18/12/2024

Toledo 72 anos: Sindicato Rural dá apoio total a quem faz desta terra a Capital do Agro do Paraná



Publicado em 14/12/2024 às 00h11 - Atualizado em 18/12/2024 às 16h14 
Toledo chega aos 72 anos de existência como município num ano em que mais uma vez comemorou o seu papel de destaque como maior produtor de alimentos. A Capital do Agronegócio do Paraná detém o maior Valor Bruto da Produção Agropecuária do Estado – cerca de R$ 4,6 bilhões – e lidera duas das cadeias mais importantes da pecuária, além do milho de segunda safra. Ele é primeiro em suínos para corte, com R$ 1,3 bilhão de VBP e 1,9 milhão de toneladas.
 
Esses são números alcançados graças a produtores vocacionados em todas as etapas da cadeia produtiva, o que conferem, na produção pecuária, por exemplo, elevados padrões de qualidade em sanidade. O Sindicato Rural de Toledo tem um papel fundamental nessa vigorosa engrenagem. Sua atuação respalda os produtores com ações de defesa dos seus interesses e na sua própria formação e de seus familiares.
 
O Sindicato Rural de Toledo tem na presidência Nelson Gafuri, com o vice Edenilson Carlos Copini; secretário Edimar Bombardelli e tesoureiro Reginaldo Gongoleski. A gestão executiva é exercida por Tatiane Lodi.
Diretoria do Sindicato Rural de Toledo
A história da entidade
A história começou em 1960, com a fundação da Associação Rural de Toledo. No dia 23 de abril de 1966 em uma Assembleia Geral decidiu pela criação oficial do Sindicato Rural de Toledo.
 
Iniciou seus trabalhos em sede própria na Rua 7 de setembro, 1101, Centro. Mas, dentro de um projeto audacioso, os associados tomaram a decisão pela mudança de endereço e a construção de um prédio ainda mais moderno, amplo e equipado para atender as novas demandas dos produtores rurais, que não são poucas. Na medida em que o agronegócio evolui, na mesma intensidade os produtores rurais são exigidos nos seus empreendimentos.
 
Assim acontece com o Sindicato Rural Patronal que se atualiza constantemente e fortalece padrões de atendimento aos associados. Em seus trabalhos, o Sindicato Rural presta inúmeros serviços como uma oportunidade de conquistar e buscar os interesses da classe econômica rural do município de Toledo.
 
Galeria eterniza os ex-presidentes
A entidade valoriza a sua história, com a galeria de ex-presidente que é um símbolo do agronegócio e homenageia aqueles que deram sua contribuição pela classe empregadora rural de Toledo. Ali são lembrados desde o primeiro presidente, o Dr. Ernesto Dall’Oglio, sendo também o primeiro associado do Sindicato Rural de Toledo, que exerceu o cargo de julho de 1967 a julho de 1976. Ele foi o primeiro prefeito de Toledo, deputado estadual e deputado federal.
 
O segundo presidente foi Helmuth Priesnitz - a gestão foi julho de 1976 a julho de 1985. Em seguida veio Adolfino Luiz Gatto, de julho de 1985 a julho de 1988. O quarto presidente foi Jacob Ivo Hoffmann, de julho de 1988 a junho de 1991. Após, veio Cláudio Silvestre Strider, que exerceu a presidência de junho 1991 a maio de 1994. Entre maio de 1994 a maio de 2000, Ruby Cassel exerceu a presidência da entidade. E no período 2000 a 2021, exerceu a presidência o produtor rural Nelson Paludo.
Entrega de reivindicações ao governador Ratinho Junior
Uma sede à altura da força do agro
Hoje, nas suas novas instalações, o Sindicato Rural de Toledo tem cozinha industrial equipada para cursos de qualificação que despertam o empreendedorismo. Amplo auditório que reúne os principais eventos que expressam a unidade da classe empregadora. No espaço são debatidos os principais assuntos do agronegócio, bem como o funcionamento do Sindicato Rural.
 
As demais salas de treinamento recebem produtores rurais interessados no aperfeiçoamento de seus negócios no campo, tanto atividades agrícolas quanto aquelas voltadas à pecuária.
 
Jovens da formação Empreendedor Rural 
Curso em parceria com o Senar-PR
Associada em curso do Senar-PR
Treinamentos, cursos e capacitações, promovidos pela parceria do Sindicato Rural de Toledo e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), sem dúvida, contribuem ao longo da história de Toledo para sustentar o município com o reconhecimento de “Capital do Agronegócio no Paraná”. Méritos de abnegados produtores rurais, homens e mulheres que se preocupam com a melhoria dos processos na dinâmica das diferentes atividades. Esses elementos são a origem dos valores bilionários – cerca de R$ 4,6 bilhões (2023) – que geram impostos para o município, estado e nação, e fazem movimentar a economia com a criação de empreendimentos na cidade que venham atender as necessidades da propriedade rural. As parcerias com o poder público somam nesse contexto. Por isso, as relações institucionais são fundamentais para a continuidade de um processo harmônico de evolução e inovação no agro toledano.
Comissão de Mulheres do SRT

 
Reunião com o Poder Executivo de Toledo

Tratativas sobre Cadastro Ambiental Rural com o IAT
O crescimento dos negócios no campo também conta com o Sindicato Rural de Toledo e seus serviços oferecidos nas orientações sobre questões ambientais, bem como no campo jurídico e na contabilidade rural. Benefícios que agregam na defesa dos interesses de quem produz e que somente o associativismo é capaz de gerar pelo bem do desenvolvimento do município.

Forte presença em conselhos e em outras entidades
O Sindicato Rural tem presença ativa na comunidade local e regional, com membros integrando vários colegiados, como Comtur, Conselho Consultivo Mesoregional Oeste, Consea, Codet, Conselho do Meio Ambiente, Programa Oeste em Desenvolvimento, Conselho Municipal de Segurança, Conselho Municipal do Trabalho e Nurespop - Núcleo dos Sindicatos do Oeste do Paraná).
 
No âmbito estadual, o presidente Nelson Gafuri é vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP. A entidade possui representação nas comissões técnicas de Grãos, Suínos, Aves, Aquicultura, Bovinocultura de Corte e de Leite da FAEP.
 
Por sua vez, o vice-presidente Edenilson Copini é o presidente da Associação dos Avicultores do Oeste do Paraná (Aaviopar), enquanto Saul Jorge Zeuckner, suplente da diretoria, preside a Associação dos Produtores de Leite. Já o associado Delmar Briccius é presidente da Associação dos Suinocoltores do Oeste do Paraná (Assuinoeste).
 
Toledo por Nelson Gafuri
Genilde e Nelson Gafuri
“Toledo é um município extraordinário, pela sua gente trabalhadora no campo e na cidade. Temos orgulho de fazer parte desse desenvolvimento, apoiando com as ações do Sindicato Rural os nossos produtores, cuja força de trabalho é impressionante. Parabéns, Toledo, pelos seus 72 anos”.






0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial