Smed realiza o primeiro Campeonato de Robótica Educacional de Toledo
O
primeiro Campeonato Municipal de Robótica Educacional promovido pela Secretaria
Municipal da Educação de Toledo (Smed) deve envolver as 36 escolas municipais
do Ensino Fundamental I da rede pública e o Centro Integrado de Políticas
Educacionais (CIPE). As competições de seleção das equipes finalistas irão
acontecer nos espaços escolares e no CIPE no período de 13 a 29 de setembro de
2023, conforme calendário disponibilizado pela Smed.
A
final acontecerá dentro da quarta edição do “Pig Data 2023”, evento regional de
inovação e tecnologia a ser realizado
entre os dias 26 e 29 de outubro, no Centro de Convenções Ismael Sperafico.
O
Campeonato Municipal consiste em reunir as equipes de Robótica Educacional dos
espaços escolares, proporcionar a interação dos alunos e comunidade escolar
para promover a divulgação do trabalho desenvolvido nesta disciplina nas
escolas. Neste sentido a competição tem o objetivo de fortalecer o trabalho dos
professores de Robótica Educacional; estimular a participação dos alunos e
professores em eventos de tecnologia; motivar os alunos a exercer o
protagonismo desenvolvido nas atividades de robótica; promover a troca de
experiências e impulsionar interesses e aptidões em alunos do Ensino
Fundamental I para a necessidade e finalidade do uso das tecnologias;
demonstrar os conhecimentos de construção e programação desenvolvido nas aulas
de Robótica Educacional; e incentivar o trabalho em equipe.
Segundo
a organização da disputa, durante a rodada somente será permitido o conserto do
robô caso o mesmo sofra dano físico (solte roda ou perca alguma peça que o
impossibilite de continuar a competição). É obrigação do competidor estar com o
robô com carga na bateria durante a rodada, pois não será permitida a
substituição da mesma no momento da disputa.
O
coordenador Robótica Educacional, Julio Cesar Braun, disse que “na prática,
isso é simbólico para a criança, é de suma importância ela conseguir transferir
para sua vivência tudo aquilo que vem aprendendo. A escola tem essa função, de
mostrar que a teoria está atrelada à prática educacional e a robótica tem essa
característica. Os professores estão empolgados e já desenvolvendo atividades
pontuais. As crianças estão muito ansiosas em participar, pois querem mostrar
para os pais e para a comunidade a experiência que estão vivendo dentro da
Robótica Educacional dentro do município de Toledo"
A
implementação da competição esse ano irá abranger uma categoria, o Futebol de
Bluetooth, mas segundo o coordenador outras categorias e outras disputas devem
ser inseridas nesse processo na competição do próximo ano.
Para
as eliminatórias, cada escola deve organizar a competição, de acordo com o
calendário abaixo, entre as turmas do 3°
ao 5° ano, para que seja selecionado uma equipe que irá participar da final
municipal representando a escola:
13/09
Alberto
Santos Dumont
Arsênio
Heiss
Borges
de Medeiros
14/09
André
Zenere
Anita
Garibaldi
Ivo
Welter
15/09
Amélio
Dal Bosco
Antonio
Scain
Ari
Arcassio Gossler
18/09
Henrique
Brod
São
Francisco
Walmir
Grande
19/09
Washington
Luiz
Osvaldo
Cruz
Orlando
Luiz Bazei
20/09
Walter
Fontana
Reinaldo
Arrosi
José
Pedro Brum/CAIC
21/09
São
Luiz
São
Dimas
Nossa
Senhora das Graças
22/09
Duque
de Caxias
Miguel
Dewes
São
Pedro
25/09
Shirley
Maria L. Saurin
Tancredo
Neves
Olivo
Beal
26/09
Tomé
de Souza
Princesa Isabel
Waldyr Luiz Becker
27/09
CIPE
Carlos
João Treis
28/09
Norma
Demeneck Belotto
Jardim
Concórdia
Egon
Werner Bercht
29/09
Carlos
Friedrich
Santo
Antônio
O
regulamento e a ficha de inscrição final estão disponíveis clicando aqui. As
inscrições para a final estarão disponíveis a partir do dia 13 de setembro por
meio de um link a ser enviado pela Smed no e-mail institucional da escola.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e
Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial