Mãe Terra promove reflexão sobre a vida e o meio ambiente
Cerca
de duas mil pessoas, entre eles muitos jovens, participaram do 7º Evento Mãe
Terra, de 18 a 22 de abril, na Aldeia Por Sol, junto à Kahena Espaço Natural,
em Toledo.
O
evento trabalhou diferentes aspectos, como a saúde das pessoas, tanto física
quanto emocional, a espiritualidade, o meio ambiente, a integração de raças e o
resgate da cultura indígena e a necessidade da preservação do meio ambiente,
valorizando a Terra como algo que protege e acolhe as pessoas que nela habitam
e para isso precisa ser cuidada e preservada.
Na
abertura do evento a socióloga Moema Viezzer falou aos participantes sobre a
Carta da Terra, um documento que ajudou a elaborar e que traça diretrizes para
a preservação do meio ambiente e do Planeta Terra. “Podemos nos ver como
derrotados ou como vencedores, nós é que temos as rédeas e que decidimos o que
é seguro para nossas vidas”, ensinou ela.
A
vivência A Loba, no domingo à noite, foi conduzida pela sócia proprietária da
Kahena, Selma Fernandes. Na edição de domingo, que contou também com a presença
de homens, foi trabalhado um pouco da
espiritualidade e a visão da mulher na cultura indígena. Com depoimentos de
Selma, do indígena equatoriano Salas Guerreiro e da líder espiritual Paulina
Martines, da Aldeia Tekoha Y’hovy, de Guaíra, foi ressaltado o papel da mulher
na cultura indígena.
FestivalNo sábado, em torno de 1,8 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores, participaram da Kahena Festival - After Colors, uma programação destinada especialmente aos jovens, com música e muita diversão. A festa, explica Selma, faz parte de um trabalho desenvolvido com jovens ao longo de todo o ano.
Segundo
ela, como terapeuta atende diversos jovens com problemas de depressão e
envolvimento com drogas, razão pela qual surgiu a ideia de realizar uma festa
com música, que é algo que os jovens apreciam muito, porém sem álcool ou
drogas.
O
projeto Mae Terra, implementado há sete anos, finaliza Selma, aborda questões
polêmicas, como a mulher, os jovens, a cultura indígena e o meio ambiente, que
precisa se curar para poder curar as pessoas. ”Foi um evento que começamos sem
apoio e que a cada ano estamos ganhando mais adeptos, o que amplia a nossa
responsabilidade e compromisso”. Ela agradeceu o apoio de todos e ressaltou que
espera fazer novas parcerias para a próxima edição, em 2020. O evento encerrou
na segunda-feira à tarde, com uma cerimônia espiritual na Aldeia Indígena de
Guaíra. (Assessoria - Fotos: Amnésia
Fotografias)
Apoio: Ótica Cristal, Essencial
Modas, Oftalmologia Dr. John Prochnau, Sicoob Meridional, Lodi, Colégio La
Salle, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium,
Inviolável, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Unimed Costa
Oeste, Tchibuum Natação e Hidro, Unipar, Recanto Cataratas Thermas Resort &
Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort












0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial