Ministério Público emite nota sobre a situação do lixo
![]() |
| Trabalhadores realizaram manifestação na tarde desta quinta-feira (07) |
O Ministério Público,
através da Promotoria do Meio Ambiente, emitiu nota ontem sobre a situação da
coleta de resíduos sólidos em Toledo. O documento, assinado pelo promotor
Giovani Ferri, pontua toda a ação realizada a partir da averiguação de denúncia
de supostas irregularidades em veículos da empresa Transportec.
No início da tarde
de ontem, trabalhadores da Transportec realizaram manifestação por vias
públicas da cidade. Um carro de som do sindicato dos Servidores Públciso
Municipais de Toledo puxava a passeata. Uniformizados, os trabalhadores
gritavam palavras de ordem contra a empresa.
Confira a íntegra
do documento do MP:
1. O Ministério
Público, através da Promotoria do Meio Ambiente, informa que no último sábado
(02/03), durante o Plantão Forense, o órgão foi acionado para averiguar denúncia
de supostas irregularidades em veículos da empresa Transportec Coleta e Remoção
de Resíduos Ltda, responsável pelos serviços de coleta de lixo em Toledo, cujos
funcionários estavam em greve na sede da empresa.
Diante dos fatos, a
Promotoria de Plantão determinou à Polícia Militar que enviasse uma equipe à
sede da empresa, tendo sido confirmada a denúncia, constatando-se que no local
havia 07 (sete) caminhões com indícios de adulteração de placas identificadoras,
tendo sido apreendidas as chaves dos veículos para perícia. No local também
foram encontradas outras 14 (quatorze) placas de veículos avulsas, sem prova de
origem. Na ocasião não foi preso nenhum dirigente ou responsável pela empresa, pois
não estavam presentes no local dos fatos para fins de flagrante, sendo
instaurado Inquérito Policial para apurar a prática do crime previsto no
art.311 do Código Penal.
2. Na sequência, o
Município de Toledo comunicou a situação ao Ministério Público, tendo relatado
que a empresa teria violado várias normas contratuais, pois além da adulteração
de veículos utilizados pela empresa, o pagamento dos serviços de coleta e
transporte de resíduos sólidos encontrava-se em dia, mas os funcionários da empresa
teriam paralisado suas atividades por não receber pagamentos e benefícios,
tendo o Município notificado a empresa para retomar imediatamente os serviços
até sexta-feira (09/03), sob pena de rescisão contratual.
3. Diante da
gravidade da situação, após reunião na sede do Ministério Público com equipe do
Poder Público, foi deliberado acerca da necessidade de depósito temporário dos
caminhões apreendidos em favor do Poder Público, com o objetivo do próprio
Município de Toledo promover a coleta e transporte de lixo em caráter
emergencial até uma solução definitiva ao problema. Nesse sentido, com anuência
do Ministério Público, os 07 caminhões apreendidos foram disponibilizados ao
Município através de ordem judicial de depósito, evitando a paralisação dos serviços
de coleta de lixo na cidade, que alcançam a média diária de 80 a 100 toneladas,
fator que causaria um gravíssimo problema ambiental e de saúde pública na cidade.
4. Além das medidas
administrativas anunciadas pelo Município de Toledo, a Promotoria do Meio
Ambiente também esclarece que instaurou um Inquérito Civil para apurar os fatos
e adotar as medidas jurídicas cabíveis, notificando a empresa Transportec para
prestar esclarecimentos no prazo de 48 horas, sob pena de sofrer medidas
judiciais objetivando a rescisão antecipada do contrato de prestação de
serviços, já que as obrigações do Município de Toledo estão em dia, com
pagamentos mensais aproximados de R$ 276.000.00 em favor da empresa pelos
serviços prestados.
5. Diante da grave
situação já constatada, há evidências de violação de várias cláusulas
contratuais envolvendo a prestação do serviço público, de modo que o Ministério
Público aguarda a conclusão das perícias e esclarecimentos da empresa
Transportec para um direcionamento do caso, vislumbrando que o caso provavelmente
envolverá necessidade de medidas jurídicas com possível rescisão antecipada do
contrato, com vencimento em 03/03/2020 e consequente abertura de novo processo
licitatório para a prestação do relevante serviço público no Município de
Toledo.
Toledo/PR, 07 de
março de 2019.
GIOVANI FERRI
Viver News –
Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau,
Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena, Restaurante
Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft,
Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e Hidro,
Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show
Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort












0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial