8 mil toneladas: Ferroeste bate recorde mensal de transporte de cimento em julho
![]() |
| Foto: FERROESTE |
A Ferroeste bateu em julho de 2023 o recorde mensal de transporte de cargas de cimento no Estado com 8 mil toneladas movimentadas. O resultado representa um desempenho quase seis vezes maior do que os índices registrados até 2019 e foi alcançado a partir de soluções de baixo custo adotadas pela gestão da empresa, com ganhos expressivos de eficiência. O recorde anterior era de 6 mil toneladas, em junho deste ano.
AMPLIAÇÃO
A operação da Ferroeste inicia em Guarapuava, que é onde os caminhões
carregados com sacas de cimento produzidos em Rio Branco do Sul fazem o
transbordo. O destino final é Cascavel, abastecendo principalmente a grande
demanda do setor de construção civil na região Oeste do Paraná. Não por acaso,
o centro de distribuição na cidade é o terceiro maior do Brasil em volume de
cimento movimentado.
Com
o aumento da eficiência observado nos últimos anos, porém, a empresa
responsável já tem planos de ampliar os investimentos na região. “Os novos
investimentos previstos devem dobrar a capacidade de armazenamento e
distribuição no Estado já em 2024”, afirmou o diretor de Operações da
Ferroeste.
NOVA
FERROESTE
A operação de cimento deve ser mais uma entre centenas de
beneficiadas pela projeto do Governo do Estado em relação à Nova Ferroeste, que
prevê a ampliação da atual ferrovia de 247 quilômetros entre Cascavel e
Guarapuava para um sistema interestadual de 1.567 quilômetros. A nova malha
ferroviária vai ligar a região Oeste e Centro-Sul do Paraná aos estados do Mato
Grosso do Sul e Santa Catarina, além do Litoral do Estado, com um investimento
previsto de R$ 35,8 bilhões
Considerado
o maior projeto de infraestrutura sustentável do Brasil, ele está em fase de
obtenção do licenciamento junto ao Ibama, após o Governo do Estado ter
realizado todos os estudos ambientais e sociais necessários. A previsão é que a
concorrência para a iniciativa privada ocorra ainda neste ano. O investidor
privado que arrematar a ferrovia será responsável pela construção do trecho
completo.
CIMENTO
CIMENTO
No caso do cimento, a expectativa é de que a Nova Ferroeste gere um impacto
direto no aumento da produção e também das exportações, tendo em vista a futura
ligação direta da ferrovia com o Porto de Paranaguá.
Dados
do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) analisados pelo
Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontam
que o Paraná é atualmente o segundo estado do País em fabricação de cimento,
com um valor bruto de aproximadamente R$ 2,5 bilhões em 2021, o equivalente a
11,6% da produção nacional. O líder no segmento é Minas Gerais, com R$ 4,8
bilhões.
Mesmo
com um consumo ainda predominantemente voltado ao mercado interno, o Paraná
liderou a exportação nacional de cimento em 2022, totalizando US$ 23,6 milhões
de receitas com as vendas do produto para o Exterior no último ano. Entre 2019
e 2022, as exportações de cimento no Estado somaram US$ 68 milhões, contra US$
22 milhões nos quatro anos diretamente anteriores, o que demonstra o potencial
de crescimento por meio da Nova Ferroeste.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial