Prefeitura de Toledo comemora a aprovação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Inscrições seguem até o dia 15
de janeiro de 2025 em link no portal do município
A Secretaria Municipal da Saúde de Toledo (SMS) está proporcionando uma oportunidade inédita no município, um programa de Residência Médica na área de Medicina de Família e Comunidade, reconhecido pelo Ministério da Educação e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A especialização é oferecida para os médicos graduados como uma pós-graduação (Lato Sensu). Para tratar deste assunto, o prefeito Beto Lunitti recebeu na manhã de quarta-feira (18) a secretária da pasta, Gabriela Kucharski e a médica responsável pela organização desse processo, Mayara Bolson.
O encontro, na Sala de Reuniões
do Gabinete do Prefeito, foi para celebrar esta importante conquista para a
cidade: a aprovação do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e
Comunidade pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). “Estamos frente
a um avanço significativo para o sistema de saúde municipal, fortalecendo a
atenção primária e ampliando a formação de profissionais qualificados para
atuar com excelência nas unidades de saúde de Toledo e atender as necessidades
de saúde da nossa população”, pontuou o prefeito Beto Lunitti.
Além de destacar o impacto
positivo que a aprovação do programa terá para a população, Lunitti, manifestou
a alegria que essa residência traz para o município. “Estamos muito felizes com
essa aprovação, pois ela reforça o compromisso da nossa gestão com a saúde
pública de qualidade”, afirmou o prefeito.
A secretária de Saúde, Gabriela
Kucharski, ressaltou que a aprovação do programa é um reflexo do esforço
contínuo da gestão em melhorar a qualidade da saúde no município. “A
implantação do programa de residência em Medicina de Família e Comunidade é uma
grande vitória para a saúde pública de Toledo.
Objetivo - A Residência Médica em
Medicina de Família e Comunidade terá duração de dois anos. O programa tem como
objetivo formar médicos especialistas, que serão capazes de atuar na atenção
primária à saúde, com ênfase na promoção da saúde e prevenção de doenças.
Foi criada a Coordenação de
Residência Médica (Coreme) para responder sobre todos os trâmites que envolvem
o processo. A médica Mayara Bolson Salamanca é a responsável em coordenar a
Coreme. Segundo ela, a residência será uma excelente oportunidade para os
médicos em formação, principalmente levando em consideração que, em nosso
município temos um campus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com o curso
de Medicina sendo a residência uma sequência para os egressos da graduação.
“O programa oferece uma
formação completa e humanizada, que integra as diversas especialidades médicas
em um atendimento de base. Os residentes terão a oportunidade de atuar
diretamente nas unidades de saúde, em contato com a população, o que contribui
para uma formação de qualidade”, afirmou.
Ela explica que o aumento da
oferta de médicos qualificados na atenção básica, possibilitará expandir e
qualificar ainda mais os serviços prestados nas unidades de saúde, além de
promover a educação médica e a retenção de profissionais capacitados em nosso
município.
A residência será uma
importante ferramenta na prevenção de doenças, controle de doenças crônicas e
promoção da saúde da comunidade. A formação de médicos especializados
contribuirá para a redução de filas nos serviços de urgência e emergência, uma
vez que a Medicina de Família e Comunidade atua diretamente na gestão da saúde
dos pacientes, oferecendo cuidados contínuos e integralizados.
Inscrições abertas - os médicos interessados em
fazer parte do programa de Residência Médica em Medicina de Família e
Comunidade poderão acessar o edital e realizar suas inscrições no portal do
município, clicando neste link.
Viver Toledo - Ano 16
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
![]() |
| Reunião celebrou aprovação - Carlos Rodrigues/PMT |
A Secretaria Municipal da Saúde de Toledo (SMS) está proporcionando uma oportunidade inédita no município, um programa de Residência Médica na área de Medicina de Família e Comunidade, reconhecido pelo Ministério da Educação e pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A especialização é oferecida para os médicos graduados como uma pós-graduação (Lato Sensu). Para tratar deste assunto, o prefeito Beto Lunitti recebeu na manhã de quarta-feira (18) a secretária da pasta, Gabriela Kucharski e a médica responsável pela organização desse processo, Mayara Bolson.
Por quem faz jornalismo há 46 anos
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR









0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial