Publicado em 14/12/2024 às 00h11 - Atualizado em 18/12/2024 às 16h14 Toledo chega aos 72 anos
de existência como município num ano em que mais uma vez comemorou o seu papel
de destaque como maior produtor de alimentos. A Capital do Agronegócio do
Paraná detém o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado – cerca de
R$ 4,6 bilhões – e lidera duas das cadeias mais importantes da pecuária, além
do milho de segunda safra. Ele é primeiro em suínos para corte, com R$ 1,3
bilhão de VBP e 1,9 milhão de toneladas.
Esses são números
alcançados graças a produtores vocacionados em todas as etapas da cadeia
produtiva, o que conferem, na produção pecuária, por exemplo, elevados padrões
de qualidade em sanidade. O Sindicato Rural de Toledo tem um papel fundamental
nessa vigorosa engrenagem. Sua atuação respalda os produtores com ações de
defesa dos seus interesses e na sua própria formação e de seus familiares.
O Sindicato Rural de Toledo
tem na presidência Nelson Gafuri, com o vice Edenilson Carlos Copini; secretário
Edimar Bombardelli e tesoureiro Reginaldo Gongoleski. A gestão executiva é
exercida por Tatiane Lodi.
 |
| Diretoria do Sindicato Rural de Toledo |
A história da entidade
A história começou em
1960, com a fundação da Associação Rural de Toledo. No dia 23 de abril de 1966
em uma Assembleia Geral decidiu pela criação oficial do Sindicato Rural de
Toledo.
Iniciou seus trabalhos em
sede própria na Rua 7 de setembro, 1101, Centro. Mas, dentro de um projeto
audacioso, os associados tomaram a decisão pela mudança de endereço e a
construção de um prédio ainda mais moderno, amplo e equipado para atender as
novas demandas dos produtores rurais, que não são poucas. Na medida em que o
agronegócio evolui, na mesma intensidade os produtores rurais são exigidos nos
seus empreendimentos.
Assim acontece com o
Sindicato Rural Patronal que se atualiza constantemente e fortalece padrões de
atendimento aos associados. Em seus trabalhos, o Sindicato Rural presta
inúmeros serviços como uma oportunidade de conquistar e buscar os interesses da
classe econômica rural do município de Toledo.
Galeria eterniza os
ex-presidentes
A entidade valoriza a sua
história, com a galeria de ex-presidente que é um símbolo do agronegócio e
homenageia aqueles que deram sua contribuição pela classe empregadora rural de
Toledo. Ali são lembrados desde o primeiro presidente, o Dr. Ernesto
Dall’Oglio, sendo também o primeiro associado do Sindicato Rural de Toledo, que
exerceu o cargo de julho de 1967 a julho de 1976. Ele foi o primeiro prefeito
de Toledo, deputado estadual e deputado federal.
O segundo presidente foi Helmuth
Priesnitz - a gestão foi julho de 1976 a julho de 1985. Em seguida veio Adolfino
Luiz Gatto, de julho de 1985 a julho de 1988. O quarto presidente foi Jacob Ivo
Hoffmann, de julho de 1988 a junho de 1991. Após, veio Cláudio Silvestre
Strider, que exerceu a presidência de junho 1991 a maio de 1994. Entre maio de
1994 a maio de 2000, Ruby Cassel exerceu a presidência da entidade. E no
período 2000 a 2021, exerceu a presidência o produtor rural Nelson Paludo. |
| Entrega de reivindicações ao governador Ratinho Junior |
Uma sede à altura da força
do agro
Hoje, nas suas novas
instalações, o Sindicato Rural de Toledo tem cozinha industrial equipada para
cursos de qualificação que despertam o empreendedorismo. Amplo auditório que
reúne os principais eventos que expressam a unidade da classe empregadora. No
espaço são debatidos os principais assuntos do agronegócio, bem como o
funcionamento do Sindicato Rural.
As demais salas de
treinamento recebem produtores rurais interessados no aperfeiçoamento de seus
negócios no campo, tanto atividades agrícolas quanto aquelas voltadas à
pecuária.
 |
| Jovens da formação Empreendedor Rural |
 |
| Curso em parceria com o Senar-PR |
 |
| Associada em curso do Senar-PR |
Treinamentos, cursos e
capacitações, promovidos pela parceria do Sindicato Rural de Toledo e Serviço
Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), sem dúvida, contribuem ao longo da
história de Toledo para sustentar o município com o reconhecimento de “Capital
do Agronegócio no Paraná”. Méritos de abnegados produtores rurais, homens e
mulheres que se preocupam com a melhoria dos processos na dinâmica das
diferentes atividades. Esses elementos são a origem dos valores bilionários – cerca
de R$ 4,6 bilhões (2023) – que geram impostos para o município, estado e nação,
e fazem movimentar a economia com a criação de empreendimentos na cidade que
venham atender as necessidades da propriedade rural. As parcerias com o poder
público somam nesse contexto. Por isso, as relações institucionais são
fundamentais para a continuidade de um processo harmônico de evolução e
inovação no agro toledano.
 |
| Comissão de Mulheres do SRT |
 |
| Reunião com o Poder Executivo de Toledo |
 |
| Tratativas sobre Cadastro Ambiental Rural com o IAT |
O crescimento dos
negócios no campo também conta com o Sindicato Rural de Toledo e seus serviços
oferecidos nas orientações sobre questões ambientais, bem como no campo
jurídico e na contabilidade rural. Benefícios que agregam na defesa dos
interesses de quem produz e que somente o associativismo é capaz de gerar pelo
bem do desenvolvimento do município.
Forte presença em conselhos e em outras entidades
O Sindicato Rural tem presença
ativa na comunidade local e regional, com membros integrando vários colegiados,
como Comtur, Conselho Consultivo Mesoregional Oeste, Consea, Codet, Conselho do
Meio Ambiente, Programa Oeste em Desenvolvimento, Conselho Municipal de Segurança,
Conselho Municipal do Trabalho e Nurespop - Núcleo dos Sindicatos do Oeste do
Paraná).
No âmbito estadual, o
presidente Nelson Gafuri é vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado
do Paraná – FAEP. A entidade possui representação nas comissões técnicas de Grãos,
Suínos, Aves, Aquicultura, Bovinocultura de Corte e de Leite da FAEP.
Por sua vez, o vice-presidente Edenilson
Copini é o presidente da Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná
(Aaviopar), enquanto Saul Jorge Zeuckner, suplente da diretoria, preside a Associação
dos Produtores de Leite. Já o associado Delmar Briccius é presidente da Associação
dos Suinocoltores do Oeste do Paraná (Assuinoeste).
Toledo por Nelson Gafuri
 |
| Genilde e Nelson Gafuri |
“Toledo é um município extraordinário,
pela sua gente trabalhadora no campo e na cidade. Temos orgulho de fazer parte
desse desenvolvimento, apoiando com as ações do Sindicato Rural os nossos
produtores, cuja força de trabalho é impressionante. Parabéns, Toledo, pelos
seus 72 anos”.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial