Teatro Municipal recebe atrações do III Encantar com Arte
A
Secretaria Municipal da Educação de Toledo (Smed) realiza nesta quarta (13) e
quinta-feira (14) o III Encantar com Arte. O evento deste ano, realizado no
Teatro Municipal, mantém a proposta de fortalecer um momento para as escolas
compartilharem apresentações de várias linguagens artísticas, trabalhadas pelos
professores de Arte e de Educação Física. Das 36 escolas, 30 estão participando
com apresentações.
“É
muito importante a valorização desse trabalho do corpo, mente e movimento. Além
do envolvimento de professores regentes, coordenadoras e diretoras, é um mérito
dos professores de Artes e professores de Educação Física das nossas escolas
municipais. A cada ano percebemos um avanço na qualidade das apresentações com
movimentos mais complexos, maior envolvimento e organização das escolas. O
fruto de uma produção realizada durante o ano está aqui no Teatro Municipal
nesses dois dias”, exalta a secretária da Educação, Marli Gonçalves Costa.
Tudo
começa com os trabalhos realizados na escola, dentro de quatro linguagens de
arte: música, artes visuais, teatro e dança. As atividades são desenvolvidas
com alunos do primeiro ao quinto ano. Cada escola escolhe qual trabalho será
apresentado no teatro. É possível participar com uma apresentação de palco mais
um trabalho exposto nas galerias. O tema é livre, como forma de incentivo à
criatividade.
“Estou
muito feliz e orgulhosa do trabalho que os professores estão realizando na
escola. Estou muito satisfeita com o resultado, pois estou acompanhando as crianças
se apresentando, os professores assistindo as crianças se apresentando e é uma
satisfação muito grande vê-los no palco do teatro se realizando, percebendo que
eles também podem fazer arte”, avaliou empolgada uma das coordenadoras de Arte
da Smed, Daline Bortolotto Ferrari.
As
aulas de artes estão presentes no currículo educacional do município. “Poder
mostrar para as crianças que a partir da arte a gente pode se tornar mais
sensível, aprender, se desenvolver, é fundamental. Mostrar para as crianças e
para a comunidade escolar que arte é conhecimento é o nosso papel principal”,
destaca Daline.
A
outra coordenadora de Arte da Smed, Mariana de Holanda, conta que muitas
crianças que não puderam estar no teatro para assistir as apresentações estão
aproveitando a estrutura das salas com tv para acompanhar pela live da
Secretaria de Educação, que transmite ao vivo o III Encantar com Arte.
“Recebemos o feedback do pessoal que está acompanhando em casa e nas escolas.
Então tem vários locais que estão acompanhando via live e estão adorando. Essa
mobilização para fazer torcida e acompanhar os colegas é muito importante. Sem
contar que o cheiro do teatro, essa vivência, esse frio na barriga ao subir no
palco motiva e faz com que as outras crianças despertem esse interesse para a
arte”
As
coordenadoras destacaram também a importância daquele “friozinho na barriga”
antes de subir no palco. Segundo elas, os alunos já estão tirando de letra e
tratando o desafio com bastante naturalidade.
primeiro dia, 14 escolas se apresentaram no palco do Teatro Municipal.
As demais devem se apresentar nesta quinta-feira (14). A entrada é liberada de
forma gratuita para a população, que também pode acompanhar de forma virtual
pela live da Secretaria da Educação.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley
Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial