Em central “tira-dúvidas”, Deptrans esclarece mudanças nas leis de trânsito
www.alfaonline.com.br/concursodebolsas2021
O Departamento de
Trânsito de Toledo (Deptrans), da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito,
montou na Praça Willy Barth uma central “tira-dúvidas” para orientar os
condutores sobre as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), vigentes
desde o último dia 12. Até sexta-feira (30), das 9h às 12h e das 13h às 16h,
unidade móvel e agentes da Guarda Municipal esclarecerão os principais pontos
que foram alterados - ao todo, foram 57, sendo 46 alterações, dez inclusões de
artigos e a renovação de outro.
Entre os principais
pontos modificados estão: prazo de validade para renovação da Carteira Nacional
de Habilitação (CNH), idade mínima para crianças em motocicletas, luz baixa
durante o dia em rodovias, circulação de motocicletas com farol apagado ou sem
viseira/óculos de proteção, porte de CNH, validade do exame toxicológico,
infração para quem não reduz velocidade ao passar por ciclista, advertência por
escrito automática para infrações leves e médias, prazo para indicação de
condutor infrator, defesa prévia, expedição de notificação de penalidade e
comunicação de venda, redução da penalidade para quem deixa de transferir o
veículo no prazo, benefício para bons condutores, multa para quem para em
ciclovia ou ciclofaixa, curso preventivo de reciclagem, conversão de pena
privativa de liberdade e equipamentos de retenção de crianças.
O diretor da Deptrans, Roni Padilha, explica que a ideia de criar a central “tira-dúvidas” surgiu após várias ligações para o 153 pedindo informações sobre as alterações no CTB. “Os principais esclarecimentos que nos pedem é sobre as mudanças na questão do exame toxicológico, uso da cadeirinha e crianças embarcadas em motocicletas. Durante esta semana vamos fazer este trabalho de orientação e posteriormente já iniciaremos o trabalho de fiscalização, com alguns pontos de blitz, já cobrando dos condutores o cumprimento inclusive dos pontos alterados no Código de Trânsito Brasileiro”, salienta.
Segundo o secretário
de Segurança Pública e Trânsito, Arthur Almeida, esta iniciativa parte também
do desejo da atual gestão de aproximar a Guarda Municipal da população. “A
corporação tem por dever estar atenta às demandas dos cidadãos e, depois destas
orientações, o Departamento de Trânsito focará em várias ações do Maio Amarelo,
voltadas à redução de acidentes, sobretudo atropelamentos”, observa.
Credenciais
Além do trabalho de
orientação a condutores, a estrutura montada na Praça Willy Barth também está
realizando o credenciamento e renovação dos cartões que autorizam o
estacionamento em vagas exclusivas por idosos e deficientes físicos. O
documento, com validade de dois anos, sai na hora e é gratuito. “Nas outras
semanas do ano, quem tem direito a acessar ou revalidar este benefício deve ir
à sede do EstaR [Rua Nossa Senhora do Rocio, 1560], mas até sexta estas pessoas
podem aproveitar sua ida ao centro para realizar este procedimento ou solicitar
qualquer outro tipo de serviço da Guarda Municipal”, salienta Arthur.
Editores: Wanderley Graeff (45 98801-8722) e Karine
Graeff (45 98811-1281)- Gerência Administrativa: Luciane Graeff (45 98811-4875)
Apoio: Acit, Ótica
Cristal, Essencial Modas, Imobiliária Plena, Restaurante Filezão, Colégio Alfa
Premium, Yara Country Clube, Junsoft, Oesteline, Toledão, Tchibuum Natação e
Hidro, Lodi Store, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Rafain
Show Churrascaria, Vivaz Cataratas Hotel & Resort, Inglês Athus, Grupo
Nanomax, Pousada FECEP Guaratuba, Mundo das Tintas, Sicoob








0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial