Pós-colheita: evento traz novas perspectivas para expansão da cadeia produtiva de grãos
Promovido pela Abrapos e
realizado pela Coamo, evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de
2023
O Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul chega à sua 5ª edição trazendo para o centro do debate as principais inovações e tecnologias voltadas ao setor de pós-colheita. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Salão Paroquial II, em Maracaju (MS) e está com inscrições abertas no site https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/
Com
o tema “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos”, a programação do
evento está pautada nos principais desafios relacionados ao setor de
pós-colheita, como a logística de transporte dos grãos, armazenagem, secagem,
beneficiamento, classificação, conservação e comercialização dos grãos.
Coamo - A iniciativa e promoção
do Simpósio é da Associação Brasileira de Pós Colheita (Abrapos) e tem como
realizadora a Coamo Agroindustrial Cooperativa. A programação inclui 15
palestras e quatro painéis, que abordarão temas relevantes para a qualidade, a
segurança e a sustentabilidade do pós-colheita no país. Entre os palestrantes e
debatedores, estarão presentes especialistas, pesquisadores, produtores e
representantes de entidades do setor.
Temas - Dentre os temas serão
debatidos a biomassa na secagem de grãos, automação e secagem de grão, custo da
energia da lenha, cavaco e biomassa para uso na secagem de grãos, gestão de
indicadores dentro do processo produtivo de grãos, classificação de grãos (legislação
normativa e prática), segurança no trabalho e operação, contaminantes na
armazenagem como micotoxinas, pragas e fungos, entre outros assuntos.
Redução de perdas - O coordenador do V
Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do MS, José Carlos Andrade, da Coamo
Agroindustrial Cooperativa, destaca que o evento é uma oportunidade para que
produtores e armazenadores de grãos, técnicos e profissionais ligados ao setor
de pós-colheita de grãos, conheçam novas soluções tecnológicas para a redução
dos índices de perdas de grãos durante e após a colheita.
“Além
de uma programação diversificada com palestras técnicas e painéis, teremos às
inovações tecnológicas apresentadas pelos expositores. Hoje, sabemos que a
tecnologia auxilia a gestão dos processos e os resultados positivos vão desde
uma melhor conservação da qualidade do grão até a manutenção nos silos por mais
tempo”, enfatiza José Carlos Andrade.
Ele
observa que o pós-colheita começa a ser pensado ainda na lavoura, porque
dependendo das condições climáticas, o grão pode apresentar problemas de umidade,
de fermentação, de coloração, entre outros. “É preciso ter cuidado em todas as
etapas da colheita, passando pelo transporte e armazenamento, para evitar
perdas e prejuízos", explica.
Desafios - O ano passado e este ano
foram marcados por muitos desafios para o setor de armazenagem de grãos no
Brasil. O país teve que lidar com uma superprodução de soja e milho, que
superou a capacidade de escoamento e armazenagem. Neste contexto, boa parte da
safra brasileira foi comercializada rapidamente para garantir a qualidade e a
segurança dos grãos.
“Neste
evento, vamos discutir alguns dos temas mais relevantes para o segmento, como a
segurança dos silos e a importância da logística de transporte e armazenagem no
pós-colheita, um dos fatores que mais influenciam na qualidade dos grãos, bem
como apresentar boas práticas que podem contribuir para aumentar a eficiência e
a competitividade do setor", afirmou.
Novas tecnologias - Para o presidente da
Abrapos, José Ronaldo Quirino, o evento vem se consolidando ano a ano e
trazendo para o debate vários temas importantes para o setor de pós-colheita,
principalmente sobre as questões relativas às novas tecnologias e às ações
operacionais, entre elas, a segurança nas armazenadoras de grãos.
“Em
todos os eventos procuramos trazer informações atualizadas para as unidades
armazenadoras, tanto a nível de produtor, como a nível de cooperativa e
empresas privadas. Queremos levar essas novas tecnologias e as experiências que
estão dando certo em relação à segurança”, afirma José Ronaldo.
O
V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do MS tem a copromoção das instituições
cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar,
Universidade UFGD, Conab e da Embrapa.
Sobre a Abrapos - Fundada em 1987, a
Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que
visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de
pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu
objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante
e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os
profissionais do setor.
Serviço
V Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul
Data: De 20 a 22 de setembro de 2023
Local: Maracaju – MS – Salão Paroquial II
Inscrições: https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
![]() |
| Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos é tema do evento |
O Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul chega à sua 5ª edição trazendo para o centro do debate as principais inovações e tecnologias voltadas ao setor de pós-colheita. O evento acontecerá entre os dias 20 e 22 de setembro de 2023, no Salão Paroquial II, em Maracaju (MS) e está com inscrições abertas no site https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/
V Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul
Data: De 20 a 22 de setembro de 2023
Local: Maracaju – MS – Salão Paroquial II
Inscrições: https://spgms2023.abrapos.org.br/inscricao/
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial