26/04/2021

Em central “tira-dúvidas”, Deptrans esclarece mudanças nas leis de trânsito

 

www.alfaonline.com.br/concursodebolsas2021

O Departamento de Trânsito de Toledo (Deptrans), da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, montou na Praça Willy Barth uma central “tira-dúvidas” para orientar os condutores sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vigentes desde o último dia 12. Até sexta-feira (30), das 9h às 12h e das 13h às 16h, unidade móvel e agentes da Guarda Municipal esclarecerão os principais pontos que foram alterados - ao todo, foram 57, sendo 46 alterações, dez inclusões de artigos e a renovação de outro.

Entre os principais pontos modificados estão: prazo de validade para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), idade mínima para crianças em motocicletas, luz baixa durante o dia em rodovias, circulação de motocicletas com farol apagado ou sem viseira/óculos de proteção, porte de CNH, validade do exame toxicológico, infração para quem não reduz velocidade ao passar por ciclista, advertência por escrito automática para infrações leves e médias, prazo para indicação de condutor infrator, defesa prévia, expedição de notificação de penalidade e comunicação de venda, redução da penalidade para quem deixa de transferir o veículo no prazo, benefício para bons condutores, multa para quem para em ciclovia ou ciclofaixa, curso preventivo de reciclagem, conversão de pena privativa de liberdade e equipamentos de retenção de crianças.

O diretor da Deptrans, Roni Padilha, explica que a ideia de criar a central “tira-dúvidas” surgiu após várias ligações para o 153 pedindo informações sobre as alterações no CTB. “Os principais esclarecimentos que nos pedem é sobre as mudanças na questão do exame toxicológico, uso da cadeirinha e crianças embarcadas em motocicletas. Durante esta semana vamos fazer este trabalho de orientação e posteriormente já iniciaremos o trabalho de fiscalização, com alguns pontos de blitz, já cobrando dos condutores o cumprimento inclusive dos pontos alterados no Código de Trânsito Brasileiro”, salienta.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Arthur Almeida, esta iniciativa parte também do desejo da atual gestão de aproximar a Guarda Municipal da população. “A corporação tem por dever estar atenta às demandas dos cidadãos e, depois destas orientações, o Departamento de Trânsito focará em várias ações do Maio Amarelo, voltadas à redução de acidentes, sobretudo atropelamentos”, observa.

Credenciais

Além do trabalho de orientação a condutores, a estrutura montada na Praça Willy Barth também está realizando o credenciamento e renovação dos cartões que autorizam o estacionamento em vagas exclusivas por idosos e deficientes físicos. O documento, com validade de dois anos, sai na hora e é gratuito. “Nas outras semanas do ano, quem tem direito a acessar ou revalidar este benefício deve ir à sede do EstaR [Rua Nossa Senhora do Rocio, 1560], mas até sexta estas pessoas podem aproveitar sua ida ao centro para realizar este procedimento ou solicitar qualquer outro tipo de serviço da Guarda Municipal”, salienta Arthur.

Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)

Apoio: Acit, Ótica Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob







0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial