19/06/2023

Sabadin: temos muito a aprender e a ensinar também, como referência no cooperativismo

Anderson Sabadin, presidente da Primato
Por Wanderley Graeff - Do Viver Toledo
“É um evento para nos conectar ao mundo com essa interação com a União Europeia. Temos sim muito a aprender, mas também muito a ensinar, especialmente porque a nossa região Oeste e o Paraná são referências no cooperativismo”, disse o presidente da Primato Cooperativa Agroindustrial, Anderson Sabadin, ao participar do Fórum dos Presidentes 2023 - Conectando Cooperativas Através dos Continentes: Fortalecendo Parcerias entre Brasil e Europa, promovido pelo Sistema Ocepar nos dias 15 e 16 de junho no Centro de Convenções Maestra, do Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu.
 
“Vimos na palestra do Paulo Hermann que o cooperativismo produz alimento, que é o caminho para a paz e a democracia. E vemos que a nossa região se fortalece cada vez mais na produção e na cooperação, o que deve ser feito cada vez mais com eficiência”, assegura Sabadin. Segundo ele, as cooperativas já não tem mais regiões exclusivas de atuação “e isso fica cada vez mais claro onde todas as cooperativas de produção se expandiram e buscaram espaço e isso faz com que haja a busca pela eficiência e estar próximo ao cooperado que é o centro do nosso negócio”.
Cirio Kunzler (Sicredi Progresso), Solange Martins (Sicoob Meridional) e Snderson Sabadin (Primato), no Fórum dos Presidentes - Foto: Luciane Graeff/Viver Toledo
 
Projeções para a Primato
De acordo com o dirigente, “não viemos de anos fáceis, pois sofremos com o custo da matéria-prima e a proteína não remunerou suficientemente. Os desafios são grandes, mas com trabalho, convicção e pés nos chãos dará tudo certo”, analisa, assegurando que a Primato deverá crescer significativamente em vários setores no curto e médio prazo, como a integração de frangos e tilápia e também o ramo agrícola. “É um segmento recente para a Primato onde ingressamos há cinco anos, mas a previsão é receber 5 milhões de sacas de grãos. É um volume expressivo”, comenta, salientando que a planta industrial de Dourados-MS, de produção de alimentos animais, com foco no mineral e com significativa agregação de valor, será ampliada no início do próximo ano, o que mostra que o foco da Primato continua no crescimento.
 
Compagas
Em outra frente de atuação, a diretoria da Primato recebeu recentemente a visita de representantes da Companhia Paranaense de Gás (Compagas), distribuidora de gás natural no Estado do Paraná, para alinhar a atuação em conjunto, diante do investimento que a cooperativa realiza em sua usina de biometano. “Teremos posto de combustível em Toledo com o produto e a transformação da frota da cooperativa para o uso do biometano”, diz Sabadin.
 
O presidente da Primato destaca que a usina é um trabalho forte em desenvolvimento com vistas à sustentabilidade ambiental, com produtores já usando a energia gerada, ao mesmo tempo projetando a expansão com a produção de energia nas suas propriedades. “Além de resolver o problema do passivo ambiental com os dejetos animais, o projeto representa uma nova fonte de renda para o nosso cooperado”.
 
Governança
A Primato promoveu ajustes em seu modelo de governança. Com isso, como presidente do Conselho de Administração, Anderson Sabadin foca a sua atuação na representação política e estratégica. Com a direção executiva exercida por Juliano Millnetz, isso tira, segundo Sabadin, “um pouco do peso da presidência, onde poderei ficar mais próximo ao cooperado”.
 
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e Juninho Graeff
 (45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR




0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial