PAM começa a fazer exames raio-X eletivos
O equipamento de raio-X do Pronto Atendimento
Municipal (PAM) Doutor Jorge Milton Nunes passa a realizar, a partir desta
segunda-feira (7), procedimentos eletivos, isto é, que não são urgentes. O
agendamento ficará a cargo da Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, que
também ficará responsável por enviar as guias para as unidades de saúde, que
farão o contato com os pacientes.
O diretor-geral do PAM, Julio Cesar Fabris,
observa que os últimos detalhes para a mudança ser implementada estão sendo
realizados a fim de haver um melhor aproveitamento tanto do raio-X instalado
quanto da médica radiologista que está na equipe do PAM. “A realização de
radiografias eletivas era algo que já vínhamos pleiteando há algum tempo e,
graças aos esforços de vários setores da Secretaria Municipal da Saúde, isso se
tornou uma realidade”, reconhece. “A partir de agora, os exames que fizermos
aqui, incluindo os laudos (quando são solicitados), estará, em poucas horas, à
disposição do médico solicitante que acessar o sistema integrado de
diagnósticos por imagem mantido pelo município. É muito mais agilidade,
dispensando em quase 100% a necessidade de impressão de exames e os
deslocamentos dos pacientes”, comenta.
A princípio, o PAM terá capacidade
operacional de aproximadamente 500 procedimentos eletivos por mês. “Este
acréscimo não prejudicará em nada o atendimento em urgência e emergência, tanto
que orientamos a Central de Especialidades a agendar os procedimentos em dias e
horários em que a sala do raio-X está menos movimentada. Com o passar do tempo,
poderemos avaliar se será possível aumentar o número de vagas”, observa. “Vamos
absorver boa parte da demanda que antes ficava somente a cargo do Ciscopar
encaminhados para clínicas credenciadas ao Consórcio Intermunicipal de Saúde
Costa Oeste do Paraná, que ainda realizarão alguns exames mais complexos ou
aqueles que o Pronto Atendimento Municipal não conseguir absorver”, pontua.
A realização de radiografias em pacientes
eletivos no PAM implicará na mudança de alguns protocolos de atendimento, a
qual está contemplada em fluxograma elaborado pela Rede de Atenção
Especializada com o claro objetivo de agilizar e aumentar a eficiência dos
serviços que envolvem diagnóstico por imagem. A diretora do setor, Katheli
Mayumi Hino do Nascimento, explica que a novidade trará vantagens tanto para os
pacientes que são atendidos pela atenção primária quanto pela atenção
especializada.
O início dos serviços de Raio X no PAM trará maior
comodidade aos pacientes, uma vez que, não precisarão retornar no local para
buscar o resultado, que será disponibilizado no sistema integrado municipal de
diagnóstico por imagens, com acesso por todos os médicos da que atendem pelo
Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito municipal. Sendo assim, após a
realização do exame, o paciente já poderá procurar sua UBS para agendar seu
retorno de consulta, bastando apresentar a guia do exame constando o carimbo do
PAM comprovando que o mesmo já fora "REALIZADO".
Katheli observa que a medida também trará
economia de recursos públicos uma vez que, estando os exames disponíveis no
sistema, qualquer médico da rede que for solicitar um exame de raio-X,
primeiramente poderá verificar no sistema se o procedimento já não foi
realizado por outro departamento, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou
o PAM, evitando assim que seja novamente solicitado o mesmo exame em curto
espaço de tempo, um gasto evitável que gera transtorno e perda de tempo em
locomoção dos pacientes, onde muitos, apresentam justamente dificuldade para
essa locomoção”, salienta a diretora.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial