 |
| Foto: Fabio Ulsenheimer |
Em
clima de festa e com a presença de autoridades, servidores municipais e
imprensa, a Escola Municipal São Francisco de Assis recebeu, nesta terça-feira
(26), o lançamento do Agente Mirim, programa que oferecerá a estudantes da rede
municipal de ensino atividades curriculares complementares com o objetivo de
conscientizar, prevenir e combater o Aedes aegypti, mosquito que é vetor da
dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Aproximadamente 2 mil estudantes
e professores dos quartos anos participarão das ações. À tarde, a aula
inaugural aconteceu na Escola Municipal São Luiz.
O
Agente Mirim foi instituído pela Lei Nº 2.459/2022 e prevê que as atividades
nas escolas serão realizadas mensalmente, na última sexta-feira de cada mês, e
anualmente, durante toda a semana que antecede o Dia Nacional de Combate à
Dengue (19 de novembro). Durante a cerimônia, os agentes receberam o colete e
materiais lúdicos e didáticos com informações sobre o combate ao mosquito.
“Vocês vão contribuir para que não tenhamos criadouros nas suas casas, na
escola e no quintal dos avós, tios e amigos”, disse a coordenadora do Setor de
Controle e Combate às Endemias, Lilian Konnig.
Rafaela
Soares, de 8 anos, entendeu a mensagem. “Eu vou ajudar a combater o mosquito,
não deixando água parada, pois ele causa doenças. Vou sempre cuidar do meu
quintal e os lugares onde eu for. Não pode ter recipiente para acumular água
para não virar criadouro”. Rafaela ainda disse que os materiais recebidos vão
ajudar a convencer as pessoas da importância de prevenir a Dengue e demais
doenças. “Eu não quero que ninguém da minha família, nem meus amigos fiquem
doentes, por isso vou ajudar a cuidar”, destacou.
Essa
percepção, segundo o presidente da Câmara de Vereadores e autor da Lei, Dudu
Barbosa, é a meta do Agente Mirim. “Nossa geração não está fazendo o que
deveria fazer. Por isso, vamos tentar conscientizar as crianças, torná-las
aliadas dos agentes de combate às endemias, para que cobrem dos adultos
atitudes em relação ao combate ao Aedes aegypti. “Sabemos que é uma mudança
cultural que precisa acontecer. Podemos tomar como exemplo o uso do cinto de
segurança. Hoje as pessoas entendem o quanto é importante. O cuidado com o
quintal tem que ser uma praxe no dia a dia dos cidadãos”, disse.
Já
o prefeito em exercício, Ademar Dorfschmidt, disse que mais uma vez Toledo sai
na frente e faz história. “Essa ação é inédita no país e vocês são os primeiros
agentes mirins de Toledo e do Brasil”, disse para a turma da unidade escolar do
Bairro São Francisco. “Esse projeto será um legado, uma iniciativa que vai
salvar vidas”. Aos agentes de combate às endemias presentes, Ademar disse que
na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti foram iniciados avanços e a
valorização da categoria, que hoje conta com o número de servidores preconizado
pelo Ministério da Saúde.
Trabalho
conjunto As secretárias de Educação, Marli Gonçalves Costa, e de Saúde,
Gabriela Kucharski, destacaram a parceria das duas pastas para colocar o
programa em funcionamento. “Para sermos eficientes, é preciso esta soma de
esforços. É preciso conscientizar nossa população e esta próxima geração de que
a prevenção é o melhor caminho”, disse Gabriela. “Acredito que o Agente Mirim,
desenvolvido nas escolas municipais, com material didático adequado, vai criar
uma consciência coletiva. Eles vão saber cobrar os adultos, terão argumentos
para isso”, reforçou Marli.
Participação
A ação contou ainda com a participação do vereador Leoclides Bisognin, de
professores e coordenadores da Smed e servidores municipais do Executivo e do
Legislativo Municipal.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e
Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial