Abertura do Hospital Regional é debatida em Brasília
Assunto foi discutido no Ministério da Educação, Ebserh e Casa Civil
![]() |
| Schiavinato e Lúcio com o ministro Onix Lorenzoni |
A
abertura do Hospital Regional de Toledo passa a ser assunto recorrente nos
meandros do Governo Federal. Isso depois que o deputado federal José Carlos
Schiavinato (Progressista/Paraná) levou o tema para uma série de reuniões com
autoridades e órgãos que podem ser cruciais para a tão esperada funcionalidade
da unidade.
A
primeira conversa foi com o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Outra
importante reunião foi com o ministro da Educação, Abraham Weintraub. O
encontro foi acompanhado pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira. Tanto
Lorenzoni quando Weintraub se comprometeram em apoiar a causa e passarão a
pautar o tema.
Para
Schiavinato, os encontros foram positivos pois colocam o Governo Federal a par
da situação e da urgente abertura do Hospital. “Como é um governo novo, é
natural que tenhamos que atualizar o tema para que ele tenha espaço nas
discussões aqui em Brasília estamos convencidos que a população do Oeste será
atendida pelo Governo Federal nessa questão”, explicou o parlamentar.
Gestão![]() |
| Deputado, prefeito e reitor com o presidente da Ebserh |
A
próxima ação da Ebserh é o deslocamento de profissionais ao hospital para
realizar um diagnóstico nas áreas de pessoal, orçamento e finanças,
assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos e infraestrutura.
“A
presença da Ebserh em Toledo atende mais um compromisso da estatal e do governo
de apoiar e promover o ensino, a pesquisa e assistência em todo o país. Essa
assinatura marca a continuidade de um trabalho, que traz responsabilidades a
todos os envolvidos, e que pode melhorar ainda mais os serviços oferecidos na
região”, destacou o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira.
Desafios
Após
a conclusão do diagnóstico, ele será submetido ao Ministério da Economia, órgão
que aprova o quadro de pessoal da unidade e a consequente realização de
concurso público. Essa autorização é um pré-requisito para que a Ebserh assuma
o hospital e inicie a gestão.
“Temos
consciência dos desafios que precisamos superar para que todos os resultados
sejam colhidos. A presença de um hospital universitário para campo de prática
dos alunos de medicina na região é essencial e é nesse sentido que vamos
avançar”, comentou o reitor da UFPR, Ricardo Fonseca.
Da
parte da Prefeitura de Toledo, as principais iniciativas são: realizar
adequações da infraestrutura física e tecnológicas, incluído a reavaliação e
aquisição de equipamentos e mobiliários, a regularização de registros nos
órgãos federais, estaduais e municipais, garantir a prestação dos serviços
públicos de saúde e custeio do hospital e a cessão do hospital à universidade.
Com a cessão, ele poderá se tornar um hospital universitário federal e assim
fazer parte da Rede Ebserh.
“Essa
assinatura é um grande desejo de toda uma região que produz muito para o país.
Vamos fazer os últimos ajustes na estrutura do hospital para deixar tudo pronto
para a chegada da Ebserh”, disse o prefeito de Toledo, Lúcio de Marchi.
Viver News –
Wanderley Graeff c/ assessoria
Apoio: Acit, Coamo, Ótica Cristal, Essencial Modas, Oftalmologia Dr.
John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La Salle, Imobiliária Plena,
Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Inviolável, Yara Country Club,
Junsoft, Sicredi, Oesteline, Toledão, Unimed Costa Oeste, Tchibuum Natação e
Hidro, Unipar, Sifra Imobiliária , Recanto Cataratas Thermas Resort &
Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort













0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial