Campanha do Novembro Azul conscientiza homens sobre câncer de próstata
Novembro é o mês em que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se dedica à conscientização sobre o câncer de próstata com a campanha Novembro Azul. Ela busca incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. Em Toledo, 16 homens foram a óbito no último ano em consequência do câncer de próstata. Só em 2024 já foram 6 registros confirmados.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, representando cerca de 29% dos casos de câncer, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Somente em 2023, foram estimados mais de 70 mil novos casos no país, o que ressalta a importância de iniciativas que promovam a conscientização e o diagnóstico precoce.
Sintomas
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen. No entanto, muitos casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista, médico especialista em saúde masculina, que poderá realizar os exames necessários para avaliar a presença da doença e orientar sobre o tratamento adequado. O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura.
A SMS se une à campanha Novembro Azul para conscientizar sobre o câncer de próstata e reforça a importância do autocuidado, do diagnóstico precoce e do acesso à saúde entre os colaboradores e a população.
A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Neste Novembro Azul, a SMS te convida a refletir sobre o combate à desinformação e ao preconceito, para que juntos possamos combater o câncer de próstata. Várias ações estão programadas nas unidades de saúde do município. Elas irão fornecer consultas médicas, solicitação de exames, consultas de enfermagem, atendimento de odontologia, orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST), estratificação de risco para doenças como diabetes e hipertensão, orientações sobre alimentação saudável, atividades físicas e outros.
Confira a programação aqui https://www.toledo.pr.gov.br/noticias/saude/campanha-do-novembro-azul-conscientiza-homens-sobre-cancer-de-prostata
Viver Toledo - Ano 16
Por
quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria
Wanderley Graeff - 45
98801-8722
Karine Graeff - 45
98811-1281
Juninho Graeff - 45 99854-3812
Rua Três de Outubro, 311
– S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 –
Toledo-PR



.png)




0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial