23/08/2023

Deputado Sperafico: queda da arrecadação e inadimplência dos municípios preocupa

Deputado Sperafico em reunião da bancada do Progressistas no Congresso Nacional - divulgação


Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
“Um grande número de municípios brasileiros está na inadimplência e na iminência de não conseguir depositar a folha de pagamento devido a uma queda brutal, nos últimos meses, no repasse pelo governo federal dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). É a principal fonte de arrecadação para cerca de 3.500 dos 5.568 municípios.” A manifestação é do deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas), ao repercutir as manifestações dos prefeitos diante de um quadro de grave crise instalada, através de suas redes sociais.
 
Sperafico participou de reuniões em Brasília em que o assunto foi predominante. “A bancada federal do Progressistas encarregou a liderança do partido para que entre em contato com o governo em busca de soluções”, aponta.
 
“Boa parte dos municípios teve quedas substanciais, da ordem de 20%, mas outros apresentam quedas maiores, de 40, até 50%”, diz o deputado, afirmando que “não consigo entender, porque foi anunciado pela imprensa que o governo teve arrecadação maior nos últimos meses e se teve maior arrecadação, automaticamente teria que ter mais distribuição de FPM”.
 
De acordo com o parlamentar, os prefeitos indicam a realização de um movimento nacional para uma espécie de greve no dia próximo dia 30. “Tem municípios à beira da falência e isso seria catastrófico para o país”, finaliza.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial