Em 2025, ensino estadual terá mais cursos técnicos, novos professores e kits escolares
Inovações e
avanços imprimem um panorama promissor para a rede estadual de ensino em 2025.
A expectativa é de que o ano seja marcado por iniciativas que reforçarão ainda
mais a qualidade e a inclusão nas escolas da rede estadual. Há ações
significativas já em curso, como a ampliação de vagas em cursos técnicos,
medidas de valorização dos professores e a entrega inédita de materiais
escolares gratuitos que beneficiarão milhares de alunos e suas famílias.
O secretário
da Educação do Paraná, Roni Miranda, explica que entre os principais objetivos
do Governo do Estado, neste ano, estão fortalecer o aprendizado, apoiar as
famílias e preparar os jovens para um futuro de oportunidades.
“As ações
confirmadas para 2025 visam transformar o ambiente escolar em um espaço ainda
mais eficiente e acessível. Com isso, daremos continuidade às iniciativas que,
no ano passado, garantiram a permanência do Paraná na liderança do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, demonstrando que o ensino do Estado
segue no caminho certo”, afirma o secretário.
CURSOS
TÉCNICOS
A parceria
entre a Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) e o Serviço Nacional de
Aprendizagem Industrial (Senai-PR), firmada em dezembro de 2024, trará um
aumento expressivo na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Serão disponibilizadas 5.950 vagas, um crescimento de 138% em relação às 2.500
vagas ofertadas em 2024.
Os cursos abrangem áreas como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia. Eles têm duração de três anos e são integrados à carga horária regular do ensino médio. Além disso, os estudantes contarão com transporte e alimentação durante as aulas práticas. A matrícula para os interessados deve ser feita até 13 de janeiro, nas escolas participantes.
Confira a lista completa de cursos e escolas https://aluno.escoladigital.pr.gov.br/if_formacao_tecnica_profissional
PARCEIRO DA
ESCOLA
Após
implementação do projeto-piloto em duas escolas ao longo de 2023, neste ano o
programa Parceiro da Escola terá abrangência ampliada, sendo implementado em 82
colégios da rede estadual, em 34 municípios paranaenses. A iniciativa busca
melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura das unidades de ensino,
por meio de parcerias com instituições privadas.
Entre as
melhorias previstas estão obras de manutenção, gestão de terceirizados e
aprimoramento de serviços administrativos. Os contratos com as empresas
parceiras devem ser assinados ainda em janeiro. “Com o apoio de instituições
parceiras, o Governo do Estado traz soluções inovadoras e ágeis para atender às
necessidades das comunidades escolares. O objetivo é transformar a gestão
administrativa e de infraestrutura das escolas, garantindo um ambiente ainda
mais seguro e eficiente para alunos e professores”, reforça o secretário Roni
Miranda.
PROFESSORES
Em uma
importante medida para reforçar o corpo docente da rede estadual, o governo
contratou 1.100 novos professores. O governador Carlos Massa Ratinho Junior
também anunciou a progressão de carreira
para cerca de 10 mil docentes.
Os novos
profissionais, selecionados em concurso público realizado em 2023, vão atender
alunos das escolas estaduais em disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa,
Ciências, História e Química, entre outras, com carga horária de 20 a 40 horas
semanais, dependendo da aprovação em um ou dois cargos. Eles integram um grupo
de mais de 3,4 mil profissionais convocados para atuar nos colégios da rede
estadual de ensino de todos os núcleos regionais do Paraná, nomeados desde o ano
passado.
Já a
progressão na carreira, que é uma valorização do corpo docente das escolas
estaduais, será incluída na folha de pagamento de 10 mil professores da rede,
já a partir de janeiro. A medida permitirá que esses docentes avancem para uma
referência superior dentro da mesma classe, conforme o plano de carreira do
magistério. O avanço considera critérios técnicos, como avaliação de desempenho
e participação em cursos de formação. Avaliações realizadas semestralmente
pelas escolas analisam aspectos como assiduidade, pontualidade e participação
dos professores.
ENTREGA DE
KITS ESCOLARES
Iniciativa
inédita, a distribuição pelo Governo do Estado de kits escolares para todos os
alunos da rede estadual, abrangendo o Ensino Fundamental, Ensino Médio e a
Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebe investimento superior a R$ 43
milhões. Os kits serão entregues diretamente nas escolas antes do início do ano
letivo, previsto para 5 de fevereiro.
“Os kits foram
elaborados para atender às necessidades pedagógicas de cada etapa escolar. Cada
modelo foi cuidadosamente montado para garantir que os alunos tenham o suporte
necessário para as atividades, desde a criatividade no Fundamental I até
instrumentos de precisão para o Ensino Médio”, explica Roni Miranda. A medida
representa um alívio financeiro para as famílias e garante que os estudantes
tenham acesso a materiais essenciais para o aprendizado. “Nosso objetivo é
garantir equidade e inclusão, permitindo que todos comecem o ano letivo em
igualdade de condições”, finaliza o secretário.
Confira os
itens:
Ensino
Fundamental I
7.773 kits com
itens como cadernos, lápis de cor, giz de cera, tesoura sem ponta e canetinhas
hidrográficas.
Ensino
Fundamental II
550.000 kits
com materiais como cadernos universitários, régua, transferidor, esquadros e
lápis de cor.
Ensino Médio e
EJA
352.206 kits
contendo cadernos universitários, canetas esferográficas, réguas e lápis
grafite.







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial