O som da peteca voando pelo ar. O movimento preciso das raquetes. A vibração da torcida. Para quem vê de fora, pode parecer apenas mais um jogo. Mas para os meninos e meninas da Associação Amigos do Badminton de Toledo (AABT ) , o esporte é muito mais: é ferramenta de educação, inclusão e transformação social.
Desde sua criação, o projeto tem como missão abrir portas por meio do badminton, uma modalidade ainda pouco difundida no Brasil, mas que vem conquistando a garotada. A AABT atende atualmente 300 crianças diretamente, no contra turno escolar, 140 na parte da manhã e 160 na parte da tarde, com idades entre 5 anos a 17 anos, e oferece não só treinamento esportivo de excelência, mas também um espaço seguro, acolhedor e educativo.
Mais do que formar atletas, o projeto forma cidadãos. Entre os principais objetivos estão o incentivo à prática esportiva, o fortalecimento da disciplina, o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Tudo isso com acompanhamento técnico, pedagógico e psicológico.
"O esporte transforma, e isso é isso. Com apoio dos parceiros e comunidade, a transformação é ainda maior, conseguir atender esses jovens para além do esporte, conseguir trazê-los para perto, e oferecer oportunidades para que cresçam como indivíduos e como grupo" destaca o professor Valdecir Anacleto.
A indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi é uma das principais apoiadoras da Associação e o envolvimento colabora com manutenção da estrutura, aquisição de materiais e apoio às ações técnicas e sociais, promovendo o desenvolvimento humano.
A AABT já colhe os frutos desse trabalho com atletas reveladas pelo projeto se destacando em torneios estaduais e nacionais, levando o nome de Toledo com orgulho e opcionalmente de inspiração para outras crianças. Entre as muitas conquistas, algumas de destaque são ...
"Mais do que formar atletas, a AABT forma trajetórias. O esporte não é linha de chegada, é ponto de partida, e através do projeto impacta as escolhas e o desenvolvimento de crianças e adolescentes." Reforce o gerente de marketing Lucas Angnes.
Comentários
Postar um comentário