve por objetivo demonstrar aos representantes da Câmara Municipal o andamento do processo e os detalhes do edital para modernizar a prestação do serviço. A mesma explanação será feita para a comunidade em audiência pública, com data ainda a ser confirmada.
Diante da pesquisa e a vigência do novo contrato - que
pode chegar a 20 anos - a Prefeitura de Toledo pretende alinhar uma política
pública de transporte coletivo que atenda de forma bastante eficiente os usuários.
A população projetada para Toledo em 2042 é de mais de 230 mil pessoas.
“Queremos trazer um novo conceito, que envolva tecnologia, transparência,
viabilidade econômica e financeira e também a fiscalização, sem aumento da
tarifa. A proposta é fruto de um ano de estudos realizados pelos servidores
municipais da SSMU. Poderíamos ter contratado uma consultoria mas optamos em
confiar no trabalho da nossa equipe”, disse o prefeito Beto. “É preciso pensar
em longo prazo. Há 20 anos, o que hoje temos como ultrapassado era o mais
moderno, por isso a necessidade de nos atermos a uma proposta moderna”,
reforçou.
O
novo edital prevê sistema AVL (Automatic Vehicle Location), ou seja,
localização automática de veículos, o que permitirá o conhecimento da posição
do ônibus. “Com isso, a partir de um aplicativo, o cidadão poderá ver se o
ônibus da sua rota está próximo, permitindo que ele use seu tempo de forma mais
eficiente”, expôs Leandro. Em relação à integridade dos cidadãos, os ônibus
contarão com botão de emergência permitindo o acionamento imediato de forças de
segurança em qualquer situação que envolva riscos para os usuários”.
A
partir da próxima licitação, os ônibus deverão contar com sistema wi-fi com
acesso para quem estiver embarcado, televisores com informações, veículos com
idade média de cinco anos e vida útil máxima de 10 anos, centro de controle
operacional, acessibilidade e inclusão, sistema de climatização, telemetria
veicular permitindo o monitoramento individual de cada veículo da frota gerando
dados sobre o seu desempenho e a maneira com que o motorista está conduzindo o
automóvel, além de câmeras com acompanhamento em tempo real.
O
vice-prefeito Ademar Dorfschmidt lembrou que é preciso pensar no que é melhor
para o município. “Essa explicação é importante para que os nossos vereadores e
vereadores sejam sabedores do que está sendo pensado para o transporte coletivo
urbano. Muitos são representantes dos bairros e convivem com algumas
dificuldades que precisam ser sanadas com a nova licitação”.
Os
representantes do Legislativo Municipal, ao final do encontro, puderam tirar
dúvidas. O vereador e líder do governo na Câmara, Leoclides Bisognin, destacou
a transparência das ações e que o novo processo deverá melhorar o transporte
coletivo. “Com isso teremos também uma melhor mobilidade urbana, pois se as
pessoas tiverem um transporte público eficiente poderão deixar seus veículos em
casa”, comentou.
Fiscalização
Para manter todo esse processo funcionando foram estabelecidos critérios para
avaliação. A regularidade no cumprimento de viagem, horário, previsibilidade e
itinerário; índice de acidentes e infrações de trânsito; números de registro de
reclamações e pesquisa de qualidade; idade da frota e vistorias periódicas; e o
acesso on-line a planilhas de custos, indicadores de desempenho e verificador
independentes somarão positiva e negativamente para as avaliações.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
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CEP 85.904-180 – Toledo-PR
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