85% das contratações para modernização fiscal do Paraná devem ser concluídas em 2023
![]() |
| Foto: Gabriely Smek/SEFA |
A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná prevê encerrar o ano de 2023 com cerca de 85% das mais de 100 contratações e licitações previstas para a segunda fase do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado concluídas. O Profisco II, como o projeto é conhecido, representa um importante passo na melhoria da gestão pública do Paraná nas áreas fiscal, fazendária e financeira.
BALANÇO
Até o primeiro semestre deste ano, o Profisco II já havia assinado 86
contratos, totalizando aproximadamente R$ 150 milhões. Até o final de 2023,
estão previstas assinaturas de outros 11 contratos, no valor de R$ 49 milhões.
A
chefe da missão do BID, a especialista em gestão fiscal Cristina MacDowell,
destacou a maturidade dos avanços do Profisco no Paraná e elencou dois
destaques na execução do projeto. O primeiro é a implantação do Sistema Único e
Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle
(Siafic), iniciada em 2022, e que está 70% concluída.
Neste
mês, todos os órgãos vinculados ao Governo do Paraná e demais Poderes –
Legislativo; Judiciário; Tribunal de Contas; Ministério Público e a Defensoria
Pública – começaram a trabalhar com a nova Lei Orçamentária Anual (LOAs) por
meio do Siafic.
“Pudemos
observar um grande amadurecimento na execução do projeto, com produtos
implantados ou muito estruturados na fase de implantação. O Siafic, por
exemplo, que era um ponto de atenção e preocupação, dada a sua complexidade, já
está quase pronto, com a LOA sendo feita no sistema. É uma questão, agora, de
executar”, disse a chefe da missão.
A
representante do BID citou também o Confia Paraná, programa de conformidade
fiscal que visa aprimorar o atendimento e o relacionamento com o contribuinte.
Ele abrange sistemas de monitoramento, gestão da recuperação de créditos,
gestão da ação fiscal, disponibilização de serviços e, especialmente, a
autorregularização dos contribuintes.
O
programa irá conferir à arrecadação e à fiscalização tributária um caráter mais
colaborativo, ao auxiliar os contribuintes paranaenses a estarem em dia com
suas obrigações fiscais. O objetivo é buscar mais eficiência na arrecadação
tributária, melhorar a comunicação com a sociedade, automatizar serviços que
hoje são realizados de forma manual e diminuir a necessidade de ações fiscais,
reduzindo prazos e facilitando o cumprimento das obrigações tributárias por
parte das empresas.
Cristina
enfatizou o caráter inovador do programa, que altera o enfoque da atividade
fiscal, e o alinha com práticas modernas de gestão pública relacionadas na
chamada “Administração Tributária 3.0”, conceito concebido e recentemente
detalhado em relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE), que trata da transformação digital na área.
“O
Confia é um grande programa que tem tudo para tornar o Paraná um case para os
outros estados. Ele é muito interessante por basear-se na conformidade, que
fomenta e facilita o cumprimento tributário dos contribuintes, de forma
voluntária, sem a necessidade de gerar litígio tributário, algo caro para o
Estado e para a sociedade e que resulta em baixa recuperação de recursos”,
disse.
“O
programa do Paraná vai além, ao propor uma governança maior entre as várias
áreas da Secretaria. É um desafio que se coloca para que todos os auditores e
pessoas que atuam na gestão tributária conheçam essa nova filosofia”,
complementou.
O
QUE É
O Profisco II é dividido em três eixos. O primeiro busca melhorar a
gestão fazendária e a transparência fiscal. A segunda vertente concentra-se na
criação de ferramentas mais modernas para a administração tributária. O
terceiro eixo visa qualificar o gasto público, com sistemas que permitam uma
visão detalhada dos custos dos programas de todas as secretarias e da
administração indireta.
O
governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário Renê Garcia assinaram o
contrato de financiamento que formalizou a adesão ao Profisco II em setembro de
2020, dando continuidade e aperfeiçoando o Profisco I, já concluído. A execução
do projeto é compartilhada com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), as
secretarias da Administração e da Previdência e do Planejamento, e é integrado
com sistemas de outros poderes e do governo federal.
“A
parceria com o BID tem como objetivo central aprimorar a eficiência e a
transparência do Estado. Isso inclui o fortalecimento do controle tributário, a
melhoria da administração financeira e uma série de ações estratégicas voltadas
para otimizar processos fazendários”, diz o coordenador-geral do Profisco na
Secretaria da Fazenda, Sandro Celso Ferrari.
Entre
as iniciativas já implementadas, destaca-se o Processo Administrativo Fiscal
Eletrônico (e-PAF), que modernizou a gestão dos autos de infração, bem como o
novo Portal de Pagamentos de Tributos, que reúne a emissão de guias para
diversos tipos de recolhimento em um mesmo lugar.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial