Revitalização do Museu Willy Barth é entregue para comunidade
A
noite de sexta-feira, dia 25 de agosto, encantou o público de Toledo e região
que prestigiou a entrega das obras de revitalização do Museu Histórico Willy
Barth. Mais de R$923 mil foram investidos para ampliar e remodelar a estrutura
existente. Agora existem três salas para exposições, sendo uma delas para
exposição permanente do acervo. Iluminação moderna e fachada externa nova estão
entre as melhorias proporcionadas.
O
expressivo público presente foi recepcionado pela banda formada pelos
professores da Casa da Cultura Gianni Ambrosino, Allyssson Delega, Rafael
Rodrigues, Márcio Neves, Cristiano Frank e Michel Meneghini. Após o
descerramento da fita de abertura pelo prefeito Beto Lunitti e demais
autoridades presentes apreciaram a vernissage das artistas de Toledo, Edy Braun
com a exposição intitulada “Toledo 70 anos, a natureza agro dessa terra e suas
possibilidades tecnológicas, gerando trabalho e bem estar” e da artista Larissa
Salgado, com a exposição denominada “Flor e Ser”.
“Em
relação à política cultural, nós temos feito ações fundamentais e importantes,
essa é uma delas. Para o ano que vem já estamos colocando no orçamento de 2024
a recuperação do Ondy Niederauer, pois é necessário, além de ser um espaço
cultural importante para nosso município e precisamos recuperar. Nós já temos
um terreno de dois mil metros quadrados à disposição da Academia Toledana de
Letras, próximo ao Museu Histórico, onde estão buscando recursos federais para
a construção de um espaço próprio. Estamos valorizando a cultura e estamos com
o pé no acelerador para fazer os investimentos necessários Ficamos honrados em
poder contribuir com isso”, declarou o prefeito Beto Lunitti em seu discurso.
“Cultura
é saber respeitar o espaço de cada um e estou muito feliz de estar aqui. O
museu foi criado em 1976, então imaginem quantas histórias estão guardadas lá
dentro?”, indagou o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt.
A
secretária da Cultura, Rosselane Giordani, recepcionou os convidados, agradeceu
toda a equipe de servidores, os artistas e o público que se fez presente no
momento da reinauguração. “O museu representa o cuidado com nossa memória, com
nossa história, representa o lugar onde a arte é acolhida, onde nossos artistas
podem expressar a sua emoção, o seu desejo mais íntimo por meio das telas, das
esculturas, por meio das letras e poesias. O museu é a casa das artes, investir
nesse espaço é demonstrar a sensibilidade e a importância que a cultura tem em
nosso município”.
Ela
informou que a partir da reabertura do museu, o espaço terá horário estendido
nos fins de semana. No primeiro e no segundo sábado do mês as portas estarão
abertas para ampliar a possibilidade dos munícipes poderem apreciar o
patrimônio histórico. “Além disso, poderemos retomar o projeto Conhecendo
Toledo, que prevê a visitação de alunos da rede municipal de ensino”,
complementa.
Pelo
Legislativo, os vereadores Dudu Barbosa, Gabriel Baierle e Leoclides Bisognin,
exaltaram a importância do museu histórico, elogiaram a nova estrutura e
destacaram os investimentos realizados pelo poder público no sentido de
preservar o resumo da história do município, sua essência, além de registrar os
hábitos e costumes de cada época.
Os
investimentos também despertaram sentimentos de quem vivenciou e interage com a
história do museu desde sua criação. É o caso do servidor que está encerrando
sua carreira no município, Anésio José Vitto. “Nesse momento estou muito feliz
com a continuidade do trabalho, que não é só a reforma do prédio que importa na
existência do museu, mas também a estrutura humana que está sendo construída.
Além da reforma, estou muito contente com a presença do museólogo, isso é uma
referência na região. O município contratou museólogo em 2019 e agora,
recentemente, contratou um historiador. E não é qualquer município que tenha um
profissional desse. Esses profissionais formados são importantes para valorizar
a memória e a história de Toledo. Alguns municípios com quatro museus não
possuem esses profissionais, então temos que comemorar”, salientou Anésio.
A
filósofa e professora da Unioeste, Doralice Diniz, é uma apreciadora das artes,
acompanhou a cerimônia e prestigiou cada exposição. “É sempre uma perspectiva
nova, a gente tem que aprender com a história. Temos uma parte da nossa
identidade aqui. Um povo sem história não é um povo constituído. Não é só
memória afetiva, mas também o resgate da nossa construção como pessoa”,
evidenciou. Doralice reforçou a importância de se aplicar o dinheiro público de
forma adequada e cobrou para que outras ações como essa se repitam.
A
coordenadora do Museu da Imagem e do Som de Cascavel, Silvia Prado, também
acompanhou as festividades. “Sempre que tem uma inauguração ou reinauguração de
um museu já demonstra a preocupação da gestão com a preservação da história e
mostra para as futuras gerações quem fez parte da formação da cidade”,
evidenciou Silvia. “É um prazer estar aqui novamente, estive em 2015 quando o
museu inaugurou e é muito gratificante voltar e ver que hoje está melhor”,
acrescentou.
Histórico O museu público de Toledo foi criado pela Lei Municipal nº 834, de 23 de
agosto de 1976, sancionada pelo Prefeito Wilson Carlos Kuhn. No mês seguinte,
pela Lei Nº 844 de 29 de setembro, passou a ser denominado Museu Histórico
Willy Barth em homenagem ao pioneiro, colonizador, prefeito de Toledo e na
época maior liderança no Oeste do Paraná, falecido repentinamente em 02 de
abril de 1962. Embora criado e nomeado oficialmente, o museu só foi instalado em
1984, em uma sala na Casa da Cultura. A partir da aquisição do Centro Cultural
em 1985, o Museu foi transferido para o local, no primeiro piso, funcionando
junto com a Biblioteca Pública Municipal. Com a cedência do prédio para a
Unipar, o Museu foi instalado no prédio do antigo Fórum Vilson Balão, esquina
da 7 setembro com a Almirante Barroso. Em 1998, retornou ao Centro Cultural até
a mudança para a sede própria no Bairro da Vila Becker em 01 de outubro de
2015.
O
Museu Histórico Willy Barth é um equipamento cultural vinculado à Secretaria de
Cultura e tem como missão principal resgatar, preservar e divulgar a Memória
Histórica do Município de Toledo e região. Com mais de 20 mil peças em seu
acervo, o espaço reúne cerca de 15 mil documentos, 5 mil fotografias, além de
diversos objetos históricos.
Viver Toledo - Ano 14
Editoria: Wanderley Graeff, Karine Graeff e
Juninho Graeff
(45) 98801-8722
Rua Três de Outubro, 311 – S. 403- Vila Industrial
CEP 85.904-180 – Toledo-PR
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial