Aulas presenciais híbridas serão retomadas em 28 de abril em Toledo
![]() |
Elisângela Batista, Secretária de Educação, e prefeito
Beto Lunitti anunciaram volta às aulas no modelo híbrido para 28 de abril
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai retomar
as aulas presenciais híbridas em 28 de abril. O anúncio foi feito pelo prefeito
Beto Lunitti e a secretária de Educação Elisângela Batista na quinta-feira (08).
A intenção é que os alunos dos quintos anos retornem e gradativamente, a cada
15 dias, novas turmas sejam inseridas no ambiente escolar. Será facultada às
famílias a decisão de encaminhar ou não as crianças para a escola.
De acordo com Elisângela, foram implantadas medidas
que darão segurança aos alunos, professores, demais servidores e familiares,
além de ações para impedir a disseminação do novo coronavírus entre alunos,
professores, funcionários e seus respectivos familiares. As normas constam nas
diretrizes aprovadas pela comissão intersetorial criada para estabelecer os
protocolos sanitários para o retorno às aulas, a partir das quais cada escola
elaborou seu plano de contingência.
Cada estabelecimento montou seu próprio plano conforme
a realidade de cada espaço educacional. A comissão intersetorial analisou estes
planejamentos e todos foram aprovados. “Com essa aprovação, aliada a diminuição
de casos, nos sentimos seguros para receber novamente as crianças nos espaços
escolares”, disse Elisângela, reforçando que algumas escolas, conforme número
de alunos, poderão ter esse processo de retorno de forma mais rápida. “Nas
escolas, em especial no interior, temos algumas turmas com número de alunos
reduzido”, explicou.
CMEI´S
Em relação aos centros municipais de educação infantil
(Cmei´s), a secretária de Educação informa que o plano de contingência nestes
estabelecimentos ainda está sendo elaborado. “Estamos mantendo as aulas
remotas, com os professores lecionando de casa e a entrega periódica de
atividades impressas, seguindo a instrução da própria Smed sobre ensino remoto.
Os professores estão, na medida do possível, participando de eventos de
formação pedagógica. Enfim, o ano letivo segue seu ritmo normal e todos
aguardam pelo retorno às aulas em sala, quando a situação epidemiológica
inspira confiança em todos”, relatou.
Resolução Nº 03/2021
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) também
publicou na quinta-feira (08), no Diário Oficial - a partir da página 17 - a Resolução Nº 03/2021 orientando como deve
ocorrer a retomada das aulas presenciais. O documento servirá de base à
comunidade escolar para a migração das aulas remotas para o modelo híbrido. “É
uma retomada das aulas presenciais e a Smed se preocupou com todos os detalhes
para que as crianças consigam se adaptar à rotina de estudos nos espaços
educacionais do município”, explicou Elisangela.
Plano de contingência
O Plano de contingência entregue pelas escolas à
Comissão Intersetorial contém 69 medidas subdivididas em sete tópicos:
Distanciamento físico, Pessoas com suspeitas de contaminação, Organização das
salas de aula, Alimentação escolar, Organização de outros espaços escolares,
Acolhimento e acompanhamento psicossocial, Uso de EPIs [equipamentos de
proteção individual] e EPIs para os profissionais. Confira as principais
medidas de cada ponto:
• Distanciamento físico - Organizar a
recepção dos alunos em sala, evitando atividades em grupos, filas e aglomerações no pátio e saguão; fazer
demarcações no chão para manter carteiras a uma distância mínima de 1,5 metro
entre si; orientar os alunos a trocarem de máscara periodicamente; revezamento
de horários de entrada, saída e recreio/lanche; aferir a temperatura de quem
ingressar no estabelecimento por meio de termômetros infravermelhos; incentivar
a higienização das mãos com álcool em gel 70% ou sabonete líquido antes,
durante e depois de cada aula; manter os ambientes bem ventilados; não
compartilhar objetos pessoais; desativar bebedouros com disparo de boca, com
estímulo ao uso de garrafinhas de individuais; implantar medidas que organizem
o fluxo de estudantes, entre outras.
• Pessoas com suspeitas de contaminação
- Ter uma comissão voltada para este tipo de situação; seguir fluxo de
atendimento imediato em caso de identificação de caso suspeito; intensificar as
orientações sobre Covid-19 nas escolas; não permitir que alunos e educadores,
incluindo seus familiares, com sintomas suspeitos da doença, ingressem nas
dependências; suspensão das aulas por 7 dias (ou até o resultado negativo) em
turmas nas quais existam alunos ou professores com sintomas da doença causada
pelo novo coronavírus, entre outras.
• Organização das salas de aula -
Disponibilizar álcool gel 70% lixeira por pedal ou sem tampa nas salas; retirar
das paredes itens que não possam ser higienizados; orientar as famílias a
fazerem a desinfecção diária dos materiais usados pelos alunos; higienizar, com
água sanitária os ambientes a cada troca de turma, entre outras.
• Alimentação escolar - Servir,
preferencialmente, as refeições nas salas de aula; organizar o refeitório com
marcações que garantam a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas que
estejam nas filas ou sentadas, com limpeza de mesas e cadeiras a cada troca de
turma, entre outras.
• Outros espaços escolares - Reorganizar
laboratórios, bibliotecas, áreas de convivência infantil e espaços para prática
desportiva ou recreativa de forma a manter a distância mínima de 1,5 metro;
monitorar o ingresso e higienizar a cada três horas (no mínimo os banheiros),
entre outras.
• Acolhimento e acompanhamento psicossocial
- Disponibilizar serviços de apoio psicossocial para o enfrentamento das
incertezas decorrentes da pandemia; promover, em caráter permanente, campanhas
motivacionais e ações de conscientização constantes sobre o assunto.
• Uso de EPIs - Não compartilhar
equipamentos de proteção individual entre trabalhadores e/ou alunos durante as
atividades; utilizar estes itens somente após serem higienizadas.
• EPIs para profissionais - Máscara e face shield (professores), botina de segurança, face shield, máscara e luvas de borracha (zeladoras), máscara, face shield, jaleco e luvas (merendeiras), e máscara (demais profissionais que não estão em contato direto com as crianças).
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45
98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena,
Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft,
Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas
Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas
Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba







0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial